Cursos Livres

Condutor de Turismo de Aventura

No curso Condutor de Turismo de Aventura você irá aprender a atender e conduzir clientes, sozinhos ou em grupo e sairá habilitado na prática de caminhada de curta e longa duração (trilha). O curso também apresenta todas as modalidades de esportes de aventura, como rafting, escalada e outros, em que você poderá atuar no mercado.


Veja como prestar um serviço de qualidade e com segurança, entenda os cuidados necessários com o meio ambiente e as comunidades envolvidas nas atividades de turismo de aventura, e saiba em quais modalidades de esporte de aventura no ar, na água ou na terra você poderá trabalhar.

Conheça a legislação, aprenda a planejar rotas e itinerários, a analisar perigos e riscos e a operar e garantir o uso adequado de equipamentos de segurança.

A profissão de Condutor de Turismo de Aventura faz parte do guia de profissões do Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho, mas você não poderá atuar como nem substituir o Guia de Turismo.

Carga horária: 240 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

O Condutor de Turismo de Aventura é o profissional que orienta e auxilia as pessoas nos procedimentos, nas questões de segurança e nos cuidados com o meio ambiente para as atividades turísticas a serem realizadas. Além disso, também pode auxiliar nas vendas, divulgando outros tipos de atividades durante a realização dos passeios. Também é responsável por organizar, selecionar e preparar materiais e equipamentos, além de mantê-los em condições de uso lavando, limpando, guardando e realizando pequenos reparos.

As atividades de aventura costumam surgir de esportes na natureza, mas podem ser conduzidas em ambientes rurais ou urbanos. Por isso, o Brasil é considerado o país ideal para a prática de atividades de aventura, já que possui cenários atraentes, clima agradável e diversidade cultural.

Trabalhe em equipes multidisciplinares em empresas do ramo, prestar serviços específicos ou ainda atuar como microempreendedor individual.

Método

Durante as aulas, você terá atividades práticas que simulam o papel do condutor de turismo de aventura por meio de simulações, pesquisas e outras atividades em grupo.
Você irá conhecer e aprender ao uso correto dos equipamentos de segurança, assim como as leis, normas e ferramentas que serão utilizados na sua rotina de trabalho.

Observação: Esse curso prevê a realização de uma viagem técnica obrigatória de caminhada curta ou longa com pernoite (acampamento) no final de semana, dentro do Estado de São Paulo. As despesas com locomoção (ida e volta) e hospedagem estão inclusas no valor do curso, mas outras despesas podem ocorrer e serão de responsabilidade do aluno.

Programa

- Planejar a condução do Turismo de Aventura.
- Conduzir grupos em atividades de Turismo de Aventura.
- Monitorar as atividades de Turismo de Aventura.
- Planejar, conduzir e monitorar caminhadas de curto e longo percurso.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Condutor de Turismo de Aventura, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.