Cursos Livres

Recepcionista em Meios de Hospedagem

Curso de qualificação técnica de nível médio que forma profissionais para atuar na recepção e atendimento de clientes em meios de hospedagem, como hotel, resort, pousada, flat ou apart-hotel, hostel, entre outros.
O recepcionista em meios de hospedagem realiza procedimentos referentes à entrada, permanência e saída dos clientes, planejando e organizando suas atividades de trabalho. Atua em equipe, interagindo com funcionários de outros setores, e contribui para a satisfação e fidelização do cliente.

Carga horária: 160 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto
Curso Livre Recepcionista em Meios de Hospedagem

Mercado de Trabalho

Nos últimos anos observa-se, no Brasil, um forte desenvolvimento do setor de turismo. Os investimentos públicos e privados, nesse setor, têm gerado a expansão dos serviços oferecidos e a crescente abertura de novas vagas de emprego.

Segundo o Ministério do Turismo, o setor recebeu de instituições federais, nos últimos anos, financiamentos da ordem de R$ 13,5 bilhões, além de investimentos internacionais que contribuíram para o desenvolvimento dos principais segmentos turísticos, como é o caso da hotelaria. O investimento privado também é bastante significativo, R$ 12,2 bilhões, gerando 33,8 mil novos empregos diretos no setor.


Público-alvo

Interessados em atuar na recepção e atendimento de clientes em meios de hospedagem, como hotel, resort, pousada, flat ou apart-hotel, entre outros.

Método

Serão estimulados estudos em ambientes de aprendizagem, atividades em laboratório, atividades práticas monitoradas, visitas técnicas, quando necessário;
É importante propiciar condições para a troca de ideias entre os participantes, estimulando os a encontrar novas possibilidades de aplicação dos conhecimentos em situações reais do contexto profissional;
Para desenvolvimento das duas competências deste curso, recomenda-se, no decorrer das aulas, adotar estratégias de simulação de situações do dia a dia de uma recepção hoteleira;
Considerando que as atividades desse profissional demandam atendimento a clientes estrangeiros, faz-se necessário o incentivo constante para a instrumentalização do recepcionista formado pelo Senac.
Deste modo, neste curso, durante as simulações de atendimento, devem ser trabalhadas expressões idiomáticas básicas Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial para interlocução com clientes de língua inglesa e espanhola.
Para exercitar essas expressões, recomenda-se o uso de material didático de apoio, como os livros Turismo Receptivo, da Editora Senac São Paulo, ou outros materiais que reproduzam situações de atendimento com hóspedes de língua estrangeira. A preparação de um glossário ou portfólio com expressões idiomáticas também é recomendada como estratégia para a prática do idioma durante o curso. Cabe ressaltar que o idioma deve ser abordado como forma de estimular o aluno a buscar aperfeiçoamento nessa área para sua prática profissional. O curso não se compromete com o desenvolvimento da habilidade de comunicação em outros idiomas.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Recepcionista em Meios de Hospedagem, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original)
Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).
Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.