Desenvolvimento de Games
Formato: presencial
Objetivo
Capacitar o aluno para programar e produzir games interativos 3D. Além da programação de games (3D, inteligência artificial, simulação de física e jogos em rede), o estudante tem contato com modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo, voltados à produção de games.
Diferenciais
O curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Games do Senac destaca-se entre outros da área oferecidos pela instituição e reconhecidos nacional e internacionalmente. Disponibiliza aos alunos o Laboratório de Imagens, Visão e Estruturas Espaciais, no qual são realizadas pesquisas, desenvolvidos projetos, oferecidos serviços de consultoria e cursos de atualização e aperfeiçoamento em processamento gráfico e aplicações de imagem, vídeo e áudio digitais. Além disso, o Senac conta com parcerias educacionais com os principais players do mercado, como: Adobe, Autodesk, Corel, Microsoft, Oracle, Cisco Systems e Furukawa.
O profissional com esta especialização estará apto a atuar no mercado de produção de games (3D, inteligência artificial, simulação de física e jogos em rede), associando ainda conhecimentos em modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo voltados à produção de games.
Para isso, são objetivos do curso:
- Conhecer técnicas que facilitem a programação de games.
- Programar jogos 3D.
- Conhecer o processo de produção e gerenciamento da produção de games.
- Ampliar a visão cultural e mercadológica sobre games.
- Conhecer ferramentas de inteligência artificial para games.
- Conhecer e utilizar simulação de efeitos físicos em jogos.
- Conhecer técnicas e limitações para o desenvolvimento de jogos para aparelhos celulares.
- Apresentar técnicas para programação de jogos em rede.
- Identificar as características de modelos tridimensionais, texturas, formas de iluminar e animar para games.
- Saber encomendar modelos 3D, texturas, animações, efeitos sonoros e trilhas musicais.
- Desenvolver noções de empreendedorismo relacionadas ao mercado de games.
Panorama de mercado
O mercado mundial de games movimenta bilhões de dólares por ano. Os países que oferecem melhores oportunidades de crescimento são China, Brasil, Índia e Rússia, que podem atender tanto o mercado interno quanto o externo.
No Brasil, o maior potencial está no desenvolvimento de jogos para entretenimento, propaganda e educação, com uma atuação que também atende a criação de sistemas em geral com interfaces interativas e lúdicas.
Profissionais com diploma de ensino superior em Tecnologia da Informação, Engenharia, Ciências da Computação, Sistemas de Informação e áreas afins, além de profissionais com outras formações e com habilidades de programação, como programadores e webdesigners, que queiram especializar-se na produção e programação de games.
GAME ENGINE | Apresenta o conceito de game engine, seus principais recursos e funcionalidades, proporcionando a sua aplicação nos processos de produção de um jogo digital. GAME DESIGN | Apresenta os principais elementos e conceitos teóricos necessários para criação da mecânica do jogo, bem como seu registro e documentação. NARRATIVA APLICADA A JOGOS DIGITAIS | Apresenta e discute as principais características da narrativa aplicada aos jogos, bem como os principais recursos e desafios para criação de uma narrativa nova que torne significativa a experiência de jogo. ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO PARA GAMES | Apresenta, por meio de abordagem prática, os algoritmos e as estruturas de dados tipicamente utilizados no desenvolvimento de jogos eletrônicos. MODELAGEM 3D E RENDERIZAÇÃO | Trata elementos de modelagem geométrica 3D para construção de personagens e cenários em jogos interativos. Apresenta o conceito de UV e os principais recursos para sua abertura e conceitos de transferência de malha Highpoly-Lowpoly. DISPOSITIVOS MÓVEIS E PORTABILIDADE | Aborda as particularidades do desenvolvimento de jogos para diferentes plataformas, como consoles, browsers, TVs e demais dispositivos, com ênfase aos dispositivos móveis. PROJETO DE INTERFACES | Analisa tópicos de interação homem-computador que permitem maximizar a satisfação subjetiva do jogador. Permite ao desenvolvedor realizar projetos centrados na figura do jogador, em vez de basear-se em funcionalidades. ANIMAÇÃO | Trata da percepção de movimentos. Estuda princípios da animação tradicional aplicados a ambientes digitais. Analisa os quadros-chave e o processo de interpolação e introduz a criação e o uso de rigs. Apresenta a animação por hierarquia, por deformação e suas particularidades de aplicação dentro do contexto do jogo. PROGRAMAÇÃO DE JOGOS EM REDE | Introduz os princípios que se aplicam ao desenvolvimento de softwares em rede, passando pelos aspectos particulares dos jogos eletrônicos e pelos problemas mais significativos da área, como sincronização e desempenho. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Apresenta técnicas de inteligência artificial (IA) para uso em jogos eletrônicos. Aborda seus conceitos básicos como regras de produção, agentes, redes neurais artificiais, algoritmos genéticos e máquinas de estados finitos. GAMIFICAÇÃO E METODOLOGIA DE PESQUISA | Apresenta o conceito de gamificação, sua aplicação, os principais métodos para desenvolvê-la e como pode auxiliar sistemas no contexto corporativo e educacional. PRODUÇÃO DE JOGOS | Apresenta perspectiva de negócios das partes envolvidas nos processos de desenvolvimento, produção e comercialização de jogos eletrônicos. Propõe bases para produtor ou gerente de projetos compreender e atuar no âmbito mercadológico do negócio de produção de games. EMPREENDEDORISMO | Introduz conceitos fundamentais de empreendedorismo. Define e identifica oportunidades de negócio. Analisa estratégias de inserção e manutenção de jogos no mercado, mediante a elaboração de plano de negócios. MÚSICA E EFEITOS SONOROS | Apresenta conceitos sobre o uso de música e de efeitos sonoros em jogos e ambientes interativos. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. | TOTAL |