Cursos Livres

Básico em Azeites

Este curso tem como objetivo capacitar o aluno para identificar as principais características dos azeites.

Carga horária: 18 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Azeite sendo despejado em uma colher de parcelana

Mercado de Trabalho

O Brasil, nos últimos dez anos, tem investido no plantio e na exploração de uma nova fronteira agrícola - a oliveira, com bastante sucesso. O Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguai e Argentina, nas cidades de Cachoeira do Sul, Caçapava, Aceguá, Santana do Livramento; Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira e São Paulo, na região serrana próxima à cidade de Maria da Fé, são os locais onde o plantio dos olivais vingou em escala comercial, seguido da instalação de plantas de processamento de azeitonas.
Diversas marcas nacionais já estão no mercado, competindo com as já tradicionais marcas europeias que foram as únicas consumidas no país por décadas; a partir dos anos 2004/2005 chegaram ao mercado os azeites sul-americanos produzidos no Chile, Argentina e Uruguai.
Há poucas pessoas que conseguem distinguir um bom azeite de um azeite defeituoso. Um profissional da área de alimentação, seja ele qual for, tem hoje a obrigação de saber distinguir bons azeites, avaliar suas qualidades organolépticas e saber adquirir um produto que valorize sua cozinha, seu serviço e seu estabelecimento.
Este é o escopo principal do curso Básico em Azeites, que vem preencher uma lacuna e uma necessidade de mercado, abrindo um novo nicho de formação que pode ser aprofundado em vários aspectos, não só os gastronômicos, contribuindo para capacitação de profissionais na área.

Público-alvo

Para interessados em atuar na área de hospitalidade, turismo e alimentação, bem como profissionais de mercado ligados à indústria e comercialização de alimentos.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Programa

- Introdução à história do azeite: definição de azeite, segundo a legislação, e aspectos sócio históricos.
- Iniciação ao processo produtivo do azeite: varietais das olivas, plantação, processo produtivo, colheita e extração.
- Introdução às principais regiões produtoras no Brasil e no mundo.
- Tipos de azeites: classificação, características e propriedades nutricionais.
- Análise sensorial: visual, olfativa e gustativa.
- Noções de compatibilização entre alimentos e azeites: harmonização e convivência.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Básico em Azeites.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.