Cursos Técnicos

Técnico em Prótese Dentária

O curso tem como objetivo habilitar o aluno para atuar na fase laboratorial da odontologia, pela confecção de diversos tipos de próteses dentárias, dispositivos protéticos, aparelhos ortodônticos e aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares, contribuindo com a reabilitação oral do paciente por meio de soluções laboratoriais adequadas ao tratamento proposto pelo cirurgião-dentista.

Observação: De acordo com a Portaria CROSP Nº 0157/2017 publicada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, menores de 18 anos estão proibidos de se inscrever no Conselho em todas as categorias, a saber: cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal, técnico em saúde bucal, técnico em prótese dentária e auxiliar em prótese dentária.

Diferenciais:
O curso é ministrado por professores com experiência profissional na área e permite que o aluno tenha acesso a práticas de aprendizagem que propiciam a vivência de situações reais de trabalho, privilegiando a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado, por meio de atividades práticas em laboratório de prótese dentária com moderna infraestrutura. Conta com o respaldo de uma instituição de tradição e reconhecimento que atua na área desde 1967, sendo referência no mercado de trabalho.

Carga horária: 1200 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: estar cursando a 2ª série do Ensino Médio.


Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
As atividades relacionadas com a confecção de próteses dentárias são atribuições do técnico em prótese dentária (ou protético). Este profissional poderá trabalhar em laboratórios de próteses dentárias públicos ou privados, em empresas do segmento odontológico como consultor, no desenvolvimento de novos produtos e na área comercial, como autônomo ou CLT.

O técnico em prótese dentária atua na fase laboratorial da confecção de próteses dentárias e aparelhos ortodônticos removíveis, confeccionando-os por solicitação do cirurgião-dentista. É vetado ao técnico em prestar, sob qualquer forma, assistência direta a pacientes.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece e registra o técnico em prótese dentária.

Panorama de mercado
A odontologia é a área da saúde que estuda e trata o sistema estomatognático. Quando ocorre uma perda parcial ou total de dentes, é necessária sua reposição para o restabelecimento da função, fonética e estética do paciente. Nos casos em que o tratamento vai além da restauração realizada pelo cirurgião-dentista no consultório, ocorre o envolvimento do trabalho laboratorial, desenvolvido pelo técnico em prótese dentária.

Frente aos problemas de saúde bucal da população brasileira, com alto índice de perdas dentárias, o Governo Federal implantou o Programa Brasil Sorridente, visando garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, ampliando as oportunidades de atuação no setor, com a implantação de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

Paralelamente à necessidade de tratamentos reabilitadores demandados pela população, observa-se que pacientes cada vez mais bem informados e exigentes estão em busca da estética, num mercado que demanda tecnologia de ponta e profissionais capacitados.

Nesta perspectiva, a demanda por trabalhos reabilitadores que envolvem próteses dentárias é alta no país e o mercado está aquecido.


Ato de Autorização

Autorizado pela Resolução nº 23/2016 de 29/11/2016 emitida pelo Conselho Regional do Senac São Paulo.

Público-alvo

Interessados em atuar em laboratórios de próteses dentárias.

Método

São propostas atividades práticas em laboratório de prótese dentária associadas a exposições dialogadas, estudos de casos, proposição de problemas, pesquisas, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e desenvolvimento das competências profissionais previstas.


Estágio

Neste curso o Estágio não é obrigatório, sendo facultada aos alunos a sua realização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. O aluno que optar pelo estágio poderá iniciá-lo após ter cursado as unidades curriculares 1 e 2. A carga horária do estágio deverá ser de, no mínimo, 300 horas.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Prótese Dentária, com validade nacional.

Lista de Materiais

Para acompanhamento das atividades práticas em laboratório de prótese dentária, o aluno deverá providenciar material conforme orientação da equipe docente. No início do curso, os participantes serão orientados quanto a esses itens.



Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF (apresentação do original);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

 
Tags
curso de protese dentaria, curso de dentadura, protetico, TPD, protese fixa, protese total, protese removivel, PSI, protese sobre implante, curso de protese sp, senac, sp