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Ciências do Consumo e Estratégias Aplicadas

As Ciências do Consumo emergem como campo de pesquisa multidisciplinar, a partir da crescente necessidade de marcas e negócios disputarem a atenção dos consumidores. Mais do que nunca é necessário entender as relações, os estímulos e os contextos que definem as decisões e relações de consumo.

Nesta pós-graduação, o foco é mais amplo do que o dado pelo marketing tradicional, pois buscamos compreender as microrrealidades do consumo, preferências, tribos, experiências híbridas entre digital e não digital, o que garante uma visão ampliada e humanista, voltada para o entendimento do consumidor e de sua jornada de experiências.

No curso, isso se expressa por meio do entendimento de cenários de consumo, de tendências emergentes, de conceitos e práticas sobre metodologias qualitativas, quantitativas e customizadas de pesquisa, orientadas para diferentes necessidades.

Carga horária: 366 horas

A crescente competição por consumidores fiéis num cenário hiperconectado, onde as decisões são tomadas sob forte influência dos pares, tem levado marcas de diferentes segmentos a conhecer melhor seus públicos. Para suprir essa demanda, as Ciências do Consumo se consolidam junto à Comunicação dessas empresas, como esforço fundamental centrado no comportamento e nos valores do target.

A pós-graduação Ciências do Consumo e Estratégias Aplicadas forma especialistas capazes de dar suporte a empresas e organizações em suas estratégias, planejamentos e ações mercadológicas. Nesse sentido, o curso mescla conhecimentos de economia, das ciências sociais e da comunicação aos estudos já realizados pelo marketing nesse campo de atuação.

O profissional formado aqui estará apto a formular diagnósticos, pesquisas, estratégias, planejamento e mensuração de resultados de ações que objetivem o entendimento e o engajamento com seus públicos, podendo atuar em empresas, agências e consultoria.

Profissionais com diplomas de graduação em qualquer área do conhecimento interessados em relações e comportamentos de consumo.
COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E CONSUMO
Discute os pilares da cultura digital e suas influências na reconfiguração das relações sociais, abrangendo a conexão ubíqua, a redefinição dos atores, o remix e o conteúdo transmidiático. Apresenta conceitos como curadoria, cauda longa, capital social, humanização do discurso, relações de confiança entre pares, autonomia e autocomunicação. Aborda as interfaces entre comunicação e consumo, debatendo a personalização na bolha algorítmica (SEM e SMO) e a distribuição e indexação de informação (geolocalização e tagueamento).
AMBIENTE DE NEGÓCIO E ESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS
Apresenta estágios de compra do varejo e do relacionamento entre empresas, incluindo modelos recentes, como o ZMOT. Aborda ciclo de vida, geração e qualificação de lead, segmentação, buyerpersonas, posturas pré e pós-venda. Promove uma visão integrada dos canais, discutindo a influência da sensorialidade e da customização para o compartilhamento de experiências. Discute percepção de marca, branded content einbound marketing.
MÉTODOS DE PESQUISA DO CONSUMO I
Apresenta diferentes técnicas qualitativas de pesquisa de hábitos de consumo e suas adequações aos objetivos de cada projeto/desafio de negócio. Orienta a realização de focus group, netnografia e entrevistas em profundidade, painel, autodriving, cliente oculto, teste clínico. Auxilia quanto à definição de amostra, criação de instrumentos de pesquisa, roteiro de observação e tratamento de dados,tendo em vista a produção do relatório de resultados.
MACROTENDÊNCIAS DE CONSUMO
Discute valores socioeconômicos e ambientais que se destacam no planejamento estratégico de presença de marcas da atualidade, como os hábitos de consumo da classe C, os mercados de luxo, a qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal, o consumo na terceira idade, a publicidade infantil e, sobretudo, posturas de responsabilidade social e com o meio ambiente.
ECONOMIA E PSICOLOGIA DO CONSUMO
