Home  >  Cursos Livres  >  Agente Comunitário de Saúde

Agente Comunitário de Saúde

Forma profissionais para atuar e intervir em seu campo de trabalho para realizarem atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizadas em domicílios ou junto às coletividades.


Carga horária: 400 horas


Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Duas mulheres conversando

Mercado de Trabalho

O alto crescimento populacional e o aumento da expectativa de vida no Brasil têm evidenciado as condições crônicas nas demandas sentidas na rede de serviços de saúde. Da mesma forma a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, nas últimas décadas, aumentaram a demanda por apoio e orientações na área.
Diante disto, profissionais que atuem de forma integral e tenham propriedade sob diferentes realidades são mais que necessários. Neste sentido o agente comunitário de saúde, criado em 1991, ganha respaldo nas ações de reestruturação do sistema de saúde pública (Lei n.º 8.080/90) e na regulamentação de sua profissão (Lei n.º 11.350/2006).
A inserção deste novo ator ocorre a partir das transformações, no âmbito da Atenção Básica à Saúde, que ocorreram no país nas últimas décadas. A implementação de processos de municipalização e descentralização das ações de saúde dos estados para os municípios, reforçaram a necessidade desse profissional, que compõe as equipes dos Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e da Estratégia da Saúde da Família (ESF).
O profissional formado nesse cursos, realiza visitas domiciliares, orienta para a promoção da saúde e colabora na educação sanitária e ambiental. Participa de campanhas educativas e incentiva as atividades comunitárias, promovendo a integração entre a equipe de saúde e a comunidade. Atua em equipe multiprofissional, junto ao enfermeiro, médico e técnicos de enfermagem.


Público-alvo

Pessoas que atuam ou gostariam de atuar como agente comunitário de saúde nas equipes dos Programas de Agentes Comunitários de Saúde, PACS e Estratégia de Saúde da Família ESF.

Método

O curso propõe o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.

Programa

- Participar do mapeamento das famílias de áreas adstritas.
- Realizar ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças e agravos.
- Realizar o monitoramento de situações de risco à família.
- Prestar primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito.
- Projeto Integrador Agente Comunitário de Saúde.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional em Agente Comunitário de Saúde, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG);
CPF ou documento que possua a numeração do CPF.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.