Cursos Técnicos

Técnico em Farmácia

O curso habilita o participante para, sob a supervisão do farmacêutico, atuar em farmácias e drogarias, hospitais, distribuidoras e indústrias farmacêuticas e cosméticas, entre outros.

Esse profissional realiza atividades nos processos de dispensação, manipulação, produção, controle de qualidade e distribuição de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde. Ele colabora, assim, com a venda e pós-venda de produtos, auxiliando nos processos administrativos, no controle do estoque e em ações de promoção da saúde.
Carga horária: 1200 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

Panorama de mercado
Há algumas décadas, o segmento farmacêutico vem apresentando mudanças determinadas pela evolução tecnológica e por um mercado em constante expansão. O crescimento do setor é evidenciado pela presença de indústrias farmacêuticas nacionais e internacionais no País; pela dinâmica e evolução do segmento dos medicamentos genéricos, similares e correlatos; pelo aumento significativo no número de estabelecimentos farmacêuticos; pela disseminação de drogarias e farmácias, mesmo em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS); pela fusão de empresas do setor (indústrias e redes de drogarias); pela disseminação do uso de medicamentos magistrais; e pela exigência cada vez maior dos clientes por produtos e atendimento de qualidade.

A regulamentação do segmento farmacêutico brasileiro, cuja finalidade é promover a proteção da saúde da população, é realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos últimos anos, a Anvisa publicou várias regulamentações voltadas à área de farmácia, objetivando promover a segurança sanitária dos produtos e serviços e a saúde da população.

A expansão desse segmento tem sido acompanhada pela demanda por profissionais qualificados e preparados para atuar como colaboradores diretos do farmacêutico na produção, organização e distribuição de produtos, e, ainda, em serviços relacionados à assistência farmacêutica. Diante das regulamentações, normas de boas práticas e atividades clínicas, o farmacêutico necessita de uma equipe que auxilie no fluxo dos processos com assertividade, otimizando tempo e recursos.

Diante desse cenário, o técnico em farmácia atua sob a supervisão do farmacêutico, e contribui na orientação da população sobre o uso correto dos medicamentos, cosméticos e correlatos, no controle de estoque e na manipulação e no controle de qualidade de medicamentos e cosméticos. É um profissional que precisa, além de conhecimentos técnico-científicos, de princípios que orientem as ações de promoção da saúde e de responsabilidade social e ambiental, de forma a contribuir para o bem-estar e a saúde da população.

Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 24/2017, de 31/10/2017.

Método

O curso possui aulas dinâmicas e interativas, com atividades práticas realizadas em laboratórios, com equipamentos que simulam a atividade profissional do mercado de trabalho.

Estágio

O curso não prevê estágio, ficando a critério da Direção da Unidade Escolar autorizar a sua realização como uma atividade opcional do aluno desde que esteja matriculado e que frequente regularmente o curso, ficando sob sua responsabilidade, identificar empresas/instituições para concessão do campo.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular deste curso e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Farmácia, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF (apresentação do original);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso