Senac | São Paulo
Menu
Senac São Paulo
Busca

Programa Aprendizagem

Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Lanchonete

O programa Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Lanchonete busca favorecer o desenvolvimento de competências para o aprimoramento pessoal e profissional dos aprendizes que trabalham em serviços de lanchonete.

Promove, também, formação mais ampla, na medida em que estuda o conjunto de ocupações das áreas administrativas, com posicionamento ético, sustentável e empreendedor e sensibiliza os jovens para a necessidade de aprimoramento contínuo para, assim, ter ampliadas suas chances de inclusão, escolha e mobilidade profissional e social, num cenário cada vez mais dinâmico, competitivo e desafiador.

Carga horária: 1560 horas


Ter de 14 a 24 anos na data de término do programa. Estar contratado com aprendiz em empresas de alimentação para atuar nas ocupações de Atendente de Lanchonete, Copeiro e Auxiliar nos Serviços de Alimentação. É obrigatório que estejam matriculados e frequentando a escola regular, caso não tenham concluído o ensino médio.

É obrigatório que estejam matriculados e frequentando a escola regular, caso não tenham concluído o ensino médio.
Obs.: os pré-requisitos como idade máxima e comprovação da escolaridade poderão ser flexibilizados no caso de jovem com deficiência (§5º e §6º do Artigo 428 e Artigo 433 da Consolidação das Leis do Trabalho).

*As empresas que têm interesse em matricular jovens menores de 18 anos no curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Lanchonete, devem entregar no Senac o Plano de Atividades informando as atividades práticas descritas no Manual de Orientações, conforme anexo II.

Mercado de Trabalho

Esse programa tem o objetivo atender à Lei 10.097/2000, seus decretos e portarias e proporcionar formação profissional inicial com foco na qualidade dos serviços prestados e em atitudes empreendedoras e sustentáveis a jovens contratados na condição de aprendizes pelas empresas de comércio de bens, serviços e turismo por meio de programa que organiza de forma processual e metódica atividades conceituais correlatas com as atividades práticas das empresas contratantes.

Pretende oferecer mais uma alternativa para minimizar a disparidade entre as exigências do mercado e a qualificação dos seus futuros profissionais. Por um lado, a internacionalização do trabalho, as alterações significativas em sua organização, as mudanças tecnológicas, a constituição das relações profissionais e a preocupação com a preservação do meio ambiente interferem nos cenários organizacionais e exigem cada vez mais elevados níveis de qualificação.

Por outro, a oportunidade de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos nem sempre está disponível aos jovens dos setores populares o que gera uma situação social desfavorável e que em nada contribui para a participação igualitária no mundo do trabalho.

O relatório Tendências Mundiais de Emprego para a Juventude 2010, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresenta taxas de desemprego alarmantes e perspectivas pessimistas de inserção de jovens no mercado de trabalho. Esse relatório assinala que nas economias em desenvolvimento, nas quais se encontram 90% dos jovens e em que se encaixa o Brasil, existe mais vulnerabilidade às crises, ao desemprego e aos riscos sociais juvenis.


Público-alvo

Este curso destina-se a jovens, na condição de aprendiz, contratados e encaminhados por lanchonetes e que necessitam de formação inicial para o trabalho.

Método

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional.


Programa

- Organizar ambientes e processos de trabalho do Atendente de Lanchonete.
- Preparar alimentos e bebidas de lanchonete.
- Atender e servir o cliente na lanchonete.
- Organizar os ambientes e os processos de trabalho da copa.
- Preparar alimentos e bebidas da copa.
- Realizar serviços de alimentos e bebidas da copa.
- Auxiliar na organização do ambiente de trabalho na cozinha.
- Auxiliar na seleção, organização e controle do estoque de alimentos.
- Pré-preparar e distribuir os ingredientes para elaboração de bases culinárias.


Certificação

A certificação inclui a aprendizagem realizada no Senac e na empresa.

Documentos para Matrícula

Aprendiz:
- RG: uma cópia simples;
- CPF: apenas para apresentação;
- Declaração original de matrícula no ensino fundamental ou médio, especificando o horário das aulas, ou
- Histórico escolar de conclusão do ensino médio - original com cópia simples para autenticação no Senac ou uma cópia autenticada;
- CTPS: apenas para apresentação: página de identificação, foto e registro do contrato de Aprendizagem.

Empresa:
- Via do contrato de Aprendizagem.
- Cópia da Guia GFIP (apenas se a empresa não estiver cadastrada no Sistema de Acordos e Empresas Contribuintes).
- Via do Plano de Atividades.

Importante: O programa é isento de pagamento.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

Rua Vicente Magaglio, 50 - Jardim Paulista - Jundiaí - (011) 3395-2300 - E-mail: 

Aulas

Início: 25/10/2017
Término: 25/03/2019
Quarta: 08h-12h
Sexta: 08h-12h
O Senac reserva-se o direito de alterar datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
Aprendizagem, programa Aprendizagem, aprendiz, jovem, Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Lanchonete, curso Senac SP