Home  >  Cursos Técnicos  >  Técnico em Prótese Dentária

Técnico em Prótese Dentária

O curso tem como objetivo habilitar o aluno para atuar na fase laboratorial da odontologia, planejando e confeccionando próteses dentárias, dispositivos protéticos, aparelhos ortodônticos e ortopédicos funcionais dos maxilares. Dessa maneira, por meio de soluções laboratoriais ao tratamento proposto pelo cirurgião-dentista, contribui para a reabilitação oral e a melhoria do aspecto social da vida do paciente.

Carga horária: 1200 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

A Odontologia é a área da saúde que estuda e trata o sistema estomatognático, abrangendo os dentes, a própria cavidade bucal com ossos, musculatura mastigatória, articulações e tecidos, além da face e do pescoço. Quando há perda parcial ou total de dentes, faz-se necessária a reposição das partes perdidas ou dos próprios dentes ausentes, visando à manutenção das funções do sistema estomatognático e ao restabelecimento das funções fonética e estética do paciente. A perda de um dente pode ocorrer devido a vários fatores, sendo os principais a evolução do processo carioso, doenças periodontais e traumas dentários. Quando o tratamento se torna mais complexo (indo além da restauração realizada pelo cirurgião-dentista no consultório), passa a ser necessário o envolvimento do trabalho laboratorial, desenvolvido pelo Técnico em Prótese Dentária.

A demanda por trabalhos reabilitadores envolvendo próteses dentárias é alta no país. Isso se deve ao alto índice de perdas dentárias parciais ou totais e ao avanço da preocupação com a estética na odontologia.

Paralelamente à necessidade de tratamentos reabilitadores demandados pela população, observa-se que pacientes cada vez mais bem informados e exigentes estão em busca da estética. Por sua vez, o mercado estético demanda tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados. Assim, o dentista especialista em prótese dentária e implantodontia, buscando a excelência em seu tratamento e preocupado não só com a função mastigatória, mas também com a estética, se aproximou do Técnico em Prótese Dentária. Isso trouxe maior visibilidade para a classe e fez com que a indústria de materiais e equipamentos odontológicos passasse a investir nesse segmento. Com isso, houve uma grande evolução tecnológica no setor com relação ao instrumental, mobiliário e equipamentos. Os materiais utilizados em laboratório, como as cerâmicas, também passaram por uma grande evolução, tornando-se mais resistentes. Vale ressaltar, ainda, o surgimento do sistema CAD/CAM e a impressão 3D, cuja aplicação na odontologia revolucionou a área e deu origem à odontologia digital.

Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 30/2019 de 24/09/2019.

Público-alvo

Interessados em atuar em laboratórios de próteses dentárias.

Método

São propostas atividades práticas em laboratório de prótese dentária associadas a exposições dialogadas, estudos de casos, proposição de problemas, pesquisas, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e desenvolvimento das competências profissionais previstas.

Estágio

No presente curso, o estágio não é obrigatório.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Prótese Dentária, com validade nacional.

Lista de Materiais

Para acompanhamento das atividades práticas em laboratório de prótese dentária, o aluno deverá providenciar material conforme orientação da equipe docente. No início do curso os participantes serão orientados quanto a esses itens.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso