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Estratégia de Negociação Internacional

Capacitar os participantes para aplicação das técnicas, ferramentas e conceitos utilizados nas negociações internacionais.

A fim de que o aluno possa compreender de que maneira as negociações acontecem, o curso apresentará aspectos típicos das negociações em escala global como a presença física, o uso da tecnologia e o local onde se dá a negociação.

Uma vez que se trata de uma atividade essencialmente social, o aluno será apresentado à diversidade de atitudes e perfis de comportamento mais comuns entre profissionais de diferentes orientações culturais. Isso deve estimular o participante a relacionar o papel de um profissional brasileiro com os de outras partes do mundo.

Ao final do curso espera-se que o participante possa interpretar os pontos de conflito mais comuns, argumentar a seu favor e buscar o entendimento que melhor atenda às partes envolvidas.


Carga horária: 24 horas

Pré-requisito
Graduados ou graduandos em cursos ligados ao tema e/ou possua experiência profissional em comércio exterior e negócios internacionais, ou de qualquer área do conhecimento, que possuam visão crítica sobre os negócios internacionais e inserção do Brasil na cena global de negócios.

Idade mínima: 18

Escolaridade mínima: cursando ensino superior

Mercado de Trabalho

O curso de extensão Estratégias de Negociação Internacional oferece conteúdo voltado aos interesses de profissionais que buscam a excelência na competitiva arena global de negócios. Ao contrário do que é usualmente oferecido no mercado na forma de temas ligados ao comércio exterior Brasileiro (conjunto de serviços, normas e procedimentos brasileiros que são usados nas operações internacionais das quais o Brasil faz parte) - esse curso trata de aspectos relacionados com a realidade internacional.

Os temas abordados formam uma abordagem madura e voltada aos profissionais envolvendo uma grande diversidade de padrões culturais.

Dono de uma participação ínfima - cerca de 1% se comparado ao seu potencial, ocupando a sexta posição no ranking da economia global o país ainda é um dos mais fechados do mundo. A baixa integração global do Brasil deve-se à estratégia de exportação de produtos básicos, longo período de isolamento econômico (entre os anos 50 e 1990) e poucas negociações internacionais na esfera governamental.

O destaque, no entanto, fica por conta da estratégia empresarial, muito focada no mercado interno, e da baixa qualificação dos executivos envolvidos.

Público-alvo

Este curso se destina a profissionais dos setores público e privado (vendedores, compradores, executivos da área comercial, advogados e empresários), que participem de negociações internacionais ou que tenham interesse nesse tipo de atividade.

Método

Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como exposições dialogadas, apresentação e discussão de vídeo, atividades em grupo e brainstorming.

A negociação internacional será apresentada em três dimensões distintas (planejamento, negociação em si e pós-negociação) fazendo com que o aluno seja capaz de avaliar essa experiência de negócios como um processo e não como uma ação isolada.

Programa

- Destaca a dinâmica dos atores envolvidos em negociações internacionais (governos, organizações, empresas privadas, empresas estatais e indivíduos)
- Apresenta a maneira de negociar em escala global (presença física, uso de tecnologia à distância, local da negociação, comportamentos e perfis de negociadores).
- Discute o papel do negociador brasileiro nas disputas globais.

Certificações

Curso de Extensão Universitária em Estratégias de Negociação Internacional

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

 
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