Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado

Formar profissionais para atuar como analistas, coordenadores ou gerentes de inteligência de mercado para aperfeiçoar o processo de tomada de decisão empresarial por meio do melhor uso de informações com atitude empreendedora e ética.

Carga horária: 366 horas

A crescente necessidade de ganhos de competitividade pressiona as empresas na direção da obtenção de informações em maior volume e qualidade. Vive-se em uma Sociedade da Informação que demanda de profissionais e organizações um estruturado processo de coleta, gestão, análise e disseminação de dados. Dessa forma, é corriqueiro encontrar, no mundo corporativo, áreas e cargos específicos que demonstram essa tendência, tais como gerente de inteligência de mercado ou nomenclaturas similares.

Portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, especialmente Administração, Tecnologia da Informação, Engenharias, Comunicação, Ciências Sociais, Marketing, Propaganda e áreas afins. Dado o crescimento da área de Inteligência de Mercado, profissionais atuantes em diversas áreas empresariais, tais como: Comercial, Marketing, Direção Geral, Tecnologia, Canais, Controladoria, etc., podem se interessar em aprimorar suas competências.
EMPRESARIAL E ANÁLISE DO AMBIENTE COMPETITIVO
Aborda a concepção e a capacidade de execução de gerenciamento estratégico por meio de técnicas e conceitos que aprimorem a visão sobre decisões de alta complexidade. Aborda as técnicas de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias. Propõe o diagnóstico do ambiente competitivo, por meio dos métodos de análise industrial, em que se privilegia a visão baseada em recursos e matrizes de portfólio de negócios. Discute a aplicação da prospecção de cenários futuros, com a finalidade de melhorar a capacidade analítica e estratégica.
ECONOMIA
Fundamenta a Economia (Microeconomia e Macroeconomia), por meio de conceitos de grandezas agregadas, tais como: o produto (Produto Interno Bruto - PIB), o emprego, a inflação, o comportamento dos agentes econômicos (consumidores e firmas), as interações em mercados, a formação de preços, a teoria da elasticidade, a formação de curvas de demanda e oferta, com a finalidade de aprimorar a capacidade analítica.
GESTÃO DE MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Apresenta visão sistêmica dos conceitos ligados ao Marketing, identificando as tarefas para sua gestão. Explora os 4 Ps (preço, praça, produto e promoção), bem como os principais conceitos sobre: comportamento do consumidor; ferramentas e conceitos necessários para posicionamento de marcas e segmentação de clientes; compra no B2B (business to business) e mecanismos de comunicação nas mídias sociais, com a finalidade de identificar as necessidades, personalidade e motivações na tomada de decisão do consumidor no momento da compra.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Orienta a elaboração da primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso – Relato Técnico – que consiste na introdução e na análise da situação-problema. Oferece suporte técnico-científicos para que os alunos escolham os respectivos desafios de Inteligência de Mercado (situações-problema) e desenvolvam as etapas iniciais do Relato Técnico.
ANÁLISE DE DADOS
Apresenta uma visão de métodos estatísticos fundamentais para análise de dados provindos de pesquisas, considerando as principais técnicas exploratórias; a distribuição de probabilidades de variáveis aleatórias (discretas e contínuas; os testes de hipóteses; as principais técnicas de análises bivariadas (como covariância, correlação e regressão linear simples); os métodos mais sofisticados, como Análise Fatorial e Regressão Linear Múltipla, no contexto de decisões mercadológicas e sua aplicação e software de análises estatísticas, com a finalidade de aprimorar a capacidade analítica.
