Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Elaboração de Manual de Boas Práticas e Pop para Comércio e Serviços de Alimentação

Capacitar o aluno para a elaboração do Manual de Boas Práticas, seguindo as recomendações estabelecidas pela legislação vigente e atendendo às atividades desenvolvidas no estabelecimento, a fim de garantir a padronização do processo produtivo e as condições higiênicas sanitárias adequadas aos alimentos.

Carga horária: 30 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto

Mercado de Trabalho

As constantes transformações no cenário mundial vêm gerando novos hábitos alimentares, demandando mudanças no perfil dos trabalhadores da área. Os números da produção de alimentos têm crescido para atender à demanda e, com isso, há um aumento paralelo dos problemas causados por alimentos e bebidas contaminados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 2,2 milhões de pessoas morrem por ano, no mundo, vítimas de alimentos e bebidas contaminados.

Esse cenário aponta para uma intensa demanda por profissionais que atuem em áreas voltadas ao setor de alimentação e comércio, em especial, à segurança dos alimentos, considerando a grande quantidade de consumidores impactados por essa produção.

Dentro deste novo contexto, os profissionais da área alimentícia necessitam aprimorar-se, contínua e estrategicamente, para serem bem sucedidos ao atender às expectativas e necessidades do mercado. Devem, portanto, utilizar e registrar, com postura crítica e criatividade, técnicas de manipulação de alimentos adequadas à legislação vigente.

Público-alvo

Profissionais que atuam ou desejam atuar no comércio e serviços de alimentação.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.
Estão previstas situações ativas de aprendizagem, pautadas pelo mundo do trabalho, por meio das quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa.


Programa

- Manual de Boas práticas, Pop e Instrução de trabalho: conceito, aplicabilidade e importância.
- Responsabilidade Técnica conforme definição da CVS 5/2013
- Legislação CVS 5/2013, Portaria 2619/2011, RDC 216/2004 e RDC 275/2002.
- Perigos nos alimentos
- Boas práticas para construção do Manual: identificação da empresa, localização e estrutura física, equipamentos, utensílios e móveis, manejo de resíduos, critérios de segurança no processo operacional.
- Boas práticas para construção dos Pop e Instruções de trabalho: capacitação, saúde e higiene pessoal, higiene das instalações, equipamentos e utensílios, controle integrado de pragas, qualidade da água, programa de recolhimento de alimentos.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).


Livro:
Alimentos seguros | Ferramentas para gestão e controle de produção e distribuição. Autor: Luana de Assis. Editora: Senac Nacional


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
manual; manual de boas práticas; boas práticas; procedimento operacional padrão; POP; normas higiênico sanitárias; serviços de alimentação; higiene; higiene na manipulação de alimentos, senac, curso
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.