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Gestão do Esporte

Objetivo
Especializar profissionais para gerenciar entidades/instalações/áreas esportivas, nos seus mais diversos aspectos - finanças, recursos humanos, marketing, operações etc.; gerenciar projetos, por meio de modelos de gestão do esporte - considerando o público alvo, parceiros e concorrentes; e identificar possibilidades de negócios, compreendendo criticamente o universo das atividades esportivas, a fim de prestar serviços de qualidade e obter resultados econômicos, financeiros e esportivos.
Diferencial
O curso tem como diferencial a abordagem de aspectos como a inclusão e a participação social, visto que fazem parte do universo da administração de organizações e entidades esportivas. É o único curso que foca no entendimento e no estudo da importância cultural política e social do esporte para a sociedade brasileira.

Carga horária: 366 horas

Área de atuação
O profissional especialista formado neste curso encontra diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Seu campo de atuação abrange os diversos espaços e organizações públicas, privadas e do terceiro setor, como clubes, academias, escolas, instalações, centros esportivos públicos e privados de esporte e lazer, além de projetos corporativos, ambientais, sociais, educacionais, esportivos, entre outros.

Panorama de mercado
A indústria do esporte representa de 2% a 3% do PIB em nações desenvolvidas. No Brasil, país em desenvolvimento, essa participação é estimada em cerca de 2%, ou R$ 40 bilhões, e é responsável pelo emprego de 320 mil pessoas (KASZNAR; GRAÇA FILHO, 2012). Os players dessa indústria são as organizações e empresas representadas por agremiações esportivas e por fornecedores de produtos e serviços relacionados ao esporte. Mas outras áreas da economia também são influenciadas por esse segmento, tais como: comunicação, educação, transporte, alimentação, hospedagem, entretenimento, turismo, segurança, entre outras.

Apesar de todo esse apelo econômico, que culmina na geração de novos negócios, a gestão do esporte ainda pode ser considerada uma área de investigação acadêmica e de atuação profissional recente (ROCHA; BASTOS, 2011). Tudo isso, aliado aos grandes eventos que acontecem no país, provocam uma demanda maior por profissionais aptos a atuar nesse novo cenário do mercado esportivo brasileiro.
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação.
Obs.: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Este curso destina-se a graduados que tenham interesse em atuar ou se especializar na área de gestão do esporte.
DIREITO ESPORTIVO E FAIR PLAY
Fornece um conjunto de ferramentas e instrumentos próprios do segmento jurídico-desportivo, possibilitando o enriquecimento técnico e científico para o desempenho profissional junto ao universo do esporte. Analisa as perspectivas jurídicas do esporte a partir de suas dimensões constitucionais, legais, doutrinárias e jurisprudenciais, trazendo à tona suas peculiaridades para estudo, investigação e atualização permanente na área do Direito Esportivo. Discute aspectos éticos da gestão do esporte e o conceito de Fair Play disseminado pela imprensa e pelo universo dos agentes esportivos.
LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E EQUIPES
Discute os fundamentos e os requisitos para uma liderança bem-sucedida. Avalia os diversos estilos de liderança e estimula o desenvolvimento de habilidades de líder. Analisa as bases da motivação e o papel do líder no engajamento de pessoas. Descreve a dinâmica de formação e desenvolvimento de equipes, explorando estratégias e ferramentas para a formação de equipes de alto desempenho. Comenta o processo de sucessão, identificação e formação de talentos.
MODELOS DE GESTÃO NO ESPORTE
Apresenta modelos de gestão de esporte utilizados em diversos países e a conexão com a evolução dos paradigmas em administração, com o intuito de refletir sobre um dado contexto econômico, político e social. Relaciona organização e gestão com estratégia de negócio e posicionamento no mercado. Discute criticamente a gestão empresarial e as mudanças no ambiente de negócios das organizações esportivas. Analisa modelos organizacionais e de gestão utilizados por clubes, ligas, federações e confederações no Brasil e no mundo. Discute a estrutura de funcionamento das organizações esportivas e o papel que elas desempenham no contexto social contemporâneo.
POLÍTICAS PÚBLICAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO ESPORTE
Apresenta noções gerais sobre a organização e a administração da educação física e do esporte nos âmbitos nacional e internacional, enfatizando o estudo histórico, contextual e contemporâneo da política pública em esporte e lazer no Brasil. Analisa o papel social do esporte. Aborda o planejamento e a gestão aplicados ao esporte e lazer. Discute as propostas interventivas em esporte e lazer, em especial as que são relacionadas ao Terceiro Setor.
ECONOMIA E INDÚSTRIA DO ESPORTE
Fornece um panorama da importância econômica do esporte. Analisa as aproximações do esporte com a indústria do entretenimento e os meios de comunicação de massa. Caracteriza o mercado consumidor de produtos e serviços esportivos, buscando identificar os principais fatores que influenciam o comportamento de compra nesse mercado.
GESTÃO DE ARENAS E INSTALAÇÕES ESPORTIVAS
Apresenta a tipologia de instalações esportivas. Analisa e discute a lógica moderna desse tipo de instalação. Fornece uma visão dos fundamentos, ferramentas, técnicas e tecnologia para a gestão de serviços em espaços esportivos. Apresenta as tendências em espaços esportivos. Analisa a customização de espaços para patrocínio nas arenas, ginásios e estádios. Avalia os sistemas de tecnologia aplicados na área esportiva (equipamentos, controle, segurança). Estuda a gestão de recursos materiais, de patrimônio e da qualidade nas instalações esportivas.
MARKETING EM SERVIÇOS: MERCADO DE CULTURA E ESPORTES
Trata o marketing de serviços aplicado aos setores emergentes da economia atual como as organizações do mercado da cultura, moda e esportes visando a excelência na prestação dos serviços na busca do encantamento do consumidor. Avalia as leis de incentivo fiscal para a viabilização dos eventos dessas áreas. Apresenta o marketing para o desenvolvimento desses serviços bem como aborda esses serviços como plataforma de comunicação de marcas e produtos.
PROJETO I: AMBIENTE DO ESPORTE
Propõe o desenvolvimento da primeira parte do projeto, utilizando-se da metodologia de pesquisa e de projeto, a partir dos conhecimentos adquiridos acerca do ambiente do esporte.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL EM ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS
Propõe a exploração dos principais conceitos e metodologias para elaboração, seleção, formulação e implantação de estratégias empresariais em organizações esportivas de diversos portes. Apresenta o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico para empresas esportivas. Desenvolve a capacidade crítica para entender as limitações e as razões para o fracasso/sucesso no desenvolvimento de uma estratégia empresarial. Discute as principais ferramentas e técnicas de análise estratégica que objetivam melhor compreensão do mercado e do posicionamento competitivo de cada uma das empresas concorrentes de uma organização. Propõe a análise dos aspectos internos e externos de uma empresa esportiva. Aborda as estratégias a partir das análises realizadas e indica formas de implantá-las e avaliá-las.
GESTÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS
Apresenta conceitos para elaboração de projetos de eventos esportivos. Aborda a análise, planejamento e elaboração, bem como a avaliação de diversos tipos de eventos esportivos. Discute o mercado brasileiro e internacional de eventos esportivos. Avalia o produto evento esportivo como parte importante da Indústria do Esporte.
GESTÃO FINANCEIRA NO ESPORTE
Apresenta os princípios básicos da Gestão Financeira aplicada ao universo das instituições esportivas. Descreve e analisa os objetivos e as demonstrações financeiras de organizações que atuam no esporte. Fornece elementos para a elaboração do planejamento financeiro das instituições que trabalham com esporte. Apresenta os índices financeiros para avaliação de desempenho no esporte. Descreve a estrutura e o custo de capital, bem como a elaboração do orçamento para organizações esportivas. Discute a importância do controle para a saúde financeira de entidades esportivas.
PROJETO II: INTERVENÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DO ESPORTE
Propõe a elaboração final do Projeto, a partir dos conhecimentos adquiridos no componente curricular Projeto I: Ambiente do Esporte e demais componentes, desenvolvendo a redação científica e a conclusão do processo de pesquisa.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O curso estimula a reflexão e o desenvolvimento de competências profissionais da área, permitindo ao aluno vivenciar situações reais da rotina de trabalho. Para isso, serão propostos exercícios práticos, estudo de casos, diálogos, trabalhos em grupo, debates, fóruns, entre outras atividades.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão do Esporte, expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2018 a 18 de março de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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Outras informações sobre este curso