PESQUISA DE MERCADO QUALITATIVA
Define pesquisa qualitativa. Fundamenta a utilização de estudos qualitativos perante os diversos problemas de pesquisa, identificando quando se utiliza tais estudos. Apresenta e exercita técnicas de discussão em grupo e entrevista individual, inclusive a elaboração de roteiros. Aborda técnicas projetivas. Introduz a utilização de técnicas Etnográficas. Discute métodos para análise de resultados de pesquisas qualitativas. Utiliza software de análise de dados qualitativos como apoio ao conteúdo, com a finalidade de instrumentalizar os estudos como processo.
PESQUISA DE MERCADO QUANTITATIVA
Apresenta as etapas para a construção de planos de pesquisa quantitativos, discutindo as diferentes escalas de Marketing e sobre como construí-las, a elaboração de questionários e sobre como aplicar testes piloto; as técnicas de amostragem; os estudos tipo painéis mais importantes das empresas Nielsen e Ibope e a aplicação de pesquisas em campo, visando instrumentalizar o aluno a desenvolver pesquisas quantitativas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta a elaboração da segunda etapa do Trabalho de Conclusão de Curso – Relato Técnico – que consiste na análise da intervenção na situação-problema escolhida na etapa anterior. Oferece suporte técnico-científicos para que os alunos descrevam e analisem teoricamente as atividades necessárias para compreender a situação-problema e os métodos adequados para solucioná-las.
CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO E DASHBOARDS
Apresenta o método Balanced Scorecard como forma de implementar estratégias. Discute as diferentes métricas para planejamento e controle em Marketing. Explora e treina a construção de mapas estratégicos e indicadores de desempenho. Introduz os conceitos de gerenciamento de projetos como forma de implementar iniciativas estratégicas. Aborda métodos para criação de Dashboards e apresentações corporativas.
DATA MANAGEMENT E BIG DATA
Aborda as estratégias de negócios e de Tecnologia da Informação (TI), apresentando métodos para avaliação da eficácia da TI; os princípios, práticas e tecnologias; as políticas, procedimentos e sistemas que controlam, protegem e melhoram o valor dos dados para uma empresa e os métodos para gerenciamento do Big Data.
GESTÃO DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO
Aborda o papel da Inteligência de Mercado na empresa e sobre como estruturá-la. Aprofunda discussões sobre a Teoria de Tomada de Decisão, inclusive vieses cognitivos. Discute métodos para coleta de informações sobre competidores. Apresenta e treina os conceitos de contra inteligência, com a finalidade de garantir diferenciais competitivos às empresas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
Orienta a elaboração da última etapa do Trabalho de Conclusão de Curso – Relato Técnico – que consiste na conclusões e contribuições à prática da Inteligência de Mercado a partir da análise da situação-problema e da intervenção. Oferece suporte técnico-científicos para a finalização do Relato Técnico com vista a sua apresentação no formato adequado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV
Orienta a finalização da produção desenvolvida nos componentes Trabalho de Conclusão de Curso I, II e III, de acordo com as normas técnicas e padrão científico do campo de formação, com vista a entrega e avaliação.
 
   TOTAL
Bloco Temático 1 - ECONOMIA, MARKETING E ESTRATÉGIA
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ANÁLISE DO AMBIENTE COMPETITIVO
Aborda a concepção e a capacidade de execução de gerenciamento estratégico por meio de técnicas e conceitos que aprimorem a visão sobre decisões de alta complexidade. Aborda as técnicas de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias. Propõe o diagnóstico do ambiente competitivo, por meio dos métodos de análise industrial, em que se privilegia a visão baseada em recursos e matrizes de portfólio de negócios. Discute a aplicação da prospecção de cenários futuros, com a finalidade de melhorar a capacidade analítica e estratégica.
ECONOMIA
Fundamenta a Economia (Microeconomia e Macroeconomia), por meio de conceitos de grandezas agregadas, tais como: o produto (Produto Interno Bruto - PIB), o emprego, a inflação, o comportamento dosagentes econômicos (consumidores e firmas), as interações em mercados, a formação de preços, a teoria da elasticidade, a formação de curvas de demanda e oferta, com a finalidade de aprimorar a capacidade analítica.
GESTÃO DE MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Apresenta visão sistêmica dos conceitos ligados ao Marketing, identificando as tarefas para sua gestão. Explora os 4 Ps (preço, praça, produto e promoção), bem como os principais conceitos sobre: comportamento do consumidor; ferramentas e conceitos necessários para posicionamento de marcas e segmentação de clientes; compra no B2B (business to business) e mecanismos de comunicação nas mídias sociais, com a finalidade de identificar as necessidades, personalidade e motivações na tomada de decisão do consumidor no momento da compra.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Orienta a elaboração da primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Relato Técnico - que consiste na introdução e na análise da situação-problema. Oferece suporte técnico-científicos para que os alunos escolham os respectivos desafios de Inteligência de Mercado (situações-problema) e desenvolvam as etapas iniciais do Relato Técnico.
Bloco Temático 2 - MÉTODOS ANALÍTICOS E DE PESQUISA EM INTELIGÊNCIA DE MERCADO
ANÁLISE DE DADOS
Apresenta uma visão de métodos estatísticos fundamentais para análise de dados provindos de pesquisas, considerando as principais técnicas exploratórias; a distribuição de probabilidades de variáveis aleatórias (discretas e contínuas; os testes de hipóteses; as principais técnicas de análises bivariadas (como covariância, correlação e regressão linear simples); os métodos mais sofisticados, como Análise Fatorial e Regressão Linear Múltipla, no contexto de decisões mercadológicas e sua aplicação e software de análises estatísticas, com a finalidade de aprimorar a capacidade analítica.
PESQUISA DE MERCADO QUALITATIVA
Define pesquisa qualitativa. Fundamenta a utilização de estudos qualitativos perante os diversos problemas de pesquisa, identificando quando se utiliza tais estudos. Apresenta e exercita técnicas de discussão em grupo e entrevista individual, inclusive a elaboração de roteiros. Aborda técnicas projetivas. Introduz a utilização de técnicas Etnográficas. Discute métodos para análise de resultados de pesquisas qualitativas. Utiliza software de análise de dados qualitativos como apoio ao conteúdo, com a finalidade de instrumentalizar os estudos como processo.
PESQUISA DE MERCADO QUANTITATIVA
Apresenta as etapas para a construção de planos de pesquisa quantitativos, discutindo as diferentes escalas de Marketing e sobre como construi-las, a elaboração de questionários e sobre como aplicar testes piloto; as técnicas de amostragem; os estudos tipo paineis mais importantes das empresas Nielsen e Ibope e a aplicação de pesquisas em campo, visando instrumentalizar o aluno a desenvolver pesquisas quantitativas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta a elaboração da segunda etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Relato Técnico - que consiste na análise da intervenção na situação-problema escolhida na etapa anterior. Oferece suporte técnico-científicos para que os alunos descrevam e analisem teoricamente as atividades necessárias para compreender a situação-problema e os métodos adequados para soluciona-las.
Bloco Temático 3 - GESTÃO DE DADOS E DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO
CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO E DASHBOARDS
Apresenta o método Balanced Scorecard como forma de implementar estratégias. Discute as diferentes métricas para planejamento e controle em Marketing. Explora e treina a construção de mapas estratégicos e indicadores de desempenho. Introduz os conceitos de gerenciamento de projetos como forma de implementar iniciativas estratégicas. Aborda métodos para criação de Dashboards e apresentações corporativas.
DATA MANAGEMENT E BIG DATA
Aborda as estratégias de negócios e de Tecnologia da Informação (TI), apresentando métodos para avaliação da eficácia da TI; os princípios, práticas e tecnologias; as políticas, procedimentos e sistemas que controlam, protegem e melhoram o valor dos dados para uma empresa e os métodos para gerenciamento do Big Data.
GESTÃO DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO
Aborda o papel da Inteligência de Mercado na empresa e sobre como estrutura-la. Aprofunda discussões sobre a Teoria de Tomada de Decisão, inclusive vieses cognitivos. Discute métodos para coleta de informações sobre competidores. Apresenta e treina os conceitos de contra inteligência, com a finalidade de garantir diferenciais competitivos às empresas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
Orienta a elaboração da última etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Relato Técnico - que consiste na conclusões e contribuições à prática da Inteligência de Mercado a partir da análise da situação-problema e da intervenção. Oferece suporte técnico-científicos para a finalização do Relato Técnico com vista a sua apresentação no formato adequado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV
Orienta a finalização da produção desenvolvida nos componentes Trabalho de Conclusão de Curso I, II e III, de acordo com as normas técnicas e padrão científico do campo de formação, com vista a entrega e avaliação.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Nos cursos oferecidos pelo Centro Universitário, as estratégias pedagógicas buscam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores, visando o desenvolvimento de competências. Nesse sentido, as atividades acadêmicas compreendem não apenas o que acontece nas salas de aula, devendo expandir-se para outros locais adequados à realização de trabalhos teóricos e práticos (bibliotecas, laboratórios e outros) leituras, pesquisas, projetos, atividades individuais e em grupo, atividades culturais, esportivas e artísticas, conforme a natureza e a programação de cada componente curricular, explicitadas nos respectivos planos de ensinos, conduzidas sob a orientação docente.
Pós-graduação lato sensu em Inteligência de Mercado (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso