Cursos Livres

Edição de Vídeo

Apresenta ao aluno os conhecimentos técnicos e artísticos necessários ao processo de edição e norteá-lo num percurso profissionalizante no segmento audiovisual.

Carga horária: 60 horas

Pré-requisito
Conhecimento básico em sistemas operacionais Mac OS ou Microsoft Windows.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

Emissoras de TV e produtoras de pequeno, médio e grande porte que geram conteúdo para as mais diferentes plataformas de exibição e transmissão, atualmente são cada vez mais presentes no cotidiano do mercado audiovisual brasileiro.

Este mercado necessita de forma imprescindível e obrigatória, dos serviços de edição do material tanto do áudio como do vídeo, advindos dos mais variados tipos de captação e armazenagem.

É função do editor de vídeo entender a ideia do roteiro criado, juntando e organizando o conteúdo captado ou advindo de arquivos que alimentarão aquela obra, de forma que o produto final fique dentro do roteiro proposto. Porém, mais do que simplesmente cortar o material bruto, o processo de edição é uma etapa de escolhas decisivas e determinantes, fundamentais para o momento que se seguirá a ele: a apreciação do público.

Para aqueles que pretendem exercer a função de editor de vídeo e para aqueles que têm participação ativa no processo de pós-produção de projetos e obras audiovisuais, são recomendados também conhecimentos artísticos, pois o trabalho do editor pode, muitas vezes, encontrar soluções significativas para a proposta estética de um produto audiovisual.

O aluno formado por este curso poderá atuar como autônomo ou integrando equipes em produtoras e empresas de comunicação, organizando materiais em vídeo e áudio, para cumprir com a visão do diretor e do proposto em roteiro e ajustando o material para que seja dada saída de maneira uniforme e o mais próximo possível do produto acabado e finalizado.

Público-alvo

Pessoas que tenham interesse em trabalhar como editores ou assistentes de edição de vídeo.

Método

O curso Edição de Vídeo engloba exercícios de edição para diferentes segmentos, proposição de problemas, discussões em grupo, vivências e outras práticas. Também são promovidas exposições dialogadas com o apoio de slides.

Programa

- Os formatos de áudio e vídeo.
- Formatos e gêneros audiovisuais: matéria jornalística, entretenimento, documentário, ficção e musical.
- Meios de exibição: mídia física, Internet (on demand e streaming), televisão e cinema.
- Roteiro: o que é e como compreendê-lo.
- Planificação e enquadramento: conceitos e tipos.
- Tipos de fluxo de trabalho nas diferentes produções audiovisuais.
- Edição vertical de vídeo: camadas e ritmo.
- Edição horizontal de vídeo: corte e ritmo.
- Os diversos tipos de material de apoio, suas licenças e formatos: vídeos, fontes tipográficas, imagens, trilhas sonoras e efeitos sonoros.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos originais:
-Documento de Identidade (RG);
-CPF ou documento que possua a numeração do CPF.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.