Cursos Livres

Manipulação Higiênico Sanitária para Açougues e Peixarias

A crescente demanda de comercialização de carnes e pescados traz a possibilidade de aumento proporcional de problemas relacionados às precárias condições de manipulação destes produtos, gerando perdas, qualidade inferior e, ainda, doenças causadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Aprenda a aplicar técnicas de higiene pessoal, de equipamentos móveis e utensílios, controle integrado de pragas, qualidade da água e critérios de segurança no preparo de alimentos, desde o recebimento de matérias primas até a sua distribuição para consumo e promova a construção de conhecimentos relativos aos perigos biológicos, químicos e físicos que permeiam o preparo de alimentos, e assim compreender as principais doenças veiculadas por alimentos.

Carga horária: 20 horas

Pré-requisito


Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental 2 incompleto
Curso Livre Manipulação Higiênico Sanitária para Açougues e Peixarias

Mercado de Trabalho

O Brasil tem, atualmente, mais de 55 mil açougues, sendo que 30% desses estão em São Paulo. Com mais de 11 milhões de habitantes e cerca de 23000 serviços de alimentação, a necessidade da comercialização de carnes e pescados no Estado se faz crescente.

Dentro deste novo contexto, um profissional da saúde necessita aprimorar-se contínua e estrategicamente, para ser bem-sucedido ao atender às expectativas, necessidades e, sobretudo, ao zelar pela saúde do cliente.

Público-alvo

Profissionais que atuam ou que pretendem atuar em qualquer estabelecimento do segmento de alimentação, tais como: auxiliares de açougues e peixarias, cozinheiros, auxiliares de cozinha, copeiras; proprietários e gerentes de empresas de alimentos; técnicos de nutrição e de alimentos; entre outros.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Estão previstas situações ativas de aprendizagem, pautadas pelo mundo do trabalho, por meio das quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa.


Programa

- Perigos nos alimentos;
- Hábitos de higiene pessoal recomendados: Asseio Pessoal, Banho, Unhas, Cabelos, Higiene bucal, desodorante sem perfume, Roupas e uniformes, Adornos, Calçados fechados;
- Técnicas de higiene das mãos;
- Exigências para saúde do manipulador: exames laboratoriais;
- Procedimentos para higienização de equipamentos, moveis, utensílios e instalações;
- Medidas preventivas para controle de pragas;
- Medidas para garantir a qualidade da agua;
- Procedimentos para manejo de resíduos;
- Critérios de segurança no processo operacional;
- Manual de boas práticas, POPs e instruções de trabalho: conceito, aplicabilidade e importância.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG - apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).



Livro:
Segurança na manipulação dos alimentos | Missão (super) possível. Editora: Senac São Paulo


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
manipulação; carnes; peixes; açougues; açougueiro; peixarias; normas higiênico sanitárias; higiene; higiene na manipulação de alimentos, curso, senac sp