Senac | São Paulo
Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Doçaria Brasileira: docinhos clássicos para festa

Dos mais tradicionais como os brasileiríssimos brigadeiro, beijinho e bicho-de-pé a elaborados fondados, caramelados e doces a base de gema, os docinhos de festa são um verdadeiro clássico na confeitaria brasileira. Suas receitas exigem a aplicação de técnicas de preparo específicas para preservar as características de textura e sabor.

Conheça a história e origem dos docinhos brasileiros e desenvolva as práticas básicas de confeitaria e de utilização de utensílios para o preparo das receitas, incluindo os tipos de embalagens. Trabalhe, ainda, princípios da higiene na manipulação de alimentos, melhor aproveitamento dos ingredientes e importância da técnica organização mise en place, entre outros aspectos relacionados.

Carga horária: 20 horas

Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado de couro com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.
Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

.

Público-alvo

O curso Doçaria Brasileira: docinhos clássicos para festas é aberto a todos os interessados em conhecer e se iniciar na prática específica desse tipo de doce.

Método

O presente programa faz parte de um conjunto de cursos de Formação Inicial e Continuada que garantem a abordagem de determinados conhecimentos (legislação, normas, etc.), e/ou habilidades (técnicas, equipamentos, etc.) e/ou atitudes (ética, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.
Senac. Modelo Pedagógico Nacional - síntese. Setembro/2014, p. 14.


Programa

- Higiene na manipulação de alimentos
- Pesos e medidas
- Utensílios básicos de confeitaria
- Preparar doces à base de leite condensado
- Preparar doces à base de leite em pó
- Preparar massa à base de calda de gemas
- Decorar docinhos
Receituário:
- Coberturas
Caramelados
Fondados
Glacê real
- Massas cocção ao fogo
Base leite condensado
Base gemas
- Massas sem cocção/a frio
Marzipan colorido (cereja, pistache, amêndoas, avelãs)
Bolacha com frutas secas
Frutas secas com doce de leite
Leite em pó
Leite em pó com leite condensado
Importante: os receituários poderão ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).



Observações

Uniformização: a integridade física e os hábitos higiênicos são valores importantes nos cursos de gastronomia do Senac São Paulo. Por isso, solicitamos ao aluno que não utilize acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas. Além disso, é de responsabilidade do aluno providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado de couro com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
docinhos para festa, docinhos, doces de festa, doces clássicos, doçaria brasileira, doces senac, senac sp, confeitaria, confeitaria senac, senac, gastronomia senac, gastronomia