Cursos Livres

Formação de Barista: preparo e serviço de café

Este curso ensina o aluno a preparar e servir cafés espressos e bebidas à base de café e leite vaporizado.

Carga horária: 48 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

Observa-se uma grande evolução da área da alimentação nos últimos anos. O número de estabelecimentos de Alimentos & Bebidas aumentou e novas tendências, tecnologias e variedades gastronômicas foram incorporadas. Vários fatores, como o aumento da concorrência e maior exigência dos clientes, geram o crescimento do setor.

Nesse contexto, os serviços de alimentos e bebidas constituem fator essencial para preferência do cliente por um ou outro estabelecimento. A diferença no serviço atento, cortês e eficiente pode garantir ao estabelecimento maior lucratividade e fidelização de clientes.

A tradição e o pioneirismo confirmam a proposta do Senac de capacitar e fortalecer um segmento de grande impacto na economia, importante gerador de emprego e renda compreendendo que mediante a abrangência de conhecimentos faz-se necessário.
Dentro das diversas ocupações ligadas ao segmento de Alimentos & Bebidas, destaca-se a profissão de Barista. O barista é o profissional, responsável por preparar e servir cafés espressos e bebidas à base de café e leite vaporizado. Esta profissão tem um espaço competitivo e plural para preencher que só será conquistado com uma formação de qualidade e com conteúdo moderno e atualizado.
O barista do século XXI deve apresentar-se como um profissional disposto a executar diferentes tarefas, capaz de adaptar-se aos diversos ambientes de trabalho, estar atento às normas de higiene e segurança, manter comunicação fluente, ter sensibilidade para o contato com o público, buscar trabalhar com pontualidade e profissionalismo, dominar as técnicas pertinentes ao ofício e buscar aperfeiçoamento contínuo.

Público-alvo

Para profissionais que desejam atuar na área de turismo, hospitalidade e alimentação e que trabalhem com preparo de cafés em máquina de grupo.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.
Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno, traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

Programa

História do café no Brasil e no mundo
Regiões produtoras de café no Brasil e no mundo e suas características
Armazenamento de café
Beneficiamento e classificação do grão
Vocabulário técnico da classificação do café
Tipos de torra do grão
Formas de preparo da bebida café
Análise sensorial da bebida café: aspectos visuais, olfativos e gustativos
A evolução da profissão Barista
Princípios da higiene na manipulação de alimentos
Identificação e utilização adequada de materiais para preparo e serviço de café.·
Operação da máquina de café espresso
Regulagem do moinho
Café curto, normale, carioca, ristreto, doppio, correto, romano, panna
Tipos de leite
Técnicas de vaporização
Café macchiato, latte, latte macchiato, lacrima italiana, cappuccino, mocha
Serviço de café: tendências e inovações no serviço de café
Mise en place do serviço de café

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
-RG
-CPF


Livro:
Sou Barista. Autor: Concetta Marcelina e Cristiana Couto. Editora: Senac São Paulo


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.