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Pós-graduação

Gestão de Negócios

Objetivo
Especializar profissionais para atuarem como gestores em organizações da iniciativa privada e/ou na gestão de suas próprias empresas, mediante abordagem das tendências do mercado empresarial, pela aprendizagem de técnicas emergentes e fundamentais da área de administração de empresas, de modo a proporcionar ao profissional participante conhecimentos indispensáveis para uma atuação multiespecializada na carreira executiva.

Diferenciais
O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios do Senac diferencia-se no mercado por uma formação abrangente e generalista, que possibilita ao aluno uma visão ampla de todas as áreas de negócios, ampliando suas possibilidades de atuação e levando-se em consideração a atuação dinâmica e multifuncional exigida pelo mercado hoje.

Além disso:
- O curso adapta a linguagem para profissionais não formados em administração;
- Os temas negócios e gestão abordados são emergentes e atuais;
- Os professores são executivos ligados a empresas e à docência, com alta titulação, sendo mestres e doutores pelas melhores universidades e com formação internacional;
- O curso incentiva o networking entre alunos, professores e palestrantes;
- O curso explora cases de negócios;
- Incentiva-se a convivência entre empreendedores e intraempreendedores em sala de aula;
- O material do curso fica totalmente disponível em ferramenta on-line Blackboard;
- Os alunos contam com biblioteca moderna, com títulos atualizados e salas de estudo que permitem aprofundamento dos conceitos vistos em sala de aula;
- O curso possibilita ao egresso não apenas gerir melhor as atividades em organizações com e sem fins lucrativos, mas também abre portas para a formatação de empreendimentos próprios e para a carreira acadêmica.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso terá um perfil abrangente de formação em negócios, com flexibilidade de atuação multiespecializada no contexto de uma empresa: área administrativa ou de gestão, vendas, logística, marketing, recursos humanos, finanças, tecnologia, compras, entre outras possíveis.

Panorama de mercado:
Hoje, muitas empresas possuem em seus quadros gestores sem a devida formação na área de negócios. Esses profissionais ascendem em razão de sua especialidade técnica, porém não possuem competências especializadas para gerirem uma organização ou área. Como consequência, cresce a procura dos profissionais de diferentes áreas por programas de formação e/ou especialização que lhes possibilitem não apenas a permanência num mercado competitivo, mas sobretudo o crescimento em sua carreira.

Outro aspecto relevante é a disseminação da cultura empreendedora no país, o que resulta na crescente criação de novas empresas não apenas como forma alternativa de busca por trabalho e sobrevivência, mas principalmente pelo desejo de empreender e produzir.
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação.
Obs.: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.
Graduados em quaisquer áreas do conhecimento que atuem ou desejem atuar na gestão de negócios.
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo e fontes de captação de recursos. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
Estratégia Empresarial
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias.
Estratégias de Negociação
Discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas específicas, aplicáveis a processos reais e cotidianos de negociação. Visa propiciar aos alunos, mediante abordagem prática dos insumos conceituais, vivências do processo de negociação, de maneira a fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
Ética e Direito Empresarial
Discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios, como o Direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional.
Gestão da Qualidade e de Processos
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade, abordando os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização e de gestão integrada (ERPs), bem como o mapeamento de processos.
Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado
Apresenta o tema Marketing, abordando as definições e o ambiente mercadológico, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
Gestão de Pessoas e Liderança
Aborda os temas referentes à gestão de capital humano nas organizações e as suas principais decorrências. Discute conceitos e ferramentas de gestão de pessoas, gestão por competência, gestão de carreira e cultura organizacional, apresentando a motivação, a liderança e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.
Gestão de Tecnologia e Inovação
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação, refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
Gestão de Vendas
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
Gestão Financeira e Ambiente Econômico
Apesenta os conceitos de finanças abordando a elaboração e análise de demonstrações financeiras. Discute o exame e prospecção de fontes de financiamento, apresentando indicadores econômicos e financeiros, gestão de custos e orçamento de capital. Discute o processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira, abordando riscos contábeis e econômicos. Trata os conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
Gestão internacional e Comércio Exterior
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e comércio, conceituando o sistema financeiro internacional e seus agentes econômicos. Apresenta os acordos de comércio internacional, as ferramentas de política comercial e indicadores da balança de pagamentos. Discute os principais processos, procedimentos e ferramentas relacionados ao comércio exterior.
Logística, Supply Chain e Operações
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
Modelos de Gestão e Teorias de Administração
Apresenta os clássicos e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica e a base conceitual de planejamento, gestão, organização e controle para o melhor desempenho profissional.
Planejamento e Gestão de Projetos
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, suas fases, áreas de gestão, bem como instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos. Promove, mediante o estudo de exemplos de projetos reais, a compreensão, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à gestão de projetos, definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
Tópicos Especiais de Gestão
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Estratégia Empresarial
Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado
Gestão de Pessoas e Liderança
Modelos de Gestão e Teorias de Administração
Gestão de Qualidade e de Processos
Gestão Financeira e Ambiente Economico
Gestão de Tecnologia e Inovação
Planejamento e Gestão de Projetos
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Ética e Direito Empresarial
Gestão Internacional e Comércio Exterior
Estratégias de Negociação
Gestão de Vendas e Logística
Metodologia de Pesquisa
Tópicos Emergentes de Negócios
TCC
 
   TOTAL
Estratégia Empresarial
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias.
Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado
Introduz ao marketing, abordando as definições e o ambiente do marketing. Discute a identificação de oportunidades no mercado, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
Gestão de Pessoas e Liderança
Aborda os temas referentes às pessoas na organização e as suas principais decorrências no que se refere à gestão das pessoas, como: o significado do trabalho; modelos de gestão de pessoas e a sua importância estratégica; os conceitos de competência e a estratégia organizacional; gestão de carreira; gestão das relações de trabalho; motivação; liderança; a cultura organizacional e o comportamento multicultural; mudança e transformação organizacional; aprendizagem e educação corporativa.
Modelos de Gestão e Teorias de Administração
Apresenta os principais e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica para o melhor desempenho profissional.
Gestão da Qualidade e de Processos
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade. Aborda os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), apresentando as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização de processos; as ferramentas de gestão (ERPs corporativos) e o Mapeamento de processos.
Gestão Financeira e Ambiente Econômico
Apesenta os conceitos de administração financeira: custos; despesas; investimentos; taxa de retorno; fluxo de caixa; capital de giro; ponto de equilíbrio. Aborda as demonstrações financeiras, sua análise e utilização no processo de tomada de decisões. Fundamenta a análise e prospecção de fontes de financiamento. São apresentados indicadores econômicos e financeiros, gestão estratégica de custos e orçamento de capital. Planejamento financeiro. Gestão de capital de giro. Discute o processo de globalização e suas conseqüências para a gestão financeira abordando riscos contábeis e econômicos; São discutidos conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
Gestão de Tecnologia e Inovação
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação e a necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Aborda ainda a gestão do funil de desenvolvimento. Discute a identificação indicadores e medidas de avaliação. Discute o processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da inovação. Apresenta as possibilidades relativas aos sistemas de informações gerenciais, à Gestão do Conhecimento e à vigilância tecnológica.
Planejamento e Gestão de Projetos
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos abordando, mediante estudo de exemplos de projetos reais.Promove o entendimento, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à de gestão de projetos e definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo. Discute o conceito de intraempreendedorismo e incubadoras. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora. Aborda ainda formas de capitalização e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
Ética e Direito Empresarial
A disciplina discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como de princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios: Direito comercial, Direito tributário, Direito contratual, Direito civil, Direito internacional, entre outros.
Gestão Internacional e Comércio Exterior
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e o comércio internacional. Conceitua o sistema financeiro internacional, discutindo sua importância. Apresenta os principais processos e procedimentos relacionados ao comércio exterior, tais como formas de pagamentos, documentos de exportação e incoterms; agentes intervenientes e instituições de crédito, financiamento e fomento as exportações; contratos internacionais, compra e venda de mercadorias, cláusulas específicas, contratos de repasse, Master Loan Agreement, Underwriting Agreement; documentos necessários e providências para realização das operações de exportação e importação. Apresenta os acordos de comércio internacional, a normalização das operações de crédito e descontos, pagamentos internacionais e posição da balança de pagamentos; e conversibilidade de moedas.
Estratégias de Negociação
Fundamenta e discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos em nível pessoas, bem como mobilização para aplicação de técnicas específicas aplicáveis à processos reais e cotidianos de negociação. Mediante abordagem prática dos insumos conceituais, visa propiciar aos alunos vivências do processo de negociação, de maneira fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
Gestão de Vendas e Logística
Apresenta a logística a partir de sua história. Discute a relação da logística com o ambiente de negócios e a logística integrada, abordando temas como as atividades logísticas, a teoria dos sistemas e a logística integrada; eficiência, eficácia e as medições de desempenho na Logística Integrada; ferramentas para a gestão da Supply Chain; gestão de vendas. S&OP. RFID. Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado e até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
Metodologia de Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o profissional elabore o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
Tópicos Emergentes de Negócios
Apresenta conceitos de negócios emergentes e surgidos nos últimos anos e que se apresentam como tendência para o ambiente empresarial. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. A discussão de Tópicos Emergentes de Negócios visa contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
Trabalho de Conclusão de Cursoi
O TCC consistirá da elaboração de um plano de negócio de uma nova empresa, novo negócio ou novo empreendimento.
 
   TOTAL
Estratégia Empresarial
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias.
Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado
Apresenta o tema Marketing, abordando as definições e o ambiente mercadológico, discutindo as principais estratégias
com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do
marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados
estatísticos.
Gestão de Pessoas e Liderança
Aborda os temas referentes à gestão de capital humano nas organizações e as suas principais decorrências. Discute
conceitos e ferramentas de gestão de pessoas, gestão por competência, gestão de carreira e cultura organizacional,
apresentando a motivação, a liderança e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.
Modelos de Gestão e Teorias de Administração
Apresenta os principais e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica para o melhor desempenho profissional.
Gestão da Qualidade e de Processos
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade. Aborda os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), apresentando as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização de processos; as ferramentas de gestão (ERPs corporativos) e o Mapeamento de processos.
Gestão Financeira e Ambiente Econômico
Apesenta os conceitos de finanças abordando a elaboração e análise de demonstrações financeiras. Discute o exame e prospecção de fontes de financiamento, apresentando indicadores econômicos e financeiros, gestão de custos e orçamento de capital. Discute o processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira, abordando riscos contábeis e econômicos. Trata os conceitos de mercado
de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
Gestão de Tecnologia e Inovação
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação , refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa.Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
Planejamento e Gestão de Projetos
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, suas fases, áreas de gestão, bem como instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos. Promove, mediante o estudo de exemplos de projetos reais, a compreensão, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à gestão de projetos, definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do
empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo e fontes de captação de recursos. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
Ética e Direito Empresarial
Discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios, como o Direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional.
Gestão Internacional e Comércio Exterior
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e comércio, conceituando o sistema financeiro internacional e seus agentes econômicos. Apresenta os acordos de comércio internacional, as ferramentas de política comercial e indicadores da balança de pagamentos. Discute os principais processos, procedimentos e ferramentas relacionados ao comércio exterior.
Estratégia de Negociação
Discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas específicas, aplicáveis
a processos reais e cotidianos de negociação.
Visa propiciar aos alunos, mediante abordagem prática dos insumos conceituais, vivências do processo de negociação, de maneira a fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
Metodologia de Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o profissional elabore o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
Tópicos Especiais de Gestão
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos
surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma
visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
Gestão de Vendas
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
Logística, Supply Chain e Operações
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
 
   TOTAL
Estratégia Empresarial
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias.
Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado
Introduz ao marketing, abordando as definições e o ambiente do marketing. Discute a identificação de oportunidades no mercado, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global.
Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
Gestão de Pessoas e Liderança
Aborda os temas referentes às pessoas na organização e as suas principais decorrências no que se refere à gestão das pessoas, como: o significado do trabalho; modelos de gestão de pessoas e a sua importância estratégica; os conceitos de competência e a estratégia organizacional; gestão de carreira; gestão das relações de trabalho; motivação; liderança; a cultura organizacional e o comportamento multicultural; mudança e transformação organizacional; aprendizagem e educação corporativa.
Modelos de Gestão e Teorias de Administração
Apresenta os principais e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica para o melhor desempenho profissional.
Gestão da Qualidade e de Processos
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade. Aborda os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), apresentando as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização de processos; as ferramentas de gestão (ERPs corporativos) e o Mapeamento de processos.
Gestão Financeira e Ambiente Econômico
Apesenta os conceitos de administração financeira: custos; despesas; investimentos; taxa de retorno; fluxo de caixa; capital de giro; ponto de equilíbrio.
Aborda as demonstrações financeiras, sua análise e utilização no processo de tomada de decisões. Fundamenta a análise e prospecção de fontes de financiamento. São apresentados indicadores econômicos e financeiros, gestão estratégica de custos e orçamento de capital. Planejamento financeiro. Gestão de capital de giro. Discute o processo de globalização e suas conseqüências para a gestão financeira abordando riscos contábeis e econômicos; São discutidos conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
Gestão de Tecnologia e Inovação
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação e a necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Aborda ainda a gestão do funil de desenvolvimento. Discute a identificação indicadores e medidas de avaliação.
Discute o processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da inovação. Apresenta as possibilidades relativas aos sistemas de informações gerenciais, à Gestão do Conhecimento e à vigilância tecnológica.
Planejamento e Gestão de Projetos
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos abordando, mediante estudo de exemplos de projetos reais.Promove o entendimento, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à de gestão de projetos e definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo. Discute o conceito de intraempreendedorismo e incubadoras. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora.
Aborda ainda formas de capitalização e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
Ética e Direito Empresarial
A disciplina discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como de princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios: Direito comercial, Direito tributário, Direito contratual, Direito civil, Direito internacional, entre outros.
Gestão Internacional e Comércio Exterior
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e o comércio internacional. Conceitua o sistema financeiro internacional, discutindo sua importância. Apresenta os principais processos e procedimentos relacionados ao comércio exterior, tais como formas de
pagamentos, documentos de exportação e incoterms; agentes intervenientes e instituições de crédito, financiamento e fomento as exportações; contratos internacionais, compra e venda de mercadorias, cláusulas específicas, contratos
de repasse, Master Loan Agreement, Underwriting Agreement; documentos necessários e providências para realização das operações de exportação e importação. Apresenta os acordos de comércio internacional, a normalização das operações de crédito e descontos, pagamentos internacionais e posição da
balança de pagamentos; e conversibilidade de moedas.
Estratégias de Negociação
Fundamenta e discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos em nível pessoas, bem como mobilização para aplicação de técnicas específicas aplicáveis à processos reais e cotidianos de negociação. Mediante abordagem prática dos insumos conceituais, visa propiciar aos alunos vivências do processo de negociação, de maneira fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
Gestão de Vendas e Logística
Apresenta a logística a partir de sua história. Discute a relação da logística com o ambiente de negócios e a logística integrada, abordando temas como as atividades logísticas, a teoria dos sistemas e a logística integrada; eficiência, eficácia e as medições de desempenho na Logística Integrada; ferramentas para a gestão da Supply Chain; gestão de vendas. S&OP. RFID.
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado e até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar
resultados de vendas.
Metodologia de Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o profissional elabore o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
Tópicos Emergentes de Negócios
Apresenta conceitos de negócios emergentes e surgidos nos últimos anos e que se apresentam como tendência para o ambiente empresarial.
Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. A discussão de Tópicos Emergentes de Negócios visa contribuir com a formaç ão eclética de gestores
multiespecializados.
 
