Cursos Livres

Técnicas de Congelamento

Com a correria do dia a dia, não temos tempo para preparar uma alimentação balanceada, e acabamos consumindo pratos prontos e pobre de nutrientes. O congelamento de um alimento é uma maneira de preservá-lo, a fim de diminuir sua decomposição, tornando sua validade mais longa.

Conheça as normas de higiene na manipulação dos alimentos e as técnicas de congelamento e descongelamento desses produtos, visando evitar o desperdício, preservar sua qualidade e otimizar o tempo de preparo.

Carga horária: 15 horas

Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar jaleco branco manga longa, calça comprida, sapato fechado com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.
Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
curso técnicas de congelamento

Mercado de Trabalho

A Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.

Para evitar o desperdício, o consumidor tem que comprar bem, dar preferência aos alimentos de época, que têm mais qualidade e duram mais, e utilizar os métodos de conservação dos alimentos. Dentre estes métodos, destacamos o congelamento, operação na qual a temperatura de um alimento é reduzida abaixo do seu ponto de congelamento e uma proporção de água sofre uma mudança no seu estado formando cristais de gelo, o que leva, consequentemente, uma maior conservação do alimento.


Público-alvo

Interessados em aprender as técnicas de congelamento e descongelamento de produtos alimentícios.

Método

Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Estão previstas situações ativas de aprendizagem, pautadas pelo mundo do trabalho, por meio das quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa.


Programa

- Princípios do congelamento
- Equipamentos e utensílios utilizados para conservação dos alimentos congelados.
- Técnicas de congelamentos para os diferentes grupos de alimentos.
- Normas de higiene na manipulação de alimentos
- Características organolépticas dos alimentos.
- Critérios para análise sensorial de alimentos congelados.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG - apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.