Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Técnicos

Técnico em Farmácia

O curso habilita o participante para, sob a supervisão do farmacêutico, atuar em farmácias e drogarias, hospitais, distribuidoras e indústrias farmacêuticas e cosméticas, entre outros.

Esse profissional realiza atividades nos processos de dispensação, manipulação, produção, controle de qualidade e distribuição de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde. Ele colabora, assim, com a venda e pós-venda de produtos, auxiliando nos processos administrativos, no controle do estoque e em ações de promoção da saúde.

Carga horária: 1200 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O técnico em farmácia atua em farmácias, drogarias, hospitais, clínicas, distribuidoras de produtos e insumos farmacêuticos e indústrias farmacêuticas, cosméticas, de saneantes, de produtos para saúde, dos setores público e privado, sob a orientação e supervisão do farmacêutico.

Panorama de mercado
Há algumas décadas, o segmento farmacêutico vem apresentando mudanças determinadas pela evolução tecnológica e por um mercado em constante expansão. O crescimento do setor é evidenciado pela presença de indústrias farmacêuticas nacionais e internacionais no País; pela dinâmica e evolução do segmento dos medicamentos genéricos, similares e correlatos; pelo aumento significativo no número de estabelecimentos farmacêuticos; pela disseminação de drogarias e farmácias, mesmo em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS); pela fusão de empresas do setor (indústrias e redes de drogarias); pela disseminação do uso de medicamentos magistrais; e pela exigência cada vez maior dos clientes por produtos e atendimento de qualidade.

A regulamentação do segmento farmacêutico brasileiro, cuja finalidade é promover a proteção da saúde da população, é realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos últimos anos, a Anvisa publicou várias regulamentações voltadas à área de farmácia, objetivando promover a segurança sanitária dos produtos e serviços e a saúde da população.

A expansão desse segmento tem sido acompanhada pela demanda por profissionais qualificados e preparados para atuar como colaboradores diretos do farmacêutico na produção, organização e distribuição de produtos, e, ainda, em serviços relacionados à assistência farmacêutica. Diante das regulamentações, normas de boas práticas e atividades clínicas, o farmacêutico necessita de uma equipe que auxilie no fluxo dos processos com assertividade, otimizando tempo e recursos.

Diante desse cenário, o técnico em farmácia atua sob a supervisão do farmacêutico, e contribui na orientação da população sobre o uso correto dos medicamentos, cosméticos e correlatos, no controle de estoque e na manipulação e no controle de qualidade de medicamentos e cosméticos. É um profissional que precisa, além de conhecimentos técnico-científicos, de princípios que orientem as ações de promoção da saúde e de responsabilidade social e ambiental, de forma a contribuir para o bem-estar e a saúde da população.


Ato de Autorização

Autorizado pela Resolução nº 15/2016 de 26/07/2016 emitida pelo Conselho Regional do Senac São Paulo

Método

O curso possui aulas dinâmicas e interativas, com atividades práticas realizadas em laboratórios, com equipamentos que simulam a atividade profissional do mercado de trabalho.


Estágio

O curso não prevê estágio, ficando a critério da Direção da Unidade Escolar autorizar a sua realização como uma atividade opcional do aluno desde que esteja matriculado e que frequente regularmente o curso, ficando sob sua responsabilidade, identificar empresas/instituições para concessão do campo.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular deste curso e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Farmácia, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF (apresentação do original);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

Tags
curso de farmácia, curso técnico em farmácia, formação técnica em farmácia, curso atendimento em farmácia, curso atendente de drogaria, curso técnico de farmácia de manipulação, curso farmácia hospitalar, curso farmácia homeopática, Senac sp
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.