Home  >  Cursos Livres  >  Copeiro Hospitalar

Copeiro Hospitalar

Um profissional copeiro hospitalar deve estar apto a atuar desde as etapas de produção, considerando aspectos nutricionais e de alimentação, ambiente físico, instalações, equipamentos e condições higiênico-sanitárias, até a etapa de distribuição, que envolve especialmente o contato direto entre funcionários e pacientes.

Aprenda a ser um profissional responsável pelo preparo, porcionamento, montagem de bandeja e distribuição de refeições e dietas em copas de hospitais e das instituições de saúde, e tenha como característica a precisão, agilidade e sincronicidade.


Carga horária: 160 horas


Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar jaleco branco manga longa, calça comprida, sapato fechado com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.

Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Curso livre Copeiro Hospitalar

Mercado de Trabalho

Os hospitais e instituições de saúde são especializados em oferecer serviços e cuidados com a prevenção e tratamento à população. Entre os serviços prestados, recebe destaque a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), presente como serviço de apoio nessas instituições, em um mercado que atualmente conta com 281.058 mil unidades, e continua em franco crescimento.

A alta rotatividade de pacientes e as necessidades diferenciadas de cada um reforça a complexidade dos serviços prestados pelas UANs, bem como a importância de se investir em formação de mão de obra especializada e suprir com qualidade as crescentes demandas.


Público-alvo

Interessados em atuar em instituições de saúde, no serviço de nutrição, executando atividades em ambiente de cozinha e copa.

Método

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo (a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

Para o desenvolvimento das competências foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

No que concerne às orientações metodológicas para a unidade curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado.


Programa

- Panorama da profissão copeiro hospitalar e sua regulamentação.
- Planejamento de Carreira.
- Principais atividades do copeiro hospitalar: pré-preparo, preparo e porcionamento de alimentos e bebidas, montagem de bandeja e distribuição de dietas e refeições.
- Serviço de nutrição e dietética: Ambientes de trabalho do copeiro hospitalar, Equipamentos e utensílios de copa e cozinha, setores que compõem o Serviço de Nutrição e Dietética e suas respectivas atividades: recebimento, higienização, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição.
- Microbiologia de alimentos.
- Tipos e características das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).
- Hábitos de higiene pessoal recomendados.
- Técnica de higiene das mãos.
- Normas higiênico-sanitárias na manipulação de alimentos.
- Controle higiênico sanitário: parâmetros e critérios.
- Procedimentos Operacionais Padrão (POPs): definição e aplicabilidade.
- Manual de boas praticas: definição e aplicabilidade.
- Etapas do processo produtivo da dieta hospitalar: recebimento, armazenamento, pré-preparo e preparo.
- Anatomia e fisiologia do sistema digestório: órgãos que compõem o sistema digestório e as funções de digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes.
- Nutrição normal: nutrientes, leis da nutrição, alimentação saudável, fontes alimentares e interação.
- Guia Alimentar para a População Brasileira: grupos alimentares.
- Dietoterapia: definição; tipos, composição, consistência e volume das dietas; tipos de dieta aplicadas as patologias; elaboração de cardápios baseada em princípios de dietoterapia.
- Técnicas de montagem de bandeja.
- Serviços à mesa: técnicas de serviço intermediário (colocação e retirada de utensílios).
- Fórmulas, dietas enterais sistema aberto e fechado.
- Procedimento seguro no serviço de distribuição das refeições, fórmulas e dietas enterais.
- Sustentabilidade nas atividades de porcionamento e distribuição de refeições e alimentos: pesagem do resto-ingesta e descarte de restos de alimentos e objetos descartáveis.
- Humanização do atendimento.
- Perfis comportamentais de clientes de serviços em saúde.
- Código de Defesa do Consumidor.
- Resolução de conflitos: técnicas de expressão oral, técnicas de argumentação, tratamento de reclamações, como ouvir o cliente e como desenvolver a empatia.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);



Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.