Cursos Livres

Maître: supervisão de salão

Este curso visa ao desenvolvimento do aluno para supervisionar os serviços e o atendimento aos clientes em empreendimentos de alimentos e bebidas.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
Recomenda-se que o candidato tenha experiência profissional e conhecimentos sobre serviços de alimentos e bebidas.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

Observa-se uma grande evolução da área da alimentação nos últimos anos. O número de estabelecimentos de Alimentos & Bebidas aumentou e novas tendências, tecnologias e variedades gastronômicas foram incorporadas. Vários fatores, como o aumento da concorrência e maior exigência dos clientes, geram o crescimento do setor.

Nesse contexto, os serviços de alimentos e bebidas constituem fator essencial para preferência do cliente por um ou outro estabelecimento. A diferença no serviço atento, cortês e eficiente pode garantir ao estabelecimento maior lucratividade e fidelização de clientes.

Dentro das diversas ocupações ligadas ao segmento de Alimentos & Bebidas, destaca-se a profissão de Maître de Hôtel, ou simplesmente Maître. Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)1, uma das principais funções deste profissional é planejar rotinas de trabalho e coordenar equipes de trabalho em restaurantes, hotéis e outros empreendimentos gastronômicos.

De acordo com o Ministério do Trabalho, a profissão de garçom gera mais de 140 mil vagas com registro em carteira no país e outros milhares na informalidade, por isso o papel do maître em um estabelecimento gastronômico é de suma importância. É ele que está apto a orientar a brigada sobre atendimento, bebidas, pratos, organização do salão e tipos de serviço; ele também precisa ter a capacidade de liderar a equipe e distribuir adequadamente as tarefas da equipe. Esta profissão tem um espaço competitivo e plural para preencher que só será conquistado com uma formação de qualidade e com conteúdo moderno e atualizado.

O maître do século 21 deve apresentar-se como um profissional disposto a executar diferentes tarefas, capaz de adaptar-se aos diversos ambientes de trabalho, estar atento às normas de higiene e segurança, manter comunicação fluente, ter sensibilidade para o contato com o público, estar preparado para suportar grandes jornadas de trabalho, buscar trabalhar com pontualidade e profissionalismo, dominar as técnicas pertinentes ao ofício e buscar aperfeiçoamento contínuo.

Público-alvo

Para profissionais que desejam atuar na área de turismo, hospitalidade e alimentação e que trabalhem em restaurantes, bares e similares.

Método

Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional3.
Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno, traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

Programa

Perfil profissional: Postura, Planejamento de carreira;
Tipologias de empreendimentos;
Organograma de empreendimentos de A&B;
Evolução histórica do serviço (legislação, vocabulário técnico, novas tecnologias);
Atendimento ao cliente;
Modalidades e regras de serviços;
Manual de Boas Práticas;
Vendas de alimentos e bebidas: etapas, técnicas de vendas, ações de fidelização do cliente;
Gestão da equipe de trabalho;
Controles operacionais;
Documentos (cardápio, escalas de revezamento, ficha técnica, ordem de serviço, check list do mise en place, comandas, instrução de trabalho);
Taxa de serviço.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
-RG
-CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de maitre, gestão de restaurantes, maitre dhotel, equipe de garçom, supervisão de restaurante, serviços de alimentos e bebidas,