Cursos Livres

Formação de Barista: latte art

Devido ao crescente consumo de café no Brasil e no mundo, novas técnicas de preparo da bebida começaram a surgir. A latte art, ou arte de desenhar em café, é considerada o toque final em bebidas à base de café como o cappuccino, agregando valor ao produto e agradando visualmente os consumidores dessa bebida.

Conheça as técnicas de vaporização, decoração e desenho, além de métodos de preparo nas xícaras.

Carga horária: 20 horas

Pré-requisito
Recomenda-se que o candidato tenha cursado Formação de Barista: preparo e serviço de café ou possua conhecimentos equivalentes.


Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo


Curso Livre Formação de Barista: latte art e coquetéis com café

Mercado de Trabalho

Dentro das diversas ocupações ligadas ao segmento de Alimentos & Bebidas, destaca-se a profissão de Barista. O barista é o profissional, responsável por preparar e servir cafés expressos e bebidas à base de café e leite vaporizado.

Esta profissão tem um espaço competitivo e plural para preencher que só será conquistado com uma formação de qualidade e com conteúdo moderno e atualizado. Sendo assim, estimulando a continuidade de estudos, o portfólio de cursos traz possibilidades para este profissional aprimorar-se com o curso Formação de Barista: latte art.

O barista do século 21 deve apresentar-se como um profissional disposto a executar diferentes tarefas, capaz de adaptar-se aos diversos ambientes de trabalho, estar atento às normas de higiene e segurança, manter comunicação fluente, ter sensibilidade para o contato com o público, buscar trabalhar com pontualidade e profissionalismo, dominar as técnicas pertinentes ao ofício e buscar aperfeiçoamento contínuo.


Público-alvo

Para profissionais que desejam atuar na área de turismo, hospitalidade e alimentação e que trabalhem com preparo de latte art.



Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno, traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.


Programa

- Latte art: conceito e valorização do produto.
- Utensílios, equipamentos e termos técnicos.
- Princípios da higiene na manipulação de alimentos.
- Tipos de leite: em relação à gordura (desnatado, semidesnatado e integral) e em relação à origem (de soja, de vaca, de cabra e de ovelha).
- Técnicas de vaporização: textura do leite vaporizado.
- Técnicas de latte art: grafismo (topping), pintura (painting), à mão livre (free pouring) e stencil.
- Desenhos: insumos (corantes alimentícios, caldas e pós), modelos (coração, rosetta, maçã, teia de aranha, mini corações, meio a meio, caracol, boneco de neve, urso, carinha/rostinho) e estêncil.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
-RG
-CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.