Cursos Livres
Assessoria de Imprensa
Desenvolve o aluno para atuar como assessor de imprensa, sendo capaz de definir as estratégias de comunicação mais eficientes para a construção da boa percepção de seu cliente, identificar as ferramentas e linguagem mais adequadas para a concretização dessas estratégias e redigir produtos de comunicação jornalística que despertem o interesse da mídia.
O curso aborda as principais práticas e técnicas para atuação em assessoria de imprensa. Com o auxílio de cases de mercado, os alunos compreendem como este profissional se articula com as demais áreas da comunicação (marketing, publicidade e propaganda e relações públicas, por exemplo) e como se relaciona com a imprensa e com os demais setores da sociedade.
Carga horária: 30 horas
Pré-requisitoTer conhecimentos na área de comunicação.
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino superior

Mercado de Trabalho
Os profissionais de assessoria de imprensa passaram a exercer papel estratégico, tendo em vista que sua atividade é vital para empresas de todos os portes e naturezas, que dependem do aumento da visibilidade de suas marcas, produtos e serviços para o sucesso de seu negócio.Mais do que gerar notícias e divulgá-las à imprensa, este profissional é responsável por fazer a gestão da imagem de seus clientes, direcionando esforços para construir credibilidade e bom relacionamento não só com consumidores diretos da marca, mas com toda a sociedade.
Trata-se de um mercado com alta demanda por profissionais capacitados para atuarem em empresas, agências de comunicação ou de forma autônoma.
Público-alvo
Graduados e graduandos em qualquer área do conhecimento, de preferência em jornalismo, relações públicas, rádio e TV, marketing e profissionais que já atuam e queiram trabalhar como autônomos ou colaboradores de assessorias de imprensa, atendendo empresas privadas, órgãos públicos, terceiro setor ou personalidades públicas.Método
O curso Assessoria de Imprensa abrange exposições dialogadas e atividades práticas que permitem aos alunos conhecerem a rotina da profissão, desde a imersão no negócio e temas de seus clientes, desenvolvimento do planejamento estratégico e relacionamento com a imprensa no dia a dia, com foco em gerar relevância nos meios de comunicação e resultados efetivos a seus contratantes.Programa
- O que é assessoria de imprensa- Perfil profissional e contexto de mercado
- Como empreender em assessoria de imprensa
- Imersão no negócio do cliente
- Planejamento estratégico
- Ferramentas da assessoria de imprensa
- Monitoramento de publicações nos veículos de comunicação
- Resultados em assessoria de imprensa: clipping e relatórios de atividades
- Relacionamento com a imprensa
- Gestão de imagem em assessoria de imprensa
- Gerenciamento de crise
Certificação
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.Documentos para Matrícula
Apresentação dos documentos originais:- Documento de Identidade (RG)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF
Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.