   TOTAL
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo e fontes de captação de recursos. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO
Discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas específicas, aplicáveis a processos reais e cotidianos de negociação. Visa propiciar aos alunos, mediante abordagem prática dos insumos conceituais, vivências do processo de negociação, de maneira a fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
ÉTICA E DIREITO EMPRESARIAL
Discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios, como o Direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional.
GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade, abordando os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização e de gestão integrada (ERPs), bem como o mapeamento de processos.
GESTÃO DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO
Apresenta o tema Marketing, abordando as definições e o ambiente mercadológico, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA
Aborda os temas referentes à gestão de capital humano nas organizações e as suas principais decorrências. Discute conceitos e ferramentas de gestão de pessoas, gestão por competência, gestão de carreira e cultura organizacional, apresentando a motivação, a liderança e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.
GESTÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação, refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
GESTÃO DE VENDAS
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
GESTÃO FINANCEIRA E AMBIENTE ECONÔMICO
Apesenta os conceitos de finanças abordando a elaboração e análise de demonstrações financeiras. Discute o exame e prospecção de fontes de financiamento, apresentando indicadores econômicos e financeiros, gestão de custos e orçamento de capital. Discute o processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira, abordando riscos contábeis e econômicos. Trata os conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
GESTÃO INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e comércio, conceituando o sistema financeiro internacional e seus agentes econômicos. Apresenta os acordos de comércio internacional, as ferramentas de política comercial e indicadores da balança de pagamentos. Discute os principais processos, procedimentos e ferramentas relacionados ao comércio exterior.
LOGÍSTICA, SUPPLY CHAIN E OPERAÇÕES
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
MODELOS DE GESTÃO E TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
Apresenta os clássicos e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica e a base conceitual de planejamento, gestão, organização e controle para o melhor desempenho profissional.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, suas fases, áreas de gestão, bem como instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos. Promove, mediante o estudo de exemplos de projetos reais, a compreensão, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à gestão de projetos, definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
TÓPICOS ESPECIAIS DE GESTÃO
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo e fontes de captação de recursos. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO
Discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas específicas, aplicáveis a processos reais e cotidianos de negociação. Visa propiciar aos alunos, mediante abordagem prática dos insumos conceituais, vivências do processo de negociação, de maneira a fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
ÉTICA E DIREITO EMPRESARIAL
Discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios, como o Direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional.
GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade, abordando os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização e de gestão integrada (ERPs), bem como o mapeamento de processos.
GESTÃO DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO
Apresenta o tema Marketing, abordando as definições e o ambiente mercadológico, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA
Aborda os temas referentes à gestão de capital humano nas organizações e as suas principais decorrências. Discute conceitos e ferramentas de gestão de pessoas, gestão por competência, gestão de carreira e cultura organizacional, apresentando a motivação, a liderança e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.
GESTÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação, refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
GESTÃO DE VENDAS
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
GESTÃO FINANCEIRA E AMBIENTE ECONÔMICO
Apresenta os conceitos de finanças abordando a elaboração e análise de demonstrações financeiras. Discute o exame e prospecção de fontes de financiamento, apresentando indicadores econômicos e financeiros, gestão de custos e orçamento de capital. Discute o processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira, abordando riscos contábeis e econômicos. Trata os conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
GESTÃO INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e comércio, conceituando o sistema financeiro internacional e seus agentes econômicos. Apresenta os acordos de comércio internacional, as ferramentas de política comercial e indicadores da balança de pagamentos. Discute os principais processos, procedimentos e ferramentas relacionados ao comércio exterior.
LOGÍSTICA, SUPPLY CHAIN E OPERAÇÕES
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
MODELOS DE GESTÃO E TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
Apresenta os clássicos e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica e a base conceitual de planejamento, gestão, organização e controle para o melhor desempenho profissional.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, suas fases, áreas de gestão, bem como instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos. Promove, mediante o estudo de exemplos de projetos reais, a compreensão, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à gestão de projetos, definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
TÓPICOS ESPECIAIS DE GESTÃO
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS:
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo e fontes de captação de recursos. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL:
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO:
Discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas específicas, aplicáveis a processos reais e cotidianos de negociação. Visa propiciar aos alunos, mediante abordagem prática dos insumos conceituais, vivências do processo de negociação, de maneira a fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
ÉTICA E DIREITO EMPRESARIAL:
Discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios, como o Direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional.
GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS:
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade, abordando os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização e de gestão integrada (ERPs), bem como o mapeamento de processos.
GESTÃO DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO:
Apresenta o tema Marketing, abordando as definições e o ambiente mercadológico, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA:
Aborda os temas referentes à gestão de capital humano nas organizações e as suas principais decorrências. Discute conceitos e ferramentas de gestão de pessoas, gestão por competência, gestão de carreira e cultura organizacional, apresentando a motivação, a liderança e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.
GESTÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação, refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
GESTÃO DE VENDAS:
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
GESTÃO FINANCEIRA E AMBIENTE ECONÔMICO:
Apresenta os conceitos de finanças abordando a elaboração e análise de demonstrações financeiras. Discute o exame e prospecção de fontes de financiamento, apresentando indicadores econômicos e financeiros, gestão de custos e orçamento de capital. Discute o processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira, abordando riscos contábeis e econômicos. Trata os conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
GESTÃO INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR:
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e comércio, conceituando o sistema financeiro internacional e seus agentes econômicos. Apresenta os acordos de comércio internacional, as ferramentas de política comercial e indicadores da balança de pagamentos. Discute os principais processos, procedimentos e ferramentas relacionados ao comércio exterior.
LOGÍSTICA, SUPPLY CHAIN E OPERAÇÕES:
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
MODELOS DE GESTÃO E TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO:
Apresenta os clássicos e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica e a base conceitual de planejamento, gestão, organização e controle para o melhor desempenho profissional.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS:
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, suas fases, áreas de gestão, bem como instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos. Promove, mediante o estudo de exemplos de projetos reais, a compreensão, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à gestão de projetos, definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
TÓPICOS ESPECIAIS DE GESTÃO:
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Estratégia Empresarial:
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias.
Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado:
Introduz ao marketing, abordando as definições e o ambiente do marketing. Discute a identificação de oportunidades no mercado, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global.
Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
Gestão de Pessoas e Liderança:
Aborda os temas referentes às pessoas na organização e as suas principais decorrências no que se refere à gestão das pessoas, como: o significado do trabalho; modelos de gestão de pessoas e a sua importância estratégica; os conceitos de competência e a estratégia organizacional; gestão de carreira; gestão das relações de trabalho; motivação; liderança; a cultura organizacional e o comportamento multicultural; mudança e transformação organizacional; aprendizagem e educação corporativa.
Modelos de Gestão e Teorias de Administração:
Apresenta os principais e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica para o melhor desempenho profissional.
Gestão da Qualidade e de Processos:
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade. Aborda os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), apresentando as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização de processos; as ferramentas de gestão (ERPs corporativos) e o Mapeamento de processos.
Gestão Financeira e Ambiente Econômico:
Apesenta os conceitos de administração financeira: custos; despesas; investimentos; taxa de retorno; fluxo de caixa; capital de giro; ponto de equilíbrio.
Aborda as demonstrações financeiras, sua análise e utilização no processo de tomada de decisões. Fundamenta a análise e prospecção de fontes de financiamento. São apresentados indicadores econômicos e financeiros, gestão estratégica de custos e orçamento de capital. Planejamento financeiro. Gestão de capital de giro. Discute o processo de globalização e suas conseqüências para a gestão financeira abordando riscos contábeis e econômicos; São discutidos conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
Gestão de Tecnologia e Inovação:
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação e a necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Aborda ainda a gestão do funil de desenvolvimento. Discute a identificação indicadores e medidas de avaliação.
Discute o processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da inovação. Apresenta as possibilidades relativas aos sistemas de informações gerenciais, à Gestão do Conhecimento e à vigilância tecnológica.
Planejamento e Gestão de Projetos:
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos abordando, mediante estudo de exemplos de projetos reais.Promove o entendimento, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à de gestão de projetos e definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
Empreendedorismo e Plano de Negócios:
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo. Discute o conceito de intraempreendedorismo e incubadoras. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora.
Aborda ainda formas de capitalização e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
Ética e Direito Empresarial:
A disciplina discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como de princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios: Direito comercial, Direito tributário, Direito contratual, Direito civil, Direito internacional, entre outros.
Gestão Internacional e Comércio Exterior:
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e o comércio internacional. Conceitua o sistema financeiro internacional, discutindo sua importância. Apresenta os principais processos e procedimentos relacionados ao comércio exterior, tais como formas de
pagamentos, documentos de exportação e incoterms; agentes intervenientes e instituições de crédito, financiamento e fomento as exportações; contratos internacionais, compra e venda de mercadorias, cláusulas específicas, contratos
de repasse, Master Loan Agreement, Underwriting Agreement; documentos necessários e providências para realização das operações de exportação e importação. Apresenta os acordos de comércio internacional, a normalização das operações de crédito e descontos, pagamentos internacionais e posição da
balança de pagamentos; e conversibilidade de moedas.
Estratégias de Negociação:
Fundamenta e discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos em nível pessoas, bem como mobilização para aplicação de técnicas específicas aplicáveis à processos reais e cotidianos de negociação. Mediante abordagem prática dos insumos conceituais, visa propiciar aos alunos vivências do processo de negociação, de maneira fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
Trabalho de Conclusão de Curso
Tópicos Especiais de Gestão
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
Logística, Supply Chain e Operações
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
Gestão de Vendas
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
 
   TOTAL
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo e fontes de captação de recursos. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
Estratégia Empresarial
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias.
Estratégia de Negociação
Discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas específicas, aplicáveis a processos reais e cotidianos de negociação. Visa propiciar aos alunos, mediante abordagem prática dos insumos conceituais, vivências do processo de negociação, de maneira a fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
Ética e Direito Empresarial
Discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios, como o Direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional.
Gestão da Qualidade e de Processos
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade, abordando os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização e de gestão integrada (ERPs), bem como o mapeamento de processos.
Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado
Apresenta o tema Marketing, abordando as definições e o ambiente mercadológico, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
Gestão de Pessoas e Liderança
Aborda os temas referentes à gestão de capital humano nas organizações e as suas principais decorrências. Discute conceitos e ferramentas de gestão de pessoas, gestão por competência, gestão de carreira e cultura organizacional, apresentando a motivação, a liderança e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.
Gestão de Tecnologia e Inovação
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação, refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
Gestão de Vendas
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
Gestão Financeira e Ambiente Econômico
Apesenta os conceitos de finanças abordando a elaboração e análise de demonstrações financeiras. Discute o exame e prospecção de fontes de financiamento, apresentando indicadores econômicos e financeiros, gestão de custos e orçamento de capital. Discute o processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira, abordando riscos contábeis e econômicos. Trata os conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
Gestão Internacional e Comércio Exterior
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e comércio, conceituando o sistema financeiro internacional e seus agentes econômicos. Apresenta os acordos de comércio internacional, as ferramentas de política comercial e indicadores da balança de pagamentos. Discute os principais processos, procedimentos e ferramentas relacionados ao comércio exterior.
Logística, Supply Chain e Operações
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
Modelos de Gestão e Teorias de Administração
Apresenta os clássicos e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica e a base conceitual de planejamento, gestão, organização e controle para o melhor desempenho profissional.
Planejamento e Gestão de Projetos
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, suas fases, áreas de gestão, bem como instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos. Promove, mediante o estudo de exemplos de projetos reais, a compreensão, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à gestão de projetos, definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
Tópicos Especiais de Gestão
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo e fontes de captação de recursos. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO
Discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas específicas, aplicáveis a processos reais e cotidianos de negociação. Visa propiciar aos alunos, mediante abordagem prática dos insumos conceituais, vivências do processo de negociação, de maneira a fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
ÉTICA E DIREITO EMPRESARIAL
Discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios, como o Direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional.
GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade, abordando os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização e de gestão integrada (ERPs), bem como o mapeamento de processos.
GESTÃO DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO
Apresenta o tema Marketing, abordando as definições e o ambiente mercadológico, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA
Aborda os temas referentes à gestão de capital humano nas organizações e as suas principais decorrências. Discute conceitos e ferramentas de gestão de pessoas, gestão por competência, gestão de carreira e cultura organizacional, apresentando a motivação, a liderança e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.
GESTÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação, refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
GESTÃO DE VENDAS
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
GESTÃO FINANCEIRA E AMBIENTE ECONÔMICO
Apesenta os conceitos de finanças abordando a elaboração e análise de demonstrações financeiras. Discute o exame e prospecção de fontes de financiamento, apresentando indicadores econômicos e financeiros, gestão de custos e orçamento de capital. Discute o processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira, abordando riscos contábeis e econômicos. Trata os conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
GESTÃO INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e comércio, conceituando o sistema financeiro internacional e seus agentes econômicos. Apresenta os acordos de comércio internacional, as ferramentas de política comercial e indicadores da balança de pagamentos. Discute os principais processos, procedimentos e ferramentas relacionados ao comércio exterior.
LOGÍSTICA, SUPPLY CHAIN E OPERAÇÕES
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
MODELOS DE GESTÃO E TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
Apresenta os clássicos e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica e a base conceitual de planejamento, gestão, organização e controle para o melhor desempenho profissional.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, suas fases, áreas de gestão, bem como instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos. Promove, mediante o estudo de exemplos de projetos reais, a compreensão, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à gestão de projetos, definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
TÓPICOS ESPECIAIS DE GESTÃO
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Estratégia Empresarial
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias.
Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado
Apresenta o tema Marketing, abordando as definições e o ambiente mercadológico, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
Gestão de Pessoas e Liderança
Aborda os temas referentes à gestão de capital humano nas organizações e as suas principais decorrências. Discute conceitos e ferramentas de gestão de pessoas, gestão por competência, gestão de carreira e cultura organizacional, apresentando a motivação, a liderança e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.
Modelos de Gestão e Teorias de Administração
Apresenta os clássicos e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica e a base conceitual de planejamento, gestão, organização e controle para o melhor desempenho profissional.
Gestão da Qualidade e de Processos
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade, abordando os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização e de gestão integrada (ERPs), bem como o mapeamento de processos.
Gestão Financeira e Ambiente Econômico
Apesenta os conceitos de finanças abordando a elaboração e análise de demonstrações financeiras. Discute o exame e prospecção de fontes de financiamento, apresentando indicadores econômicos e financeiros, gestão de custos e orçamento de capital. Discute o processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira, abordando riscos contábeis e econômicos. Trata os conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
Gestão de Tecnologia e Inovação
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação, refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
Planejamento e Gestão de Projetos
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, suas fases, áreas de gestão, bem como instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos. Promove, mediante o estudo de exemplos de projetos reais, a compreensão, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à gestão de projetos, definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo e fontes de captação de recursos. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
Ética e Direito Empresarial
Discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios, como o Direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional.
Gestão Internacional e Comércio Exterior
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e comércio, conceituando o sistema financeiro internacional e seus agentes econômicos. Apresenta os acordos de comércio internacional, as ferramentas de política comercial e indicadores da balança de pagamentos. Discute os principais processos, procedimentos e ferramentas relacionados ao comércio exterior.
Estratégias de Negociação
Discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas específicas, aplicáveis a processos reais e cotidianos de negociação. Visa propiciar aos alunos, mediante abordagem prática dos insumos conceituais, vivências do processo de negociação, de maneira a fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
Gestão de Vendas
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
Tópicos Especiais de Gestão
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
Logística, Supply Chain e Operações
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo e fontes de captação de recursos. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO
Discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas específicas, aplicáveis a processos reais e cotidianos de negociação. Visa propiciar aos alunos, mediante abordagem prática dos insumos conceituais, vivências do processo de negociação, de maneira a fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
ÉTICA E DIREITO EMPRESARIAL
Discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios, como o Direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional.
GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade, abordando os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização e de gestão integrada (ERPs), bem como o mapeamento de processos.
GESTÃO DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO
Apresenta o tema Marketing, abordando as definições e o ambiente mercadológico, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA
Aborda os temas referentes à gestão de capital humano nas organizações e as suas principais decorrências. Discute conceitos e ferramentas de gestão de pessoas, gestão por competência, gestão de carreira e cultura organizacional, apresentando a motivação, a liderança e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.
GESTÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação, refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
GESTÃO DE VENDAS
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
GESTÃO FINANCEIRA E AMBIENTE ECONÔMICO
Apesenta os conceitos de finanças abordando a elaboração e análise de demonstrações financeiras. Discute o exame e prospecção de fontes de financiamento, apresentando indicadores econômicos e financeiros, gestão de custos e orçamento de capital. Discute o processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira, abordando riscos contábeis e econômicos. Trata os conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
GESTÃO INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e comércio, conceituando o sistema financeiro internacional e seus agentes econômicos. Apresenta os acordos de comércio internacional, as ferramentas de política comercial e indicadores da balança de pagamentos. Discute os principais processos, procedimentos e ferramentas relacionados ao comércio exterior.
LOGÍSTICA, SUPPLY CHAIN E OPERAÇÕES
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
MODELOS DE GESTÃO E TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
Apresenta os clássicos e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica e a base conceitual de planejamento, gestão, organização e controle para o melhor desempenho profissional.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, suas fases, áreas de gestão, bem como instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos. Promove, mediante o estudo de exemplos de projetos reais, a compreensão, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à gestão de projetos, definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
TÓPICOS ESPECIAIS DE GESTÃO
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS:
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo e fontes de captação de recursos. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO
Discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas específicas, aplicáveis a processos reais e cotidianos de negociação. Visa propiciar aos alunos, mediante abordagem prática dos insumos conceituais, vivências do processo de negociação, de maneira a fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
ÉTICA E DIREITO EMPRESARIAL
Discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios, como o Direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional.
GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade, abordando os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização e de gestão integrada (ERPs), bem como o mapeamento de processos.
GESTÃO DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO
Apresenta o tema Marketing, abordando as definições e o ambiente mercadológico, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA
Aborda os temas referentes à gestão de capital humano nas organizações e as suas principais decorrências. Discute conceitos e ferramentas de gestão de pessoas, gestão por competência, gestão de carreira e cultura organizacional, apresentando a motivação, a liderança e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.
GESTÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação, refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
GESTÃO DE VENDAS
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
GESTÃO FINANCEIRA E AMBIENTE ECONÔMICO
Apesenta os conceitos de finanças abordando a elaboração e análise de demonstrações financeiras. Discute o exame e prospecção de fontes de financiamento, apresentando indicadores econômicos e financeiros, gestão de custos e orçamento de capital. Discute o processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira, abordando riscos contábeis e econômicos. Trata os conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
GESTÃO INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e comércio, conceituando o sistema financeiro internacional e seus agentes econômicos. Apresenta os acordos de comércio internacional, as ferramentas de política comercial e indicadores da balança de pagamentos. Discute os principais processos, procedimentos e ferramentas relacionados ao comércio exterior.
LOGÍSTICA, SUPPLY CHAIN E OPERAÇÕES
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
MODELOS DE GESTÃO E TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
Apresenta os clássicos e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica e a base conceitual de planejamento, gestão, organização e controle para o melhor desempenho profissional.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, suas fases, áreas de gestão, bem como instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos. Promove, mediante o estudo de exemplos de projetos reais, a compreensão, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à gestão de projetos, definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
TÓPICOS ESPECIAIS DE GESTÃO
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo e fontes de captação de recursos. Apresenta os processos e fases de construção de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
Estratégia Empresarial
Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias.
Estratégias de Negociação
Discute os principais conceitos relacionados ao processo de negociação, mediante realização de exercícios e dinâmicas relevantes para a sensibilização, de modo a estimular a “ressignificação” dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas específicas, aplicáveis a processos reais e cotidianos de negociação. Visa propiciar aos alunos, mediante abordagem prática dos insumos conceituais, vivências do processo de negociação, de maneira a fomentar sua significação em situações reais e cotidianas.
Ética e Direito Empresarial
Discute e problematiza questões éticas associadas à prática empresarial, bem como princípios de Direito aplicados à realidade dos negócios, como o Direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional.
Gestão da Qualidade e de Processos
Conceitua a Qualidade, abordando seu histórico no cenário nacional e internacional. Apresenta o pensamento e práticas dos principais gurus da administração ligados à qualidade, abordando os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT), as principais certificações da Qualidade. Discute os principais processos de uma empresa, as ferramentas de otimização e de gestão integrada (ERPs), bem como o mapeamento de processos.
Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado
Apresenta o tema Marketing, abordando as definições e o ambiente mercadológico, discutindo as principais estratégias com vistas à elaboração de planos de marketing, planos de comunicação e promoção, considerando ainda, o contexto do marketing global. Apresenta, discute e problematiza as ferramentas de pesquisa de mercado, os instrumentos de pesquisa e as metodologias para tratamento de dados estatísticos.
Gestão de Pessoas e Liderança
Aborda os temas referentes à gestão de capital humano nas organizações e as suas principais decorrências. Discute conceitos e ferramentas de gestão de pessoas, gestão por competência, gestão de carreira e cultura organizacional, apresentando a motivação, a liderança e sua aplicabilidade no ambiente empresarial.
Gestão de Tecnologia e Inovação
Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação, refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
Gestão de Vendas
Aborda a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, de como planejar efetivamente todas as etapas de venda, avaliando desde o potencial de mercado até a distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.
Gestão Financeira e Ambiente Econômico
Apesenta os conceitos de finanças abordando a elaboração e análise de demonstrações financeiras. Discute o exame e prospecção de fontes de financiamento, apresentando indicadores econômicos e financeiros, gestão de custos e orçamento de capital. Discute o processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira, abordando riscos contábeis e econômicos. Trata os conceitos de mercado de capitais e cambiais, subsidiando a problematização sobre as tendências futuras em Finanças Internacionais.
Gestão Internacional e Comércio Exterior
Aborda os principais aspectos relacionados à evolução do conceito de economia e comércio, conceituando o sistema financeiro internacional e seus agentes econômicos. Apresenta os acordos de comércio internacional, as ferramentas de política comercial e indicadores da balança de pagamentos. Discute os principais processos, procedimentos e ferramentas relacionados ao comércio exterior.
Logística, Supply Chain e Operações
Apresenta o conceito de cadeia de suprimentos, relacionando-o ao ambiente e aos processos organizacionais. Aborda temas de logística integrada e discute ferramentas de eficiência, bem como a otimização operacional, de suprimentos e logística.
Modelos de Gestão e Teorias de Administração
Apresenta os clássicos e mais modernos conceitos da administração, bem como sua aplicabilidade no ambiente empresarial, mediante abordagem de diferentes modelos e teorias de gestão. Possibilita o desenvolvimento de visão crítica e a base conceitual de planejamento, gestão, organização e controle para o melhor desempenho profissional.
Planejamento e Gestão de Projetos
Apresenta e discute o panorama da gestão de projetos no mundo, principais aplicações, características principais de um projeto, suas fases, áreas de gestão, bem como instituições envolvidas com o gerenciamento de projetos. Promove, mediante o estudo de exemplos de projetos reais, a compreensão, análise e contextualização das melhores práticas mundialmente reconhecidas pelas áreas de conhecimento ligadas à gestão de projetos, definidas por instituições e organizações ligadas à gestão de projetos.
Tópicos Especiais de Gestão
Apresenta conceitos de negócios emergentes ou específicos surgidos nos últimos anos e que se apresentam como muito relevantes para a atuação de um gestor de negócios. Problematiza os conceitos discutidos de modo a favorecer uma visão mais sistêmica e completa das práticas administrativas. Discute tópicos especiais de negócios, visando contribuir com a formação eclética de gestores multiespecializados.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta metodológica
O curso engloba aulas presenciais expositivas e interativas, diálogo e debate entre os participantes e docentes, apresentação sistemática de cases e exemplos ilustrativos dos conceitos (vídeos, situações reais, dinâmicas, exercícios, entre outros).

Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será desenvolvido a partir da escolha entre dois focos de trabalho: elaboração de um plano de negócio de uma nova empresa e realização do planejamento detalhado de um projeto.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Negócios (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.


Taxa de inscrição:  R$ 50

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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Pós-graduação em gestão de negócios - centro universitário senac from Senac São Paulo

 

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