Cursos Livres

Iniciação à Culinária

Há quem considere o ato de cozinhar como uma tarefa complexa, especialmente quando não há familiaridade com as atividades básicas da cozinha.

Derrube essa barreira e aprenda as técnicas comuns utilizadas para o preparo de receitas simples do dia a dia. Conheça os principais utensílios de cozinha, princípios da higiene na manipulação de ingredientes, padrões de pesos e medidas e seleção e conservação de alimentos, métodos de cocção entre outros aspectos básicos, que podem ser colocados em prática a partir do receituário definido para desenvolver as habilidades de quem está começando. Entre as preparações, caldos, sopas, molhos, carnes e massas.

Carga horária: 15 horas

Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.
Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental
Recortes com imagens de uma lasanha, de uma sopa e de uma salada

Público-alvo

O curso Iniciação à Culinária é aberto a todos os interessados em conhecer e começar a se desenvolver na cozinha.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser com condições básicas para a autonomia individual e profissional.
Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
Considerando que [...] as competências serão formadas pela prática [...] , devem ser previstas situações ativas de aprendizagem, pautadas pelo mundo do trabalho, por meio das quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa.


Programa

Higiene, manipulação e segurança dos alimentos: contaminação cruzada, higienização de frutas, legumes e verduras e hábitos de higiene pessoal.
Mise en place: conceito, pesos e medidas e plano de ataque.
Equipamentos e utensílios da cozinha.
Cortes em vegetais: julienne, brunoise.
Cortes em proteínas: pescados, bovino e aves.
Métodos e técnicas de cocção.
Preparos de produções culinárias: pescados, ovos, proteína animal, vegetais e cereais.

Receituário:

Fundo de legumes
Escalope de filé-mignon salteado ao molho de vinho tinto
Molho bechamel
Fettuccine ao molho quatro queijos
Arroz
Feijão
Purê de batatas/mandioquinha
Tomate concassé
Omelete
Frango assado com laranja
Farofa
Guisado de lombo de porco com castanha-de-caju
Vegetais salteados
Filé de peixe à milanesa
Molho tártaro
Papillote de peixe em cama de cogumelos e aromáticos
Legumes gratinados
Medalhão grelhado
Manteiga composta
Risoto de alho-poró
Risoto al limone

Importante: Os receituários poderão ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Iniciação à Culinária.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF


Observações

Uniformização: a integridade física e os hábitos higiênicos são valores importantes nos cursos de gastronomia do Senac São Paulo. Por isso, solicitamos ao aluno que não utilize acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas. Além disso, é de responsabilidade do aluno providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano branco, camiseta de manga longa comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.