Cursos Livres

Cozinha Japonesa

A propagação de restaurantes especializados e as tradicionais temakerias são exemplos da popularidade da cozinha japonesa no Brasil, que igualmente faz crescer os interessados em aprender receitas características dessa vertente gastronômica.

Some o conhecimento técnico aos contextos histórico e culturais fortemente marcados nas preparações e vivencie a culinária japonesa a partir de receitas frias e quentes, focando nos costumes alimentares do país, incluindo o preparo de bases, o conhecimento de equipamentos e utensílios característicos da cozinha japonesa, assim como a produção e a apresentação dos pratos.

Trabalhe, ainda, princípios da higiene na manipulação de alimentos, melhor aproveitamento dos ingredientes e importância de técnicas de organização como a mise en place, entre outros aspectos relacionados.

Carga horária: 36 horas

Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado de couro com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.
Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.


Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

Alinhado à necessidade desse segmento, que busca profissionais capacitados, o Senac São Paulo oferece uma diversidade de cursos nas áreas de gastronomia, nutrição, bebidas, serviços e gestão.

O cenário mundial vem gerando novos hábitos alimentares e demandando mudanças no perfil dos profissionais da área. A concorrência crescente oferece aos clientes e consumidores inúmeras possibilidades de escolha, tornando-os muito mais exigentes e questionadores e, ao mesmo tempo, dependentes da ajuda de profissionais competentes para atenderem às suas necessidades de forma eficaz.

Os cursos do Senac da área de alimentação atendem a profissionais que desejam aprimorar preparações, técnicas e métodos de cocção na área de gastronomia, bem como apreciadores da culinária que necessitam de cursos para futuras comercializações.


Público-alvo

O curso Cozinha Japonesa é recomendado para profissionais da área e/ou interessados em gastronomia que desejem se aprimorar nas técnicas de preparo dessa cultura alimentar.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno, traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

DELORS, Jaques. Educação - Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Unesco, 1996


Programa

Higiene, Manipulação e Segurança dos Alimentos:
- Contaminação cruzada;
- Higienização de frutas, legumes e verduras;
- Armazenamento de alimentos
- Hábitos de higiene pessoal;
- Doenças veiculadas por alimentos.
Mise en place:
- Conceito de mise en place;
- Pesos e medidas;
- Plano de ataque.
- Cozinha japonesa: história e influencias.
- Equipamentos e utensílios da cozinha japonesa
- Preparo de bases da cozinha japonesa.
- Tipos e auxiliares de cocção.
- Decoração de pratos frios.
- Apresentação de produções da cozinha japonesa.
Utilizar equipamentos e utensílios da cozinha japonesa.
Calcular os insumos para a produção culinária.
Aplicar técnicas culinárias da cozinha japonesa.
Montar e apresentar produções da cozinha japonesa.
Receituário:
Gohan (Arroz)
Su (Tempero De Arroz)
Shari (Arroz Temperado Para Sushi)
Gari (Conserva De Gengibre)
Sunomono De Pepino (Kyuri No Sumomi)
Hossomaki Kappa Maki (Pepino) E Kani Maki
Yasaimaki Com Skin (Enrolado De Verduras)
Hossomaki Shakemaki (Enrolado De Salmão)
Uramaki California (Enrolado Invertido)
Tarê (Molho)
Sushi De Camarão
Sushi De Salmão
Sashimi De Salmão
Gunkan De Ovas De Peixe
Molho Wasabi
Sushi De Polvo
Gunkan De Polvo
Gunkan Yjo
Molho Ponzu
Temaki
Sashimi De Atum
Sashimi De Peixe Branco
Sukiyaki
Salmão Teriyaki
Lula Recheada
Missoshiru
Tempurá
Hot Roll
Karaage
Yakissoba
Harumaki (Rolinho Primavera)
Guioza
Molho Ponzu
Sobremesa Amitsu
Importante: Os receituários poderão ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).



Observações

Uniformização: a integridade física e os hábitos higiênicos são valores importantes nos cursos de gastronomia do Senac São Paulo. Por isso, solicitamos ao aluno que não utilize acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas. Além disso, é de responsabilidade do aluno providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado de couro com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.