Cursos Livres

Organização e Planejamento do Receptivo Turístico

O curso Organização e Planejamento do Receptivo Turístico foi organizado visando contribuir para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao perfil deste profissional, prevendo e criando situações que proporcionem aos participantes agir de forma organizada, em etapas que incluem pesquisa, planejamento, coordenação e marketing. Com isso serão capazes de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis que expressem sua compreensão e autonomia diante do processo de planejamento e execução da programação turística.

Carga horária: 36 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto
Curso Livre Organização e Planejamento do Receptivo Turístico

Mercado de Trabalho

O desenvolvimento turístico é um processo que interfere na vida de uma localidade e consequentemente sua população, onde a educação profissional se torna um processo central de aprendizados e crescimentos capaz de instrumentalizar pessoas e desta forma inovar e interferir no desenvolvimento.
A Organização e o Planejamento do Receptivo Turístico é fundamental e indispensável para o crescimento sustentável do turismo, contribuindo com a elaboração e o incremento da oferta equilibrada e em harmonia nas localidades com as potencialidades das regiões receptoras.
Os setores públicos e privados buscam ferramentas cada vez mais eficazes e eficientes para atrair e manter as demandas turísticas gerando renda, proporcionando novos postos de empregos e trazendo divisas para os municípios e empresas.
O profissional deve, portanto, mobilizar métodos eficientes de trabalho, sendo capaz de diagnosticar com habilidade a vocação da região na qual está inserido, conhecer a fundo os atrativos disponíveis, saber trabalhar e incentivar a infraestrutura local e estar atento às melhorias dos serviços oferecidos, para poder oferecer o produto adequado para cada cliente. Na organização desse conjunto de processos, o agente local precisa ter muita habilidade, flexibilidade, agilidade, dedicação e paciência.

Público-alvo

Para atores locais públicos ou privados, profissionais ou gestores na área de turismo, hotelaria, gastronomia, eventos e agenciamentos de viagens.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Programa

- Características contemporâneas do turismo e do receptivo nos destinos
- Hospitalidade, receptivo e processo de desenvolvimento turístico
- Serviços e infraestruturas de apoio e suporte ao turismo
- Inter-relação entre os agentes públicos e privados para a oferta de produtos turísticos
- Inventários, atrativos e demanda turística local e regional
- Inovação, criatividade e colaboração no turismo
- Elaboração de produtos inovadores e com qualidade
- Estudo de viabilidade de novos produtos turísticos

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Organização e Planejamento do Receptivo Turístico.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.