Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Planejamento e Projeto para Cozinhas Profissionais

Planejamento e Projeto para Cozinhas Profissionais

Os locais destinados ao preparo e ao consumo do alimento, do ambiente doméstico a restaurantes, refeitórios industriais, hotéis, hospitais, têm experimentado transformações significativas quanto ao aprimoramento da qualidade de processos e de serviços, além do crescente uso de tecnologia.

Estabeleça espaços, desenvolva técnicas e utilize equipamentos que proporcionem o preparo de refeições para um número cada vez maior de consumidores, sem a perda da qualidade dos nutrientes e do sabor.

Torne-se um especialista para atuar nas áreas de assessoria, consultoria e planejamento, de forma que você possa identificar e caracterizar equipamentos para dimensionar sua utilização, orientar processos relacionados com a instalação e funcionamento de equipamentos para assegurar sua utilização adequada, dimensionar e estabelecer fluxos para os serviços de alimentação, contribuindo para uma operação segura, funcional e sustentável, além de promover boas práticas de higiene, manipulação e conservação de alimentos, entre outros.

Carga horária: 366 horas

Atuação no Mercado de Trabalho
O curso proporciona o contato com diversos tipos de projetos de alimentação para indústrias, restaurantes, hotéis, hospitais, caterings, buffets e fast foods abordando seus condicionantes, necessidades, legislação específica, equipamentos, materiais compatíveis e projetos complementares, oferecendo a possibilidade de especialização ou mesmo de atualização para arquitetos, engenheiros, nutricionistas, projetistas, chefes de cozinha, graduados em gastronomia e hotelaria, dentre outros.

Panorama de Mercado:
Os locais destinados ao preparo e ao consumo do alimento, desde o ambiente doméstico até os restaurantes, refeitórios industriais, hotéis, hospitais, têm experimentado transformações significativas quanto ao aprimoramento da qualidade de processos e de serviços, além do crescente uso de tecnologia.
Para participação nas aulas do laboratório de cozinha, é obrigatório ao aluno providenciar e utilizar dólmã branca, calça comprida xadrez, avental de cintura, toque e sapato de segurança.

É igualmente mandatório o cumprimento às exigências de segurança que proíbem o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.
O curso é voltado para graduados em arquitetura, engenharia, nutrição, gastronomia, design de interiores e em áreas afins, que tenham interesse em se especializar ou se atualizar em planejamento de cozinhas profissionais.
Contextualização de Serviços de Alimentação
Apresenta a classificação dos tipos de negócios e serviços em alimentos & bebidas e os relaciona à organização espacial de cozinhas e aos sistemas de preparo e distribuição de alimentos.
Cozinha e História
Aborda a evolução histórica da gastronomia no contexto nacional e internacional e os impactos na demanda por técnicas e equipamentos.
Linguagem e Representação Gráfica
Apresenta as possibilidades de utilização de recursos gráficos, físicos e virtuais na transformação e interpretação dos espaços e layout de cozinhas profissionais.
Cardápio: Formação e Logística
Apresenta as etapas envolvidas na construção de cardápios, sua formação e estrutura, de acordo com o posicionamento e segmento do negócio. Trata das demandas de infraestrutura a partir da tipologia definida e os serviços a oferecer.
Projeto de Cozinhas I
Introduz elementos relacionados com o planejamento de infraestrutura, instalações, acessibilidade e especificações de cozinhas. Trata da adequação do planejamento à utilização racional de recursos naturais. Orienta em relação ao Trabalho de Conclusão de Curso, com ênfase na escolha da temática e da apresentação das etapas de desenvolvimento.
Equipamentos de Cozinha I
Trata do dimensionamento de equipamentos, utensílios e móveis e seu rebatimento no layout de cozinhas. Trabalha conceitos de ergonomia e configuração geométrica aplicados ao tema.
Legislação e Normas em Segurança de Alimentos
Apresenta os fundamentos da legislação e normas sobre a segurança de alimentos, segundo o Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Aborda o registro de produtos, rotulagem de alimentos, responsabilidade técnica e fluxo operacional.
Tecnologias Aplicadas a Cozinhas I
Apresenta as tecnologias disponíveis no mercado nacional e internacional e sua aplicabilidade na preparação de alimentos, considerando técnicas convencionais e contemporâneas de cocção, visando a escolha da melhor solução para o projeto de cozinhas profissionais.
Projeto de Cozinhas II
Aplica os conceitos relacionados com o projeto arquitetônico e infraestrutura na solução de questões relativas e aos espaços inerentes ao ambiente de cozinha, de acordo com a legislação e as normas pertinentes. Orienta a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso quanto ao seu desenvolvimento e a estruturação dos itens para sua finalização e entrega.
Equipamentos de Cozinha II
Aprofunda os conceitos relacionados com o dimensionamento de equipamentos, utensílios e móveis de alta tecnologia e sua aplicação em espaços complexos.
Tecnologias Aplicadas a Cozinhas II
Aprimora os conceitos sobre a utilização das tecnologias disponíveis no mercado nacional e internacional e sua aplicabilidade na preparação de alimentos, considerando técnicas convencionais e contemporâneas de cocção, visando a escolha da melhor solução para o projeto de cozinhas profissionais.
Gastronomia: Inovação e Tendências de Mercado
Apresenta as melhores práticas envolvidas na produção de alimentos, uso de equipamentos e tecnologia em cozinhas profissionais do Brasil e do mundo. Destaca as novas tendências no mercado da gastronomia, tipologias de serviço e layouts de cozinhas.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta a finalização do Projeto de Pesquisa, de acordo com as normas técnicas e padrão científico da área do curso, com vista à entrega e avaliação.
 
   TOTAL
Nos cursos oferecidos pelo Centro Universitário, as estratégias pedagógicas buscam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores, visando o desenvolvimento de competências. Nesse sentido, as atividades acadêmicas compreendem não apenas o que acontece nas salas de aula, devendo expandir-se para outros locais adequados a realização de trabalhos teóricos e práticos (bibliotecas, laboratórios e outros) leituras, pesquisas, projetos, atividades individuais e em grupo, atividades culturais, esportivas e artísticas conforme a natureza e a programação de cada componente curricular, explicitadas nos respectivos planos de ensino, conduzidas sob a orientação docente.
Curso de pós-graduação lato sensu, especialização em Planejamento e Projeto para Cozinhas Profissionais.
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- 1 cópia (frente e verso) e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC;
Obs. 1: diploma emitido por instituição estrangeira deve ser revalidado nos termos da legislação brasileira e da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
Obs. 2: o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, desde que mencione a data da colação;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.
Para estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.
Para estrangeiros não residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso