Home  >  Cursos Técnicos  >  Técnico em Programação de Jogos Digitais

Técnico em Programação de Jogos Digitais

Habilitar o aluno para o desenvolvimento de jogos digitais para web e dispositivos móveis, desempenhando funções relativas à produção de conteúdo para games, ao desenvolvimento de games adaptáveis a diferentes plataformas e ao controle de qualidade de jogos digitais.

A proposta foi estruturada contemplando as exigências do mercado no que diz respeito ao desenvolvimento de conteúdo para games (roteiros, textos, imagens, estruturas de códigos, sons e trilhas sonoras), ao próprio desenvolvimento de games para web e dispositivos móveis e ao aprimoramento e controle de qualidade de jogos digitais com base na utilização de engenharia de software, além da identificação de oportunidades de negócio para empreendimentos do setor.

Este curso tem previsão de recesso escolar de 16 dias em janeiro, 16 dias em julho e 7 dias em dezembro (períodos sujeitos a alterações). As datas serão informadas pela coordenação do curso.

Carga horária: 1000 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

O técnico em programação de jogos digitais é o profissional que atua em equipes multidisciplinares, desempenhando funções relativas à produção de conteúdo, ao desenvolvimento e manutenção de jogos digitais multiplataforma, ao controle de qualidade, realizadas com base em engenharia de software e metodologia ágil de desenvolvimento e gestão de projetos de software.

Ele reúne também competências inerentes à identificação de oportunidades de negócio para os produtos desenvolvidos, com base em conhecimentos de marketing e na visão sistêmica do mercado de jogos digitais, sua evolução histórica e suas tendências.

As possibilidades de atuação desse profissional são amplas, podendo trabalhar como autônomo, em produtoras de jogos, departamentos de tecnologia, equipes de criação de conteúdo para web, agências de publicidade, instituições de ensino ou qualquer empresa que desenvolva conteúdo digital para web e mobile.

Panorama de mercado
O mercado mundial de games (termo mais utilizado no mercado brasileiro para se referir aos jogos digitais) é hoje em dia maior que os mercados cinematográfico e audiográfico, com um faturamento anual na ordem de US$ 68 bilhões. No Brasil, mesmo com as vendas informais (jogos piratas), o segmento tem alcançado números significativos, uma vez que, desde 2010, grandes fabricantes do setor produzem consoles no território nacional.

Atualmente, as empresas Microsoft e Nintendo fabricam seus consoles, especificamente para o mercado nacional, na Zona Franca de Manaus. As duas empresas também contam com modelos de mercado voltados aos games on-line, sejam apenas para entretenimento ou para desenvolvedores. Nesse último caso, o desenvolvedor pode disponibilizar seus jogos em uma página de comércio eletrônico específica para jogos digitais.


Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme resolução nº 11/2015 de 26/5/2015

Público-alvo

Profissionais e estudantes que se identificam com a área de tecnologia da informação e games; profissionais da área que necessitem desenvolver competências técnicas em programação de jogos digitais.

Método

O aprendizado privilegia metodologias colaborativas, em atividades realizadas por 02 alunos por computador, com estímulo ao raciocínio lógico e à simulação de práticas profissionais.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.


Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio é conferido o diploma de Técnico em Programação de Jogos Digitais, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- CPF (apresentação do original).
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada), ou
- Declaração de escola, comprovando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso