Home  >  Cursos Livres  >  Recepcionista em Meios de Hospedagem

Recepcionista em Meios de Hospedagem

Curso de qualificação técnica de nível médio que forma profissionais para atuar na recepção e atendimento de clientes em meios de hospedagem, como hotel, resort, pousada, flat ou apart-hotel, hostel, entre outros.
O recepcionista em meios de hospedagem realiza procedimentos referentes à entrada, permanência e saída dos clientes, planejando e organizando suas atividades de trabalho. Atua em equipe, interagindo com funcionários de outros setores, e contribui para a satisfação e fidelização do cliente.


Carga horária: 160 horas


Pré-requisito
Para matrícula no curso de Qualificação Profissional de Recepcionista em Meios de Hospedagem, é necessário ter, no mínimo, 16 anos de idade e estar cursando, no mínimo, o 1º ano do Ensino Médio.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto
Curso Livre Recepcionista em Meios de Hospedagem

Mercado de Trabalho

Nos últimos anos observa-se, no Brasil, um forte desenvolvimento do setor de turismo. Os investimentos públicos e privados, nesse setor, têm gerado a expansão dos serviços oferecidos e a crescente abertura de novas vagas de emprego.

Segundo o Ministério do Turismo, o setor recebeu de instituições federais, nos últimos anos, financiamentos da ordem de R$ 13,5 bilhões, além de investimentos internacionais que contribuíram para o desenvolvimento dos principais segmentos turísticos, como é o caso da hotelaria. O investimento privado também é bastante significativo, R$ 12,2 bilhões, gerando 33,8 mil novos empregos diretos no setor.


Público-alvo

Interessados em atuar na recepção e atendimento de clientes em meios de hospedagem, como hotel, resort, pousada, flat ou apart-hotel, entre outros.

Método

Serão estimulados estudos em ambientes de aprendizagem, atividades em laboratório, atividades práticas monitoradas, visitas técnicas, quando necessário;
É importante propiciar condições para a troca de ideias entre os participantes, estimulando os a encontrar novas possibilidades de aplicação dos conhecimentos em situações reais do contexto profissional;
Para desenvolvimento das duas competências deste curso, recomenda-se, no decorrer das aulas, adotar estratégias de simulação de situações do dia a dia de uma recepção hoteleira;
Considerando que as atividades desse profissional demandam atendimento a clientes estrangeiros, faz-se necessário o incentivo constante para a instrumentalização do recepcionista formado pelo Senac.
Deste modo, neste curso, durante as simulações de atendimento, devem ser trabalhadas expressões idiomáticas básicas Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial para interlocução com clientes de língua inglesa e espanhola.
Para exercitar essas expressões, recomenda-se o uso de material didático de apoio, como os livros Turismo Receptivo, da Editora Senac São Paulo, ou outros materiais que reproduzam situações de atendimento com hóspedes de língua estrangeira. A preparação de um glossário ou portfólio com expressões idiomáticas também é recomendada como estratégia para a prática do idioma durante o curso. Cabe ressaltar que o idioma deve ser abordado como forma de estimular o aluno a buscar aperfeiçoamento nessa área para sua prática profissional. O curso não se compromete com o desenvolvimento da habilidade de comunicação em outros idiomas.


Programa

- Planejamento de carreira;
- Cronologia da hotelaria;
- Cenário, impactos e tendências do turismo e da hotelaria no Brasil, na região e no município;
- Conceitos da hospitalidade;
- Diversidade cultural: hábitos e costumes culturais/religiosos;
- Associações e órgãos reguladores relacionados ao turismo e hotelaria;
- Tipos e classificação dos meios de hospedagem no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass);
- Estrutura e organograma dos meios de hospedagem;
- Cargos e funções no meio de hospedagem;
- Tipo e perfil do consumidor de meios de hospedagem;
- Procedimentos, normas e rotinas do meio de hospedagem;
- Políticas de atendimento ao cliente em meios de hospedagem (presencial, por telefone, além do atendimento a pessoas com deficiência);
- Direitos e deveres do consumidor;
- Apresentação pessoal e etiqueta para profissionais de Hospitalidade;
- Comunicação verbal, não verbal e eletrônica: elementos da comunicação, coerência, articulação, vícios de linguagem, gírias, entonação, volume e velocidade da fala, postura corporal, gesticulação e redação de mensagens e e-mails;
- Técnicas de negociação e mediação de conflitos;
- Vendas (upselling) e reservas de serviços do meio de hospedagem e/ou do destino turístico;
- Expressões idiomáticas básicas em inglês e espanhol para atendimento;
- Atrativos turísticos da região;
- Produtos e serviços turísticos do meio de hospedagem e da localidade;
- Infraestrutura de apoio ao turismo.
- Departamentos do meio de hospedagem;
- Procedimentos de reserva;
- Tipos de diárias;
- Tipos de unidades habitacionais;
- Sistemas operacionais hoteleiros;
- Vocabulário técnico: termos e expressões do Turismo e Hotelaria e alfabeto fonético;
- Normas e procedimentos do meio de hospedagem;
- Servicos da recepção: wake-up call, empréstimo de objetos do hotel, guarda de bagagens, reserva de serviços turísticos ou do meio de hospedagem;
- Procedimentos de check in e check out,
- Procedimentos de recebimento e registro de encomendas e recados;
- Procedimentos de controle da recepção: logbook, boletim de ocorrências, bordero de discrepâncias, controles financeiros;
- Procedimentos de passagem de turno, fechamento de caixa e repasse de informações;
- Auditoria noturna em meios de hospedagem;
- Procedimentos para troca de unidade habitacional;
- Indicador de desempenho do hotel (taxa de ocupação);
- Leiaute e organização da recepção;
- Satisfação e fidelização do cliente: estratégias e indicadores;
- Saude e seguranca do trabalho: prevenc?o de acidentes em meios de hospedagem;
- Políticas de sustentabilidade e responsabilidade social de meios de hospedagem;
- Tipos de relatórios e documentos da recepção

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Recepcionista em Meios de Hospedagem, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.