Direção de Arte Audiovisual
Objetivo: O curso tem como objetivo especializar o profissional para desenvolver e organizar o conhecimento sobre direção de arte audiovisual (cinema, vídeo, tv, internet e dispositivos móveis), propiciando ferramentas conceituais, metodológicas e práticas para o profissional criar, desenvolver e implantar a visualidade desde o roteiro até o audiovisual final.
Carga horária: 366 horasAtuação no Mercado de Trabalho:
O profissional formado nesse curso poderá atuar em diversos segmentos do audiovisual, desempenhando a função de diretor de arte, cenógrafo, produtor de arte, produtor de objetos, coordenador do departamento de arte.
Compreenderá o processo de criação do projeto visual para um produto audiovisual, as estratégias de organização e execução do projeto, bem como as questões inerentes aos diferentes departamentos da cadeia produtiva (produção, direção, fotografia, som e finalização), e estará apto a desenvolver projetos visuais em formatos e gêneros variados e a confeccionar orçamentos de acordo com as particularidades de cada produção.
Panorama de Mercado
Desde meados dos anos 2000, o mercado audiovisual brasileiro apresenta crescimento no número de produções cinematográficas e de programas para TV aberta e fechada. Em 2011, com a criação da Lei nº 12.485, exigindo das emissoras de tevês a cabo uma quantidade de horas diárias mínima de exibição de conteúdo nacional, houve um aumento significativo da demanda de produções audiovisuais.
Apesar do grande número de empresas que realiza atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão, o mercado carece de diretores de arte. Os profissionais que atuam na área geralmente formaram-se na prática ou em áreas afins.
Nesse cenário, o diretor de arte tem uma importância fundamental, na direção e coordenação do departamento de arte e na concepção artística dos projetos.
O profissional formado nesse curso poderá atuar em diversos segmentos do audiovisual, desempenhando a função de diretor de arte, cenógrafo, produtor de arte, produtor de objetos, coordenador do departamento de arte.
Compreenderá o processo de criação do projeto visual para um produto audiovisual, as estratégias de organização e execução do projeto, bem como as questões inerentes aos diferentes departamentos da cadeia produtiva (produção, direção, fotografia, som e finalização), e estará apto a desenvolver projetos visuais em formatos e gêneros variados e a confeccionar orçamentos de acordo com as particularidades de cada produção.
Panorama de Mercado
Desde meados dos anos 2000, o mercado audiovisual brasileiro apresenta crescimento no número de produções cinematográficas e de programas para TV aberta e fechada. Em 2011, com a criação da Lei nº 12.485, exigindo das emissoras de tevês a cabo uma quantidade de horas diárias mínima de exibição de conteúdo nacional, houve um aumento significativo da demanda de produções audiovisuais.
Apesar do grande número de empresas que realiza atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão, o mercado carece de diretores de arte. Os profissionais que atuam na área geralmente formaram-se na prática ou em áreas afins.
Nesse cenário, o diretor de arte tem uma importância fundamental, na direção e coordenação do departamento de arte e na concepção artística dos projetos.
O curso destina-se aos profissionais graduados da área audiovisual, comunicação e artes, design e arquitetura. Para profissionais formados em outros cursos de graduação, exige-se conhecimento prévio sobre o universo artístico e cultural por meio de experiência profissional na área.
DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM VISUAL | Aborda fundamentos e técnicas de desenho e linguagem gráfica explorando os limites dos gestos gráficos. Exercita o desenho de observação, pesquisa e representação em superfícies bidimensionais. Propõe a criação de volume utilizando massas espaciais e noções básicas de perspectiva e vistas ortogonais. Aprimora o olhar com relação às formas, ao espaço, às proporções e à volumetria. Propõe ações com o uso de ferramentas para se estabelecerem diálogos visuais acerca do objeto criado. História da Arte e do Audiovisual | Estuda as manifestações artísticas visuais ao longo da história, a pintura, fotografia, cinema, vídeo e tecnologias de interação. Ressalta aspectos técnicos e estéticos, os elementos constitutivos da obra e as premissas teóricas da criação, contribuindo para uma apreciação crítica e análise das obras de arte. Identifica as escolhas visuais e técnicas da direção de arte, utilizadas ao longo da história do audiovisual. Direção e Visualização de Cena | Apresenta aspectos da construção da mise-en-scène, do enquadramento, iluminação, montagem e continuidade, relacionando o papel do diretor de arte com o de diretor geral e de fotografia na tomada de decisão acerca da visualidade da obra audiovisual. Aborda e discute os três conceitos que definem o espaço cênico no audiovisual: cenográfico/físico, pictórico/enquadramento e fílmico/decupagem e montagem. Orienta, de acordo com o roteiro, o planejamento do espaço cênico e a construção do perfil psicológico dos personagens a partir da compreensão de seu universo. Projeto de Direção de Arte I | Analisa e interpreta roteiros audiovisuais, orientando-se por critérios de ação, ambiente, personagens e função visual. Inicia o desenvolvimento do projeto conceitual de direção de arte a partir do roteiro escolhido, elaborando a concepção visual da obra e construindo signos narrativos. Apresenta estudos de caso de direção de arte, estimulando a reflexão sobre estratégias usadas e resultados obtidos. Propõe a criação de uma metodologia para o processo criativo da direção de arte audiovisual. Tópicos em Direção de Arte Audiovisual | Identifica as necessidades específicas do projeto de direção de arte voltado para uma marca, produto ou serviço. Estimula a reflexão e a análise sobre a diversidade de linguagem da produção de obras documentais. Introduz a linguagem de animação e expõe um breve histórico das técnicas existentes. Contextualiza a estrutura do mercado audiovisual brasileiro atual. Organiza as etapas da cadeia produtiva do cinema, TV e internet. Aborda estratégias de financiamento e consumo. História da Cenografia e da Direção de Arte | Introduz a linguagem cenográfica, ressaltando as escolhas visuais conceituais da cenografia utilizadas ao longo da história, desde o palco teatral até as tecnologias usadas para a cenografia virtual e set extension. Identifica técnicas cenográficas diversificadas propondo soluções específicas para suportes distintos. Contextualiza linhas estéticas da direção de arte. Técnicas de Cenografia | Propõe a aplicação de técnicas cenográficas e a criação de soluções adequadas a plataformas audiovisuais diversificadas. Aborda técnicas de marcenaria, cenotecnia e pintura de arte. Experimenta materiais de estrutura, acabamento e revestimento. Indica soluções práticas, utilizando técnicas de efeitos mecânicos e digitais. Direção de Fotografia | Aborda a relação entre a direção de fotografia e o projeto visual da direção de arte de uma obra audiovisual. Explicita o processo para a construção do quadro fílmico. Investiga o comportamento de materiais sob condições específicas de captação da imagem. Propõe soluções para a iluminação do espaço cênico do ponto de vista da direção de arte. Organiza a hierarquia dos espaços cênicos por meio da iluminação dramática. Identifica diferentes suportes e técnicas de captação de imagem e possibilidades de construção e manipulação da mesma. Caracterização de Personagem | Introduz aspectos relativos à história do vestuário. Apresenta recursos metodológicos para a criação do projeto de caracterização dos personagens. Aborda modelagem, caimento, técnicas e materiais do universo da costura. Proporciona a identificação e a elaboração de signos narrativos próprios da caracterização e visagismo. Examina efeitos de maquiagem. Projeto de Direção de Arte II | Apresenta metodologia para o processo criativo, construção, formatação e planejamento de projetos executivos de direção de arte de uma obra audiovisual. Aborda a linguagem específica do desenho técnico e suas normas para a representação de escala, cota e notas gráficas. Propõe o planejamento do espaço cênico utilizando ferramentas como o desenho bidimensional, planta e elevação, e tridimensional, maquete física e/ou eletrônica. Organiza as necessidades da cenografia para as intervenções nos espaços, seja locação ou estúdio. Produção de Objetos e Decoração de Set | Traduz o conceito estético da direção de arte em proposta de ambientação e set dressing. Propõe metodologia do processo criativo para a execução do projeto. Experimenta processos de organização do espaço, realizando exercícios com plantas e software de decoração. Analisa estudos de caso com reflexão sobre método e resultado. Organiza a estratégia de produção e a planilha de orçamento. Produção Executiva de Arte | Organiza a realização do projeto estético da obra audiovisual. Propõe metodologia para a criação do projeto executivo e das estratégias de organização e realização do projeto de direção de arte, infraestrutura e logística. Estrutura o cronograma de produção de arte a partir do plano de filmagem, planilha de orçamento, finalização de produção e prestação de contas. Mídias Digitais e Artes Gráficas | Examina o trabalho gráfico e digital como ferramenta para o diretor de arte. Explora conceitos e técnicas para a formatação e o acabamento da apresentação do projeto de direção de arte. Aborda recursos das mídias digitais como elemento narrativo da cena. Realiza experimentos visuais usando software de criação. Projeto de Direção de Arte III | Orienta a finalização do projeto de direção de arte, a concepção estética artística completa de uma obra audiovisual, abrangendo e unificando todas as disciplinas estudadas no decorrer do curso. Apresenta a definição do percurso visual dramatúrgico do filme e como ele se integra com os elementos estéticos até sua realização. Trabalho de Conclusão de Curso | Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. | TOTAL |