Cursos Técnicos

Técnico em Meio Ambiente

Habilita o aluno para o levantamento e sistematização de dados, informações e documentos técnicos para subsidiar a realização de estudos socioambientais. Contribui no processo de elaboração de políticas ambientais, na implementação e no controle de programas de gerenciamento ambiental e sistemas de gestão integrada.
O curso Técnico em Meio Ambiente possibilita obter registro no Conselho Regional de Química (CRQ) e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP)*.
* Verifique se a unidade de sua escolha já possui o credenciamento do Crea-SP.

Carga horária: 1200 horas

Pré-requisito
Ter concluído o ensino médio, ou estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio.
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto

Mercado de Trabalho

O crescimento econômico e demográfico das últimas décadas e a crescente urbanização têm conduzido a demandas por água, energia, comunicação e transporte, dentre outros recursos.
Não é possível pensar sob a perspectiva do desenvolvimento sem considerar o processo de degradação ambiental gerado nos últimos séculos, a partir da expansão da economia mundial. Trata-se de um debate central para as políticas de desenvolvimento.
Diante da necessidade de preservação ambiental e tendo em vista a fragilidade de muitos ecossistemas, faz-se necessária a atuação de um profissional capacitado para identificar as intervenções ambientais, analisar as consequências, executar ações de prevenção, mitigação, compensação e remediação dos efeitos negativos ao meio ambiente.
No ano de 2012, no Guia de Estudantes da Editora Abril, foram apresentadas 30 profissões consideradas Profissões do Futuro, sendo que destas 3 estão fortemente relacionadas com o fazer técnico em meio ambiente.
São elas: gestor de resíduos, gestor de ecorrelações e profissional de recuperação de áreas degradadas urbanas.
De acordo com o contexto descrito nos parágrafos anteriores, é possível vislumbrar um cenário positivo para o técnico em meio ambiente a medida em que amplia as oportunidades de inserção no mercado profissional.


Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 15/2016 de 26/07/2016.

Público-alvo

Egressos e alunos cursando o 2º ano do ensino médio.

Método

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo (a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.


Estágio

No presente curso, o Estágio não é obrigatório. O aluno que optar pelo estágio poderá iniciá-lo a partir da Unidade Curricular 3. A carga horária do estágio deverá ser de, no mínimo, 120 horas, (10% do total de horas da habilitação).

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Meio Ambiente, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
CPF (apresentação do original);
Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).
As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso