Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-Graduação

Planejamento Estratégico e Concepção de Branded Content

O Branded Content contempla estratégias e abordagens inovadoras para comunicar valores de marca e engajar seus públicos.
É hoje uma poderosa ferramenta de marketing e este curso forma especialistas para analisar o contexto de branding, de marketing e de comunicação de uma empresa, identificando necessidades, valores e propósito da marca como ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto de Branded Content; construir o planejamento estratégico, o desenvolvimento de conceito e a ideia criativa da narrativa, sua materialização e distribuição; coordenar e gerir outros profissionais envolvidos; e identificar tendências e oportunidades de inovação.

A pós-graduação em Planejamento Estratégico e Concepção de Branded Content do Senac está alinhada às atuais tendências da área, que vem ressignificando seus conceitos como resposta às inovações tecnológicas e às profundas mudanças na forma da audiência consumir conteúdo e mídias.

O curso foi desenvolvido com consultoria de Patricia Weiss - consultora estratégica de Branded Content, produtora executiva da Asas.br.com e Chairman, Founder BCMA South America.

Carga horária: 366 horas

O Branded Content responde à profunda transformação no comportamento da audiência quanto ao consumo de conteúdos, alicerçado pela convergência de mídias, pelo fortalecimento da cultura participativa.

Com o poder de seleção do conteúdo deslocando-se para a audiência, o equilíbrio de forças na relação empresa-público se altera. Quando a audiência identifica conteúdos de valor e relevância, ela passa a exercer um papel ativo no processo de branding: constrói o valor e a narrativa da marca junto com a empresa, compartilha experiências e gera conversa social a partir disso.

O mercado de atuação é promissor no Brasil e demanda profissionais atualizados sobre a transformação das audiências, o uso de múltiplas telas, a importância das redes sociais digitais e de outras características tecnológicas, comportamentais e de geração de valor que compõem a cultura digital do século 21.

O profissional formado por este curso estará apto a atuar em estratégia, planejamento, criação, operação, mensuração de resultados e distribuição de branded content para o mercado, em diferentes ambientes empresas-cliente, agências, produtoras, veículos e consultoria.

Graduados em áreas da comunicação (jornalismo, publicidade, propaganda, relações públicas, rádio e TV, entre outras), administração, marketing e de carreiras e funções do entretenimento (cinema, games, produção audiovisual, roteirização, entre outras).
BRANDING
Oferece formação conceitual e histórica do branding, apresentando uma perspectiva das mudanças, cases e desafios nas últimas décadas. Propõe reflexão sobre os caminhos atuais do branding, abordando o conceito de neuromarketing nessa intersecção – valor de marca, impulsos e motivações do consumidor. Apresenta o Branded Content como expressão do branding em nova linguagem e formatos, capazes de ressaltar o diferencial das marcas em experiências centradas na audiência.
COMPORTAMENTO DA AUDIÊNCIA E CONSUMO DE CONTEÚDO
Promove debate sobre o perfil, motivações, comportamento da audiência, assim como do consumidor de conteúdo e de mídia, das últimas décadas até os dias de hoje. Aborda a influência da cultura da participação e a construção do consumer journey nas estratégias de comunicação e marketing das empresas na atualidade. Estimula reflexão sobre consumo de mídia e entretenimento em um processo centrado e definido pela audiência.
COMUNICAÇÃO TRANSMÍDIA
Aborda conceitos e práticas de transmídia, bem como das múltiplas telas com enfoque na atuação dos vários players do mercado (empresas, agências, produtoras e veículos) – em especial na publicidade, entretenimento e conteúdo. Estuda a convergência entre TV, redes sociais, mobile e o fenômeno da mudança de comportamento da audiência. Apresenta projetos e cases de mercado, suas formas de monitoramento e mensuração de resultados em formatos transmídia.
CULTURA DIGITAL E SOCIEDADE EM REDE
Apresenta os fundamentos da cultura digital pela perspectiva da tecnologia, comportamento e formação de valor econômico nas últimas duas décadas. Propõe reflexão em torno da ideia de capital social, sociedade em rede e inteligência coletiva, mapeando os impactos da cultura da convergência, da comunicação transmídia e do nomadismo (social, local e mobile), com o objetivo de esboçar o contexto da comunicação e da sociedade em rede. Problematiza a sociedade do espetáculo, os conceitos de economia de nicho, da modernidade líquida e a wikinomia (economia baseada em participação e colaboração coletiva).
BRANDED CONTENT EM AMBIENTES VIRTUAIS INTERATIVOS
Discute como explorar os fundamentos do Branded Content em games, redes virtuais, redes sociais e projetos com gamefication, com suas dinâmicas e características próprias. Propõe reflexão sobre as formas de aliar diversão, entretenimento e imersividade em ambientes interativos em consonância com conteúdos relevantes, de forma a gerar experiência de valor criada e conduzida pelas marcas. Aborda os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas. Estuda linguagens criativas e inovadoras em ambientes virtuais interativos e imersivos. Discute o flow como parte integrante de experiências de marca.
CONCEPÇÃO DE STORYTELLING
Estuda o conceito e as aplicações de storytelling. Aborda o desenvolvimento e a criação de um modelo de narrativa aristotélica, baseado em valores da marca e desejos de sua audiência. Elabora a construção dos personagens potentes, relações, conflitos, tramas e arco dramático na criação de conteúdo ficcional. Discute de que maneira a construção de narrativas elaboradas podem proporcionar conexão entre pessoas e marcas, atendendo a aspirações de ambas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E BRIEFING CRIATIVO
Estuda a construção do planejamento estratégico de um projeto de Branded Content a partir do conhecimento de Branding e de noções básicas para a elaboração de um planejamento estratégico de comunicação de marca. Aborda a aplicação do modelo de briefing criativo específico de Branded Content junto à marca, para que sua essência, vocação, valores e aspirações sejam revelados e sintonizados com o que é relevante para a audiência. Com base em casos de mercado, discute mecanismos de pesquisa e levantamento de contexto, cultura e referências para a elaboração, desenvolvimento, definição da estratégia e formas de utilização da ferramenta em prol da efetividade da ação.
PROJETO DE BRANDED CONTENT – PLANEJAMENTO
Orienta a primeira fase do desenvolvimento de um projeto de Branded Content: equipes de trabalho, funções, seleção da marca, elaboração do briefing e visão estruturada da estratégia.
ROTEIRO E PROCESSO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL
Introduz conceitos e técnicas para a concepção e estruturação de um roteiro audiovisual, com base teórica e estudos de caso. Discute os elementos, recursos e formatos que devem ser considerados na criação de narrativas, particularmente para televisão, cinema e internet. Apresenta a importância dos conteúdos audiovisuais no atual contexto do Branded Content, com a ajuda de exemplos práticos.
GESTÃO DE PROJETOS EM BRANDED CONTENT
Apresenta e discute abordagens possíveis de gestão em projetos de Branded Content, considerando a visão cliente, agência e veículo. Trata das premissas a serem contempladas neste tipo de coordenação, tais como definição de escopo, faseamento, orçamento, prioridade, prazo, fluxos de aprovação e entrega; mensuração de capacidade produtiva e operacional (sob os critérios de custo); interdependência entre players; gestão de riscos e mapeamento prévio de pontos críticos.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Aborda conceitos de pesquisa, metodologias e procedimentos científicos, que subsidiam a construção de projetos acadêmicos favoráveis ao desenvolvimento do aluno, com criatividade e pensamento crítico. Propõe reflexão sobre a importância do processo experimental do projeto e da pesquisa científica, que corrobora para a construção do conhecimento de todo uma sociedade. Estimula a educação continuada e prepara o egresso para o mercado de trabalho.
PLANEJAMENTO DE MARKETING E DIVULGAÇÃO.
Discute as estratégias de disseminação de projetos de Branded Content para a audiência, como forma a buscar resultados efetivos (ativação). Aborda as formas de potencializar o engajamento e, consequente, efeito viral do Branded Content em benefício da marca. Nesse contexto, discute a utilização estratégica de ferramentas como content marketing, redes sociais, curadoria de conteúdo, eventos, plano de mídia e native advertising. Discute as articulações necessárias na fase de formação de parcerias estratégicas, incluindo fornecedores, em prol da viabilização de um projeto de Branded Content.
PROJETO DE BRANDED CONTENT – CONCEPÇÃO E INDICADORES
Aborda, de maneira prática e como apoio ao projeto final do curso de cada grupo, a criação do projeto de Branded Content a partir da definição do planejamento estratégico já realizado na disciplina Projeto de Branded Content – Planejamento. Discute referências, técnicas e acompanha o passo a passo do projeto. Aborda tanto a estruturação quanto a defesa de projetos de Branded Content para empresas clientes ou em processo de concorrência, visando à sua aprovação. Explora como definir critérios de mensuração de resultados tangíveis, adequados à natureza e aos objetivos do projeto.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
BRANDING
Oferece formação conceitual e histórica do branding, apresentando uma perspectiva das mudanças, cases e desafios nas últimas décadas. Propõe reflexão sobre os caminhos atuais do branding, abordando o conceito de neuromarketing nessa intersecção – valor de marca, impulsos e motivações do consumidor. Apresenta o Branded Content como expressão do branding em nova linguagem e formatos, capazes de ressaltar o diferencial das marcas em experiências centradas na audiência.
COMPORTAMENTO DA AUDIÊNCIA E CONSUMO DE CONTEÚDO
Promove debate sobre o perfil, motivações, comportamento da audiência, assim como do consumidor de conteúdo e de mídia, das últimas décadas até os dias de hoje. Aborda a influência da cultura da participação e a construção do consumer journey nas estratégias de comunicação e marketing das empresas na atualidade. Estimula reflexão sobre consumo de mídia e entretenimento em um processo centrado e definido pela audiência.
COMUNICAÇÃO TRANSMÍDIA
Aborda conceitos e práticas de transmídia, bem como das múltiplas telas com enfoque na atuação dos vários players do mercado (empresas, agências, produtoras e veículos) – em especial na publicidade, entretenimento e conteúdo. Estuda a convergência entre TV, redes sociais, mobile e o fenômeno da mudança de comportamento da audiência. Apresenta projetos e cases de mercado, suas formas de monitoramento e mensuração de resultados em formatos transmídia.
CULTURA DIGITAL E SOCIEDADE EM REDE
Apresenta os fundamentos da cultura digital pela perspectiva da tecnologia, comportamento e formação de valor econômico nas últimas duas décadas. Propõe reflexão em torno da ideia de capital social, sociedade em rede e inteligência coletiva, mapeando os impactos da cultura da convergência, da comunicação transmídia e do nomadismo (social, local e mobile), com o objetivo de esboçar o contexto da comunicação e da sociedade em rede. Problematiza a sociedade do espetáculo, os conceitos de economia de nicho, da modernidade líquida e a wikinomia (economia baseada em participação e colaboração coletiva).
BRANDED CONTENT EM AMBIENTES VIRTUAIS INTERATIVOS
Discute como explorar os fundamentos do Branded Content em games, redes virtuais, redes sociais e projetos com gamefication, com suas dinâmicas e características próprias. Propõe reflexão sobre as formas de aliar diversão, entretenimento e imersividade em ambientes interativos em consonância com conteúdos relevantes, de forma a gerar experiência de valor criada e conduzida pelas marcas. Aborda os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas. Estuda linguagens criativas e inovadoras em ambientes virtuais interativos e imersivos. Discute o flow como parte integrante de experiências de marca.
CONCEPÇÃO DE STORYTELLING
Estuda o conceito e as aplicações de storytelling. Aborda o desenvolvimento e a criação de um modelo de narrativa aristotélica, baseado em valores da marca e desejos de sua audiência. Elabora a construção dos personagens potentes, relações, conflitos, tramas e arco dramático na criação de conteúdo ficcional. Discute de que maneira a construção de narrativas elaboradas podem proporcionar conexão entre pessoas e marcas, atendendo a aspirações de ambas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E BRIEFING CRIATIVO
Estuda a construção do planejamento estratégico de um projeto de Branded Content a partir do conhecimento de Branding e de noções básicas para a elaboração de um planejamento estratégico de comunicação de marca. Aborda a aplicação do modelo de briefing criativo específico de Branded Content junto à marca, para que sua essência, vocação, valores e aspirações sejam revelados e sintonizados com o que é relevante para a audiência. Com base em casos de mercado, discute mecanismos de pesquisa e levantamento de contexto, cultura e referências para a elaboração, desenvolvimento, definição da estratégia e formas de utilização da ferramenta em prol da efetividade da ação.
PROJETO DE BRANDED CONTENT – PLANEJAMENTO
Orienta a primeira fase do desenvolvimento de um projeto de Branded Content: equipes de trabalho, funções, seleção da marca, elaboração do briefing e visão estruturada da estratégia.
ROTEIRO E PROCESSO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL
Introduz conceitos e técnicas para a concepção e estruturação de um roteiro audiovisual, com base teórica e estudos de caso. Discute os elementos, recursos e formatos que devem ser considerados na criação de narrativas, particularmente para televisão, cinema e internet. Apresenta a importância dos conteúdos audiovisuais no atual contexto do Branded Content, com a ajuda de exemplos práticos.
GESTÃO DE PROJETOS EM BRANDED CONTENT
Apresenta e discute abordagens possíveis de gestão em projetos de Branded Content, considerando a visão cliente, agência e veículo. Trata das premissas a serem contempladas neste tipo de coordenação, tais como definição de escopo, faseamento, orçamento, prioridade, prazo, fluxos de aprovação e entrega; mensuração de capacidade produtiva e operacional (sob os critérios de custo); interdependência entre players; gestão de riscos e mapeamento prévio de pontos críticos.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Aborda conceitos de pesquisa, metodologias e procedimentos científicos, que subsidiam a construção de projetos acadêmicos favoráveis ao desenvolvimento do aluno, com criatividade e pensamento crítico. Propõe reflexão sobre a importância do processo experimental do projeto e da pesquisa científica, que corrobora para a construção do conhecimento de todo uma sociedade. Estimula a educação continuada e prepara o egresso para o mercado de trabalho.
PLANEJAMENTO DE MARKETING E DIVULGAÇÃO
Discute as estratégias de disseminação de projetos de Branded Content para a audiência, como forma a buscar resultados efetivos (ativação). Aborda as formas de potencializar o engajamento e, consequente, efeito viral do Branded Content em benefício da marca. Nesse contexto, discute a utilização estratégica de ferramentas como content marketing, redes sociais, curadoria de conteúdo, eventos, plano de mídia e native advertising. Discute as articulações necessárias na fase de formação de parcerias estratégicas, incluindo fornecedores, em prol da viabilização de um projeto de Branded Content.
PROJETO DE BRANDED CONTENT – CONCEPÇÃO E INDICADORES
Aborda, de maneira prática e como apoio ao projeto final do curso de cada grupo, a criação do projeto de Branded Content a partir da definição do planejamento estratégico já realizado na disciplina Projeto de Branded Content – Planejamento. Discute referências, técnicas e acompanha o passo a passo do projeto. Aborda tanto a estruturação quanto a defesa de projetos de Branded Content para empresas clientes ou em processo de concorrência, visando à sua aprovação. Explora como definir critérios de mensuração de resultados tangíveis, adequados à natureza e aos objetivos do projeto.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
O curso está dividido em três blocos temáticos:
- Pensamento e práticas na sociedade em rede: serão abordados autores e escolas de pensamento de diferentes áreas, que fundamentam a existência do branded content. A teoria será mesclada a exemplos práticos e vivenciais do mercado profissional para que o aluno entenda a inter-relação dos temas que permeiam o curso, mediante uma visão crítica, plural e aplicada.
- Planejamento e produção de branded content: serão abordados a concepção de narrativas, o desenvolvimento de roteiros, de personagens e de universos temáticos, apresentando a visão de gestão e produção de projetos desse tipo. Neste bloco, os alunos desenvolverão um projeto de branded content.
- Criação, distribuição e engajamento no branded content: aborda as fases de criação finais (produção, incluindo fornecedores e parceiros), a gestão de projetos sob diferentes perspectivas e as ferramentas de ativação do projeto no mercado (plano de mídia, curadoria de conteúdo, content marketing, parcerias).
Também será discutida a mensuração de indicadores de resultados para projetos e operações de branded content.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Branded Content (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Comerciários tem 20% de desconto na graduação
Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós em branded content, curso de transmídia, curso de storytelling, pós-graduaçao em branded, aperfeiçoamento em marketing de conteúdo, curso de branded content marketing,



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.