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Agente de Aeroporto

O agente de aeroporto é responsável pelas atividades que envolvem as funções administrativas, comerciais e operacionais de uma empresa aérea. Ele atua em empresas aéreas nacionais e internacionais nos serviços de balanceamento de aeronaves, embarque e desembarque de passageiros, serviços de atendimento especial, bagagens extraviadas, reservas e informações e vendas de passagens nacionais e internacionais.

Por conta de sua formação, hotéis e agências de viagens também contratam este tipo de profissional.

Carga horária: 200 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
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Mercado de Trabalho

O mercado da aviação no Brasil vem apresentando índices altamente promissores, baseados em uma demanda de crescimento constante, prospectada pelos organismos de classe, empresas aéreas e empresas de pesquisa de mercado do setor.

Algumas das variáveis mais expressivas que norteiam essas perspectivas é o cenário socioeconômico mais recente de estabilidade cambial, de aumento na oferta de crédito para as classes sociais de baixa renda e do aumento real da renda per capita da população.

Segundo dados compilados pela Austin Asis Consultoria, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Ceged), em 2013, o setor de transporte aéreo empregou cerca 70,4 mil pessoas, representando 0,17% de todos os trabalhadores. Conforme a empresa de consultoria:

A maior parcela de trabalhadores da indústria de aviação civil está empregada no segmento de transporte de passageiros regular, que representa cerca de 85% do total da mão de obra empregada.

Do fim de 2010 até dezembro de 2013, o setor de aviação civil apresentou crescimento de aproximadamente 5,7% no total de mão de obra empregada, passando de 66,6 mil para 70,4 mil empregados.

O desempenho positivo do setor pode ser também atribuído a fatores como a entrada de novas empresas estrangeiras no mercado, motivadas pela estabilidade política e econômica brasileira, pelo alto crescimento do consumo de viagens aéreas nos últimos anos, algumas fusões e aquisições além do aumento na frota de aeronaves por parte das empresas que já atuam no setor.

Por conta de características macro e microeconômicas históricas no cenário brasileiro, como inflação e baixa penetração do setor nas classes sociais C e D, o segmento hoje recebe um incremento altamente positivo de elevação de demanda, representando um crescimento de 114,7% de oferta de acentos nos voos no último decênio de 2003 a 2013, de acordo com dados apresentados por monitor setorial.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na última década, houve um aumento de 148,3% no contingente de passageiros transportados só no setor doméstico, já no setor internacional esse crescimento representou 79,9%, somente nos voos operados por empresas brasileiras.

Nesse cenário, segundo a International Air Transport Association (Iata), o Brasil se tornará, nos próximos anos, o terceiro maior mercado de transporte de passageiros domésticos do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China.

Com o crescimento desse mercado surge uma consequente necessidade de profissionais aptos a atuar nesse setor tão específico quanto este e, dada a urgência e agilidade com que a elevação da demanda vem ocorrendo, a preparação destes profissionais, que invariavelmente acontece após a contratação, não vem atendendo na mesma medida os anseios das empresas aéreas.

Faz-se, portanto, imprescindível a capacitação de profissionais imbuídos dos conceitos técnicos essenciais para que possam, de forma mais ágil, atender às necessidades do mercado nesta área, com qualidade e excelência no atendimento.


Público-alvo

Jovens que desejam atuar em empresas aéreas nacionais e internacionais, realizando o atendimento a clientes internos e externos, em todos os setores aeroportuários.

Método

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

Programa

UC1: Recepcionar e atender clientes internos e externos nos setores aeroportuários - 84 horas
UC2: Realizar procedimentos de lojas, check-in, embarque e desembarque de passageiros em viagens nacionais e internacionais - 60 horas
UC3: Realizar procedimentos de embarque, desembarque e rastreamento de bagagens em viagens nacionais e internacionais -36 horas
UC4: Projeto Integrador - 20 horas


Certificação

Áquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional em Agente de Aeroporto, com validade nacional.

No Brasil, a atividade profissional do aeroviário está regulamentada pelo Decreto nº1.232, de 22 de junho de 1962, que engloba a profissão em Agente de Aeroporto.


Documentos para Matrícula

RG (apresentação do original)

CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original)

Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original).


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Tags
curso de agente de aeroporto, curso para funcionário de aeroporto, agente de aeroporto
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