Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Técnicos

Técnico em Guia de Turismo

O curso Técnico em Guia de Turismo prepara o aluno para receber, conduzir, orientar e assistir pessoas ou grupos durante passeios, traslados e viagens nos âmbitos local, regional ou nacional. Estará apto a organizar e apresentar roteiros e itinerários de acordo com os interesses e as necessidades dos visitantes, como também a informar os aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos de cada localidade, enriquecendo a experiência e ampliando os conhecimentos dos turistas.

No Senac São Paulo, além de adquirir domínio técnico-científico, o aluno desenvolve visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, para que possa tomar decisões e iniciativas em busca de soluções inovadoras.

Carga horária: 800 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio

Mercado de Trabalho

O turismo gera impactos diretos e indiretos na economia, relacionados principalmente à movimentação de hotéis, agências de viagens, companhias aéreas e outros serviços de transporte. De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), estima-se que, até 2023, o turismo contribua com 6,9 trilhões de dólares para o PIB mundial e gere 72 milhões de novos empregos.

No Brasil, o cenário também é positivo: segundo classificação da International Congress & Convention Association (ICCA), somos o país latino que mais recebe eventos internacionais; ocupamos o segundo lugar entre as nações do continente americano e o sétimo em nível mundial. Nessa perspectiva, cresce a demanda do setor por guias de turismo com qualificação especializada, conhecimento técnico e habilidades para apresentar tradições, culturas e costumes de cada destino.

O técnico em guia de turismo pode atuar em organizações públicas e privadas, como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, seja prestando serviços de forma autônoma, seja como contratado temporário ou efetivo.


Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução n°11/2015 de 26/05/2015

Público-alvo

Curso voltado a interessados em turismo receptivo, cultura e viagens ou profissionais da área que buscam ampliar suas habilidades e seu campo de atuação.

Método

O curso estimula a aprendizagem com autonomia e participação ativa dos alunos, proporcionando a vivência de contextos que simulam as condições reais de trabalho.

Ao longo de todo o curso, eles realizam um projeto integrador, no qual articulam as competências adquiridas em cada uma das unidades curriculares. Com base no princípio de ação-reflexão-ação, desenvolvem o aprendizado ao lidar com as situações desafiadoras propostas. Também estão previstas visitas e viagens técnicas para o exercício da prática profissional, obrigatórias conforme Deliberação Normativa nº 427, de 04 de outubro de 2001 do Ministério do Turismo, e que podem acontecer aos finais de semana.

Observação:
As despesas com locomoção (ida e volta) e hospedagem estão inclusas no valor do curso, mas outras despesas podem ocorrer e serão de responsabilidade do aluno.

Durante as viagens técnicas, as acomodações serão somente em quartos compartilhados, lembrando que é obrigatório o aluno hospedar-se com o grupo e cumprir a carga horária total das visitas e da viagem técnica.


Estágio

No presente curso, o estágio não é obrigatório. O aluno que optar pelo estágio deve ter, no mínimo, 18 anos e poderá iniciá-lo a partir da Unidade Curricular I. A carga horária do estágio deverá ser de, no mínimo, 10% do total de horas da habilitação.

Nos cursos em que o estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho.

Programa

Certificação

A Lei nº 8.623/93, de 28 de janeiro de 1993, regulamenta o exercício da profissão de Guia de Turismo e a Portaria n° 27, de 30 de janeiro de 2014 do Ministério do Turismo, estabelecem critérios e requisitos para o exercício da atividade de Guia de Turismo, permitindo ao profissional devidamente cadastrado no Ministério do Turismo, exercer atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais e interestaduais. Para se cadastrar no Ministério do Turismo e exercer a profissão, o aluno deverá concluir o curso de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Guia de Turismo com 800 horas e ter no mínimo 18 anos completos no ato de solicitação do registro profissional.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- CPF (apresentação do original).
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais -que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada), ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

 
Tags
curso técnico em guia de turismo, técnico em guia de turismo, formação técnica em guia de turismo, curso de guia de turismo, curso guia de turismo SP, formação para guia de turismo, curso turismo, curso turismo sp, curso técnico em turismo, técnico em turismo, técnico de turismo, curso de guia, mercado para técnico em guia de turismo, mercado para guia de turismo, atuação do técnico em guia de turismo, atuação do guia de turismo, o que faz um técnico em guia de turismo, o que faz um guia de turismo, como ser guia de turismo, curso guia turístico, guia turístico
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.