Aborda as contribuições da Psicologia e da Economia comportamental para a compreensão sobre as motivações do consumo. Discute propriedades de estímulo e ambientes de compra relacionados ao empoderamento do consumidor:cognição, afeto, pulsão, estima, status, realização, projeção e identificação, repulsa, hedonismo e utilitarismo. Debate a confiança entre consumidor e marca, produto; serviço; causa;autocontrole e consumismo.
NEUROCIÊNCIA DO CONSUMO
Apresenta fundamentos da Neurociência aplicados ao mapeamento de reações cerebrais no processo de consumo, por meio de técnicas como eye tracking, eletroencefalograma (EEG), leitura de expressões faciais e corporais (facial coding e ZMET) e técnica projetiva. Discute cuidados com a amostra e infraestrutura necessária para a aplicação desses procedimentos, apresentando boas práticas do mercado. Explora a leitura de dados e a apresentação dos resultados por meio da análise de casos.
MÉTODOS DE PESQUISA DO CONSUMO II
Apresenta técnicas quantitativas de pesquisa de hábitos de consumo, tomando como cenário de análise conceitos de estatística. Explora a construção e a aplicação de questionários e formulários presenciais e remotos, escala likert, sociometria, card sorting, análise de relatórios de venda e cruzamento de variáveis:canais, ofertas, target, sazonalidade,etc.
PROJETO DE PESQUISA DO CONSUMO I 24
Orienta o aluno para o início da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.Auxilia na composição de projeto de pesquisa (definição de tema, objetivo, justificativa, metodologia, referencial teórico e execução), com os aportes dosconhecimentos construídos ao longodo curso.
CONCEPÇÃO DE METODOLOGIAS COMBINADAS
Apresenta conhecimentos para compor um sistema de pesquisa ad hoc, combinando técnicas de investigação quantitativa e qualitativa de modo a adequá-las aos desafios de negócio. Exercita a criação e a validação de novos processos de levantamento e cruzamento de dados empíricos, assim como o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e de relatórios de resultado.
CONSUMER INSIGHTS E ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO
Debate a lógica de produção e consumo P2P, a economia da dádiva, do gratuito e da informação. Aborda a reputação construída por meio de estratégias de ludificação, de entretenimento e os novos hábitos de consumo que se pautam por essa moeda. Estimula a observação de fenômenos sociais presentes em seu cotidiano para relacioná-los a tendências de consumo.
AMBIENTES DIGITAIS DE CONSUMO
Apresenta modelos inovadores de produtos e serviços exclusivos paraomeio digital, que se sustentam pela lógica customer-centric. Discute formatos de relacionamento business to business, abordando comportamento, perfis envolvidos e fluxo de decisão nesses ambientes. Aborda o consumo como uma experiência coletiva, fortemente influenciada pelas redes sociais. Estuda os canais de venda e adesão online, assim como processos de viralização e criação de tendência.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO
Apresentaa formatação, o desenvolvimento e a atuação em estratégiasde relacionamento com cliente e stakeholders, contemplando desde a criaçãode uma política de SAC 2.0 aoplano de relacionamento com parceiros (especialmente no caso de projetos B2B). Orienta ações de identificação e exploração de influenciadores, decisores, mediação de grupos de consumidores e tratamento de haters. Oferece elementos sobre ferramentas e processos de atenção ao cliente e stakeholderspor meio das redes sociais, com finalidade de fidelização e branding.
PROJETO DE PESQUISA DE CONSUMO II
Orienta quanto ao seguimento e finalização do projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso. Sugere leitura de referências teóricas, sobre métodoseinterpretação de dados. Orienta sobre a redação e formatação adequada às produções.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta a finalização da produção desenvolvida na monografia ou no projeto de pesquisa em consumo, de acordo com as normas técnicas e padrão científico da área do curso, com vista à entrega e avaliação.
 
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COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E CONSUMO
AMBIENTE DE NEGÓCIO E ESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS
JORNADA E EXPERIÊNCIA DO CONSUMO
MÉTODOS DE PESQUISA DO CONSUMO I
MACROTENDÊNCIAS DE CONSUMO
ECONOMIA E PSICOLOGIA DO CONSUMO
NEUROCIÊNCIA DO CONSUMO
MÉTODOS DE PESQUISA DO CONSUMO II
PROJETO DE PESQUISA DE CONSUMO I
CONCEPÇÃO DE METODOLOGIAS COMBINADAS
CONSUMER INSGHTS E ECONOMIA DO COMPARTILAHMENTO
AMBIENTES DIGITAIS DE CONSUMO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO
PROJETO DE PESQUISA DE CONSUMO II
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
   TOTAL
BLOCO TEMÁTICO I: CONTEXTO CONTEMPORÂNEO E DEMANDAS DE MERCADO
COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E CONSUMO
Discute os pilares da cultura digital e suas influências na reconfiguração das relações sociais, abrangendo a conexão ubíqua, a redefinição dos atores, o remix e o conteúdo transmidiático. Apresenta conceitos como curadoria, cauda longa, capital social, humanização do discurso, relações de confiança entre pares, autonomia e autocomunicação. Aborda as interfaces entre comunicação e consumo, debatendo a personalização na bolha algorítmica (SEM e SMO) e a distribuição e indexação de informação (geolocalização e tagueamento).
AMBIENTE DE NEGÓCIO E ESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS
Discute as necessidades do negócio com ênfase em detalhamento de briefing, formulação de objetivos e de indicadores, criação, defesa e negociação de proposta comercial. Estuda o tripé da gestão de projetos: escopo, cronograma e recursos, bem como o planejamento de etapas de trabalho (faseamento). Orienta sobre a produção de relatórios gerenciais e executivos.
JORNADA E EXPERIÊNCIA DO CONSUMO
Apresenta estágios de compra do varejo e do relacionamento entre empresas, incluindo modelos recentes, como o ZMOT. Aborda ciclo de vida, geração e qualificação de lead, segmentação, buyer personas, posturas pré e pós-venda. Promove uma visão integrada dos canais, discutindo a influência da sensorialidade e da customização para o compartilhamento de experiências. Discute percepção de marca, branded content e inbound marketing.
MÉTODOS DE PESQUISA DO CONSUMO I
Apresenta diferentes técnicas qualitativas de pesquisa de hábitos de consumo e suas adequações aos objetivos de cada projeto/desafio de negócio. Orienta a realização de focus group, netnografia e entrevistas em profundidade, painel, autodriving, cliente oculto, teste clínico. Auxilia quanto à definição de amostra, criação de instrumentos de pesquisa, roteiro de observação e tratamento de dados, tendo em vista a produção do relatório de resultados.
BLOCO TEMÁTICO 2: MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO E CONCEPÇÃO DE PROJETO
MACROTENDÊNCIAS DE CONSUMO
Discute valores socioeconômicos e ambientais que se destacam no planejamento estratégico de presença de marcas da atualidade, como os hábitos de consumo da classe C, os mercados de luxo, a qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal, o consumo na terceira idade, a publicidade infantil e, sobretudo, posturas de responsabilidade social e com o meio ambiente.
ECONOMIA E PSICOLOGIA DO CONSUMO
Aborda as contribuições da Psicologia e da Economia comportamental para a compreensão sobre as motivações do consumo. Discute propriedades de estímulo e ambientes de compra relacionados ao empoderamento do consumidor: cognição, afeto, pulsão, estima, status, realização, projeção e identificação, repulsa, hedonismo e utilitarismo. Debate a confiança entre consumidor e marca, produto; serviço; causa; autocontrole e consumismo.
NEUROCIÊNCIA DO CONSUMO
Apresenta fundamentos da Neurociência aplicados ao mapeamento de reações cerebrais no processo de consumo, por meio de técnicas como eye tracking, eletroencefalograma (EEG), leitura de expressões faciais e corporais (facial coding e ZMET) e técnica projetiva. Discute cuidados com a amostra e infraestrutura necessária para a aplicação desses procedimentos, apresentando boas práticas do mercado. Explora a leitura de dados e a apresentação dos resultados por meio da análise de casos.
MÉTODOS DE PESQUISA DO CONSUMO II
Apresenta técnicas quantitativas de pesquisa de hábitos de consumo, tomando como cenário de análise conceitos de estatística. Explora a construção e a aplicação de questionários e formulários presenciais e remotos, escala likert, sociometria, card sorting, análise de relatórios de venda e cruzamento de variáveis: canais, ofertas, target, sazonalidade, etc.
PROJETO DE PESQUISA DO CONSUMO I
Orienta o aluno para o início da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Auxilia na composição de projeto de pesquisa (definição de tema, objetivo, justificativa, metodologia, referencial teórico e execução), com os aportes dos conhecimentos construídos ao longo do curso.
BLOCO TEMÁTICO 3: INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS DE CONSUMO
CONCEPÇÃO DE METODOLOGIAS COMBINADAS
Apresenta conhecimentos para compor um sistema de pesquisa ad hoc, combinando técnicas de investigação quantitativa e qualitativa de modo a adequá-las aos desafios de negócio. Exercita a criação e a validação de novos processos de levantamento e cruzamento de dados empíricos, assim como o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e de relatórios de resultado.
CONSUMER INSIGHTS E ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO
Debate a lógica de produção e consumo P2P, a economia da dádiva, do gratuito e da informação. Aborda a reputação construída por meio de estratégias de ludificação, de entretenimento e os novos hábitos de consumo que se pautam por essa moeda. Estimula a observação de fenômenos sociais presentes em seu cotidiano para relacioná-los a tendências de consumo.
AMBIENTES DIGITAIS DE CONSUMO
Apresenta modelos inovadores de produtos e serviços exclusivos para o meio digital, que se sustentam pela lógica customer-centric. Discute formatos de relacionamento business to business, abordando comportamento, perfis envolvidos e fluxo de decisão nesses ambientes. Aborda o consumo como uma experiência coletiva, fortemente influenciada pelas redes sociais. Estuda os canais de venda e adesão online, assim como processos de viralização e criação de tendência.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO
Apresenta a formatação, o desenvolvimento e a atuação em estratégias de relacionamento com cliente e stakeholders, contemplando desde a criação de uma política de SAC 2.0 ao plano de relacionamento com parceiros (especialmente no caso de projetos B2B). Orienta ações de identificação e exploração de influenciadores, decisores, mediação de grupos de consumidores e tratamento de haters. Oferece elementos sobre ferramentas e processos de atenção ao cliente e stakeholders por meio das redes sociais, com finalidade de fidelização e branding.
PROJETO DE PESQUISA DE CONSUMO II
Orienta quanto ao seguimento e finalização do projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso. Sugere leitura de referências teóricas, sobre métodos e interpretação de dados. Orienta sobre a redação e formatação adequada às produções.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta a finalização da produção desenvolvida na monografia ou no projeto de pesquisa em consumo, de acordo com as normas técnicas e padrão científico da área do curso, com vista à entrega e avaliação.
 
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Este curso oferece embasamento conceitual como forma de justificativa e contextualização de pesquisas, especialmente por meio de leituras críticas e objetivas. Em paralelo, o viés prático deve estimular professores e alunos na aplicação de técnicas de pesquisa e análise de estudos reais ao longo dos componentes curriculares.
Pós-graduação lato sensu Especialista em Ciências do Consumo e Estratégias Aplicadas (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac)
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

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