Cursos Técnicos

Técnico em Guia de Turismo

O curso Técnico em Guia de Turismo prepara o aluno para receber, conduzir, orientar e assistir pessoas ou grupos durante passeios, traslados e viagens nos âmbitos local, regional ou nacional. Estará apto a organizar e apresentar roteiros e itinerários de acordo com os interesses e as necessidades dos visitantes, como também a informar os aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos de cada localidade, enriquecendo a experiência e ampliando os conhecimentos dos turistas.

No Senac São Paulo, além de adquirir domínio técnico-científico, o aluno desenvolve visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, para que possa tomar decisões e iniciativas em busca de soluções inovadoras.

Carga horária: 800 horas

Pré-requisito
É preciso ter, pelo menos, 17 anos e, no mínimo, estar cursando o segundo ano do ensino médio.

Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

O turismo gera impactos diretos e indiretos na economia, relacionados principalmente à movimentação de hotéis, agências de viagens, companhias aéreas e outros serviços de transporte. De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), estima-se que, até 2023, o turismo contribua com 6,9 trilhões de dólares para o PIB mundial e gere 72 milhões de novos empregos.
No Brasil, o cenário também é positivo: segundo classificação da International Congress & Convention Association (ICCA), somos o país latino que mais recebe eventos internacionais; ocupamos o segundo lugar entre as nações do continente americano e o sétimo em nível mundial. Nessa perspectiva, cresce a demanda do setor por guias de turismo com qualificação especializada, conhecimento técnico e habilidades para apresentar tradições, culturas e costumes de cada destino.
O técnico em guia de turismo pode atuar em organizações públicas e privadas, como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, seja prestando serviços de forma autônoma, seja como contratado temporário ou efetivo.

Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução n°11/2015 de 26/05/2015

Público-alvo

Curso voltado a interessados em turismo receptivo, cultura e viagens ou profissionais da área que buscam ampliar suas habilidades e seu campo de atuação.

Método

O curso estimula a aprendizagem com autonomia e participação ativa dos alunos, proporcionando a vivência de contextos que simulam as condições reais de trabalho.

Ao longo de todo o curso, eles realizam um projeto integrador, no qual articulam as competências adquiridas em cada uma das unidades curriculares. Com base no princípio de ação-reflexão-ação, desenvolvem o aprendizado ao lidar com as situações desafiadoras propostas. Também estão previstas visitas e viagens técnicas para o exercício da prática profissional, obrigatórias conforme Deliberação Normativa nº 427, de 04 de outubro de 2001 do Ministério do Turismo, e que podem acontecer aos finais de semana.

Observação:
As despesas com locomoção (ida e volta) e hospedagem estão inclusas no valor do curso, mas outras despesas podem ocorrer e serão de responsabilidade do aluno.

Durante as viagens técnicas, as acomodações serão somente em quartos compartilhados, lembrando que é obrigatório o aluno hospedar-se com o grupo e cumprir a carga horária total das visitas e da viagem técnica.


Estágio

No presente curso, o Estágio não é obrigatório. O aluno que optar pelo estágio deve ter, no mínimo, 18 anos e poderá iniciá-lo a partir da Unidade Curricular I. A carga horária do estágio deverá ser de, no mínimo, 10% do total de horas da habilitação.
Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do Estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho.

Programa

Certificação

A Lei nº 8.623/93, de 28 de janeiro de 1993, regulamenta o exercício da profissão de guia de turismo e a Portaria n° 27, de 30 de janeiro de 2014 do Ministério do Turismo, estabelecem critérios e requisitos para o exercício da atividade de guia de turismo, permitindo ao profissional devidamente cadastrado no Ministério do Turismo, exercer atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais e interestaduais.

Para se cadastrar no Ministério do Turismo e exercer a profissão, o aluno deverá concluir o curso de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Guia de Turismo com 800 horas e ter no mínimo 18 anos completos no ato de solicitação do registro profissional.


Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- CPF (apresentação do original).
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais -que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada), ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso