Pós-Graduação

Marketing Digital e E-commerce

O curso de especialização em Marketing Digital e e-Commerce capacitará o aluno para atuar na criação de projetos e gestão de processos de marketing digital e comércio eletrônico, compreendendo a rotina das operações de comércio eletrônico, o contexto digital, as tendências e o comportamento do consumo 3.0, visando à criação de estratégias e à implementação de ações de marketing.

Carga horária: 366 horas

A internet tem se tornado uma ferramenta indispensável nos dias atuais, pois é por meio desse veículo que as pessoas realizam compras, efetuam pagamentos, e realizam a comunicação de forma instantânea com amigos e as empresas com os seus clientes.

O marketing digital tem como objetivo a utilização das estratégias de marketing aplicadas à internet a fim de atingir determinados objetivos de uma pessoa ou de uma organização.

Segundo Claudio Torres, autor do livro A Bíblia do Marketing Digital, o Marketing Digital é, e deve ser entendido como, parte da estratégia de marketing de uma organização.

Já o e-commerce ao longo de 12 anos, desde 2001, quando se estabeleceu no Brasil, vem apresentando crescimento médio de 30% ao ano. Segundo estudo divulgado pela e-bit. No Brasil 9,1 milhões de pessoas efetuaram sua primeira compra no decorrer de 2013, o e-commerce fechou o ano contabilizando 51,3 milhões de e-consumidores e 88,3 milhões de pedidos online. Um dos destaques é que o e-consumidor, que como definição podemos dizer que são os consumidores que realizam compras através da internet, estão cada dia mais criteriosos e exigentes. Por esse motivo, tendo isso em mente, muitas lojas virtuais, passaram a colocar o foco no cliente, e isso tem trazido melhorias para o comércio eletrônico como um todo.

Esse bom desempenho do comércio eletrônico, por si só, e a importância do marketing digital nas organizações, já assinala um curso focado nesse segmento, por conseguir apoiar os negócios pelos canais eletrônicos, valorizando tanto o profissional que busca a formação de carreira quanto o profissional que pretende ingressar no campo do empreendedorismo.

Para atender a essa demanda de mercado, a pós-graduação em Marketing Digital e E-Commerce concentra-se em um rol de componentes que reúne a fundamentação necessária e o contexto do e-commerce, além do desenvolvimento, implantação, atendimento, gestão e divulgação.

Profissionais formados nas áreas relacionadas a negócios, tais como Marketing, Comunicação, Administração, Logística, Tecnologia e demais profissionais empreendedores do meio digital.
ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIA SOCIAL
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto mercadológico da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações de marketing nas redes sociais virtuais, com enfoque em métricas e monitoramento, com vistas a uma análise de resultados e de respostas ao público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, a partir do panorama geral do setor e sua evolução, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como plataformas e canais de marketing e de promoção de negócios. Discute os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, embasados pela apresentação de cases.
GESTÃO DE CONTEÚDO E BRANDED CONTENT
Fundamenta a comunicação no contexto da cibercultura e das novas tecnologias, numa perspectiva mercadológica que considera marca, produto, consumidores, colaboradores e demais stakeholders. Discute o branded content como estratégia de gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites e redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Fundamenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Orienta para a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de marketing, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 3.0. Discute o método para apoiar o planejamento de ações do marketing com ênfase em comércio eletrônico. Discute Web 2.0 do ponto de vista de canais (multicanal, omni-channel, mídias sociais), de plataformas (dispositivos móveis), de recursos (links patrocinados), de ferramentas de publicidade (Google, Facebook) e de busca (SEM - Search Engine Marketing e SEO - Search Engine Optimization), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING: CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO DA MARCA
Conceitua o branding, na perspectiva da construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Aborda os estágios de desenvolvimento do branding, quais sejam, o racional e o emocional, sob o olhar da ética, com vistas às ações de engajamento do consumidor.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo AIDA (Attention, Interest, Desire, Action), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Analisa o comportamento do consumidor tradicional e do novo consumidor, discutindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Discute a relação do Direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Analisa as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Analise os aspectos do direito digital, considerando certificação digital, cyber crimes, segurança da informação, assinatura e contratos eletrônicos, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis. Apresenta, por meio da exposição de cases, os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
TECNOLOGIAS E MODELOS ALTERNATIVOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Apresenta novas propostas tecnológicas ou modelos alternativos mercadológicos que utilizem ferramentas e/ou recursos digitais voltados à aplicabilidade no comercio eletrônico e no mobile commerce, tais como QR Code, segunda tela, plataformas de mídias sociais, entre outros.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda. Discute a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI), considerando suas áreas de conhecimento a partir do PMBOK (Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto). Discute a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Auxilia o desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de BI (Business Intelligence) e sua relação com o funil de compra, conversão e a otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor.
LOGÍSTICA APLICADA A E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como ERP (Planejamento do Relacionamento Interno) e CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL















 
   TOTAL















 
   TOTAL

 
   TOTAL















 
   TOTAL

 
   TOTAL














 
   TOTAL
















 
   TOTAL
FUNDAMENTOS DO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, a partir do panorama geral do setor e sua evolução, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como plataformas e canais de marketing e de promoção de negócios. Discute os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, embasados pela apresentação de cases.
GESTÃO DE CONTEÚDO E BRANDED CONTENT
Fundamenta a comunicação no contexto da cibercultura e das novas tecnologias, numa perspectiva mercadológica que considera marca, produto, consumidores, colaboradores e demais stakeholders. Discute o branded content como estratégia de gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites e redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Fundamenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Orienta para a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de marketing, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 3.0. Discute o método para apoiar o planejamento de ações do marketing com ênfase em comércio eletrônico. Discute Web 2.0 do ponto de vista de canais (multicanal, omni-channel, mídias sociais), de plataformas (dispositivos móveis), de recursos (links patrocinados), de ferramentas de publicidade (Google, Facebook) e de busca (SEM - Search Engine Marketing e SEO - Search Engine Optimization), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING: CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO DA MARCA
Conceitua o branding, na perspectiva da construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Aborda os estágios de desenvolvimento do branding, quais sejam, o racional e o emocional, sob o olhar da ética, com vistas às ações de engajamento do consumidor.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo AIDA (Attention, Interest, Desire, Action), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Analisa o comportamento do consumidor tradicional e do novo consumidor, discutindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Discute a relação do Direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Analisa as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral.Analise os aspectos do direito digital, considerando certificação digital, cyber crimes, segurança da informação, assinatura e contratos eletrônicos, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis. Apresenta, por meio da exposição de cases, os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
TECNOLOGIAS E MODELOS ALTERNATIVOS DE COMÉRCIO
Apresenta novas propostas tecnológicas ou modelos alternativos mercadológicos que utilizem ferramentas e/ou recursos digitais voltados à aplicabilidade no comercio eletrônico e no mobile commerce, tais como QR Code, segunda tela, plataformas de mídias sociais, entre outros.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda. Discute a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI), considerando suas áreas de conhecimento a partir do PMBOK (Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto). Discute a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Auxilia o desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de BI (Business Intelligence) e sua relação com o funil de compra, conversão e a otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor.
LOGÍSTICA APLICADA A E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como ERP (Planejamento do Relacionamento Interno) e CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto mercadológico da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações de marketing nas redes sociais virtuais, com enfoque em métricas e monitoramento, com vistas a uma análise de resultados e de respostas ao público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O curso de pós-graduação lato sensu em Marketing Digital e e-Commerce, foi desenvolvido para trabalhar as competências necessárias no sentido de formular estratégias empreendedoras de planejamento e gerenciamento mercadológicos.

O curso visa despertar a percepção de valor do negócio e da marca perante consumidores, fornecedores e stakeholders na busca por resultados positivos ao negócio e à comunidade.

Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório para os cursos de pós-graduação lato sensu. Pedagogicamente, o TCC situa-se como eixo integrador do currículo para o qual deverão convergir todos os demais componentes curriculares, materializando a interdisciplinaridade pretendida.

O TCC deverá ser entregue ao final do período regulamentar do curso e poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupo de até 03 (três) alunos devidamente matriculados.
Curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Marketing Digital e E-commerce
Inscrições abertas de:  2 de maio a 24 de setembro de 2018*.

*Verificar datas das inscrições nas localidades, conforme abaixo:

Senac Ribeirão Preto: até 5 de setembro de 2018.
Senac Osasco: até 18 de setembro de 2018.
Senac Sorocaba: até 24 de setembro de 2018.

Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
Marketing, gestão de marketing digital, E-commerce, e commerce e digital, e-commerce,pós marketing digital, marketing pós-graduação, e commerce pós graduação, gestão de marketing digital e ecommerce, marketing gestão, gestão e commerce, curso digital, midias sociais, gestão de midias sociais, marketing pós, especialista em marketing digital, especialista em gestão.