Home  >  Cursos Livres  >  Gestão de Empreendimentos Gastronômicos

Gestão de Empreendimentos Gastronômicos

Este curso tem como objetivo capacitar o (a) aluno (a) para aplicar ferramentas de gestão em empreendimentos gastronômicos em funcionamento.


Carga horária: 15 horas


Pré-requisito
Recomenda-se que o aluno tenha concluído o curso Planejamento e Administração de Restaurante e Bar ou que possua conhecimentos equivalentes.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
empreendimentos Gastronomicos

Mercado de Trabalho

Dados do Sebrae apontam que boa parte das empresas encerram suas atividades em menos de dois anos de vida. Então, não basta vencer a barreira de abrir seu negócio, é necessário saber administrar o empreendimento, conhecendo e aplicando métodos gerenciais de controle de vendas, recursos humanos, compras e estoques evitando desperdícios, controle da produção, da manutenção e das finanças e dessa forma, adequar o equilíbrio nos fluxos desses recursos em geral, buscando o aprimoramento contínuo da qualidade no atendimento e da sustentabilidade do empreendimento.

Tais tarefas são de responsabilidade do proprietário empreendedor e gestor do negócio, mas muitas vezes, uma parte delas acaba sendo transferida a um gerente operacional, que nem sempre é suficientemente preparado para executá-las.

Outra parte, simplesmente não é executada por falta de preparo dos próprios responsáveis e assim, gerando índices negativos e consequentemente a bancarrota do empreendimento.

Assim, o curso de Gestão de Empreendimentos Gastronômicos foi organizado com o objetivo de preparar os proprietários, empreendedores e gestores para administrar integralmente o negócio, com uma gestão eficiente, que busque perseguir continuamente a lucratividade. Dessa forma, o Senac está, por meio da oferta deste curso, contribuindo para qualificação profissional dos recursos humanos, justificando a oferta do curso Gestão de Empreendimentos Gastronômicos.

Público-alvo

Para interessados em atuar na área de hospitalidade, turismo e alimentação.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser, condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Programa

Ficha técnica: descrição de produtos e quantidade;
Insumos de empreendimentos de A&B: Frequência de compras;
Estatística de vendas: interpretação dos dados;
Conceito de estoque: máximo, mínimo, ponto ressuprimento;
Manutenção: controles e procedimentos;
Equipe de trabalho: indicadores de desempenho e resultado;
Engenharia de cardápios: conceitos e características;
Gerenciamento da gorjeta;
Princípios de gestão financeira: plano de contas, fluxo de caixa, relatório gerencial.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
-RG
-CPF


Livro:
Tecnologias gerenciais de restaurantes. Autor: Marcelo Traldi Fonseca. Editora: Senac São Paulo


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.