Cursos Livres

Introdução ao Saquê: a Bebida Milenar Japonesa

O saquê desperta a curiosidade de profissionais e apreciadores de bebidas, mas poucos conhecem seus tipos, categorias e as inúmeras possibilidades em coquetéis. Assim, este curso visa uma aproximação ao mundo do saquê apresentando as principais características da bebida e sua versatilidade.

Carga horária: 8 horas

Pré-requisito
ensino fundamental completo.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Mercado de Trabalho

O crescimento dos restaurantes japoneses é tão notável quanto o sucesso das caipissaquês (uma releitura da caipirinha, coquetel brasileiro na versão com saquê). Por ser leve e fácil de beber, cada vez mais rótulos da bebida ganham espaço em restaurantes japoneses, que tem até cartas especializadas.

Entretanto, existem alguns desafios. No Brasil não existe legislação específica sobre o saquê e, muitas vezes, associa-se a ele tudo o que é fermentado e à base de arroz.

Já no Japão existe uma lei que determina o Nihonshu (bebida alcoólica do Japão fermentado de arroz) definindo as características necessárias a cada tipo e categoria de saquê. Além disso, para interpretar as informações que constam nas garrafas, é preciso entender um pouco alguns ideogramas. Sendo assim, o saquê tem muito espaço para crescer no Brasil.

Diante deste cenário, a atualização de profissionais da área alimentos e bebidas se faz necessária para oferecer ao consumidor novas experiências e um serviço diferenciado.


Público-alvo

Profissionais do segmento de alimentos e bebidas e demais interessados no tema.

Método

Atividades práticas e degustações envolvendo os participantes de modo que possam compreender as diferenças básicas entre os tipos e categorias de saquê, além de identificar as possibilidades de uso da bebida no preparo de coquetéis.

Programa

- Aspectos culturais e históricos do saquê
- Materias primas
- Processo de produção
- Tipos e categorias de saquê
- Cuidados no armazenamento
- Saquê e sua versatilidade
- Degustação e serviço


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Observações

A tradição do Senac São Paulo no desenvolvimento de profissionais para as áreas de turismo, hospitalidade e alimentação data do início da década de 1950. Desde então, a instituição compromete-se com a oferta de um itinerário de estudos completo para formação de garçons, copeiros, maîtres, bartenders, baristas, sommeliers e gestores de alimentos e bebidas.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.