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Marketing Digital e E-commerce

O curso de especialização em Marketing Digital e E-commerce capacitará o aluno para atuar na criação de projetos e gestão de processos de marketing digital e comércio eletrônico, compreendendo a rotina das operações de comércio eletrônico, o contexto digital, as tendências e o comportamento do consumo 3.0, visando à criação de estratégias e à implementação de ações de marketing.

Carga horária: 366 horas

A internet tem se tornado uma ferramenta indispensável nos dias atuais, pois é por meio desse veículo que as pessoas realizam compras, efetuam pagamentos, e realizam a comunicação de forma instantânea com amigos e as empresas com os seus clientes.

O marketing digital tem como objetivo a utilização das estratégias de marketing aplicadas à internet a fim de atingir determinados objetivos de uma pessoa ou de uma organização.

Segundo Claudio Torres, autor do livro A Bíblia do Marketing Digital, o Marketing Digital é, e deve ser entendido como, parte da estratégia de marketing de uma organização.

Já o e-commerce ao longo de 12 anos, desde 2001, quando se estabeleceu no Brasil, vem apresentando crescimento médio de 30% ao ano. Segundo estudo divulgado pela e-bit. No Brasil 9,1 milhões de pessoas efetuaram sua primeira compra no decorrer de 2013, o e-commerce fechou o ano contabilizando 51,3 milhões de e-consumidores e 88,3 milhões de pedidos online. Um dos destaques é que o e-consumidor, que como definição podemos dizer que são os consumidores que realizam compras através da internet, estão cada dia mais criteriosos e exigentes. Por esse motivo, tendo isso em mente, muitas lojas virtuais, passaram a colocar o foco no cliente, e isso tem trazido melhorias para o comércio eletrônico como um todo.

Esse bom desempenho do comércio eletrônico, por si só, e a importância do marketing digital nas organizações, já assinala um curso focado nesse segmento, por conseguir apoiar os negócios pelos canais eletrônicos, valorizando tanto o profissional que busca a formação de carreira quanto o profissional que pretende ingressar no campo do empreendedorismo.

Para atender a essa demanda de mercado, a pós-graduação em Marketing Digital e E-Commerce concentra-se em um rol de componentes que reúne a fundamentação necessária e o contexto do e-commerce, além do desenvolvimento, implantação, atendimento, gestão e divulgação.

Profissionais formados nas áreas relacionadas a negócios, tais como Marketing, Comunicação, Administração, Logística, Tecnologia e demais profissionais empreendedores do meio digital.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades do uso das mídias sociais como estratégia de marketing no ambiente da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações nas diversas redes sociais, com foco em resultados, diante das respostas do público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, mapeando os impactos da cultura da convergência e da comunicação transmídia com o objetivo de esboçar o contexto da comunicação e da sociedade em rede. Apresenta os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, por intermédio da apresentação de cases.
CONTEÚDO, INBOUND MARKETING E BRANDED CONTENT
Aborda os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas. Apresenta linguagens criativas e inovadoras em ambientes virtuais interativos e imersivos. Caracteriza o marketing como parte integrante de experiências de marca. Trata o inbound marketing e o branded content como estratégias de atração de público e gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites, blogs, podcasts, vídeos, redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Apresenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Aborda a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos de marketing com objetivo de gerar valor para o cliente, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 4.0. Apresenta o método para apoiar o planejamento de ações com ênfase em comércio eletrônico, compreendendo a missão do negócio, organização e cultura organizacional, a análise SWOT, metas e objetivos estratégicos, formulação das ações estratégicas on e off-line. Qualifica a necessidade de ações omni-channel, por meio de ferramentas de publicidade (Google, Facebook, Instragram) e de busca Search Engine Optimization (SEO), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING E CRIAÇÃO TRANSMÍDIA STORYTELLING
Conceitua o branding na construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Define os objetivos de gestão e reputação das marcas no ambiente digital. Apresenta os conceitos de Storytelling na conexão e engajamento do consumidor na comunicação de marketing digital.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo Attention, Interest, Desire, Action (AIDA), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Classifica o novo consumidor, definindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca. Especifica estratégias e táticas de marketing de relacionamento para atrair e manter estas personas no funil do e-commerce.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a relação do direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Apresenta as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Trata os aspectos do direito digital, por intermédio da Lei Brasileira de Proteção e Tratamento de Dados Pessoais, considerando certificação digital, crimes digitais, segurança da informação, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS E MODELOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis, bem como novos modelos e ferramentas voltadas à aplicabilidade no comercio eletrônico e tais como QR Code, segunda tela, realidade aumentada, entre outros. Apresenta os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda no digital. Descreve a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa. Aborda estratégias e táticas de marketing de relacionamento com o foco em resultados.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI) considerando suas áreas de conhecimento a partir do Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto (PMBOK). Aborda a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Trata do desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS, RESULTADOS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de Business Intelligence (BI), sua relação com o funil de compra, conversão e otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor. Trata as especificidades no ambiente digital, como os tipos de KPIs e a inter‐relação entre eles. Conceitua web analytics, sentimentos e ecossistemas. Delineia o planejamento de monitoramento e dashboards em função dos objetivos de marketing digital e ferramentas de monitoramento.
LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como Planejamento do Relacionamento Interno (ERP) e Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades do uso das mídias sociais como estratégia de marketing no ambiente da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações nas diversas redes sociais, com foco em resultados, diante das respostas do público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, mapeando os impactos da cultura da convergência e da comunicação transmídia com o objetivo de esboçar o contexto da comunicação e da sociedade em rede. Apresenta os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, por intermédio da apresentação de cases.
CONTEÚDO, INBOUND MARKETING E BRANDED CONTENT
Aborda os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas. Apresenta linguagens criativas e inovadoras em ambientes virtuais interativos e imersivos. Caracteriza o marketing como parte integrante de experiências de marca. Trata o inbound marketing e o branded content como estratégias de atração de público e gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites, blogs, podcasts, vídeos, redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Apresenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Aborda a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos de marketing com objetivo de gerar valor para o cliente, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 4.0. Apresenta o método para apoiar o planejamento de ações com ênfase em comércio eletrônico, compreendendo a missão do negócio, organização e cultura organizacional, a análise SWOT, metas e objetivos estratégicos, formulação das ações estratégicas on e off-line. Qualifica a necessidade de ações omni-channel, por meio de ferramentas de publicidade (Google, Facebook, Instragram) e de busca Search Engine Optimization (SEO), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING E CRIAÇÃO TRANSMÍDIA STORYTELLING
Conceitua o branding na construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Define os objetivos de gestão e reputação das marcas no ambiente digital. Apresenta os conceitos de Storytelling na conexão e engajamento do consumidor na comunicação de marketing digital.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo Attention, Interest, Desire, Action (AIDA), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Classifica o novo consumidor, definindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca. Especifica estratégias e táticas de marketing de relacionamento para atrair e manter estas personas no funil do e-commerce.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a relação do direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Apresenta as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Trata os aspectos do direito digital, por intermédio da Lei Brasileira de Proteção e Tratamento de Dados Pessoais, considerando certificação digital, crimes digitais, segurança da informação, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS E MODELOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis, bem como novos modelos e ferramentas voltadas à aplicabilidade no comercio eletrônico e tais como QR Code, segunda tela, realidade aumentada, entre outros. Apresenta os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda no digital. Descreve a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa. Aborda estratégias e táticas de marketing de relacionamento com o foco em resultados.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI) considerando suas áreas de conhecimento a partir do Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto (PMBOK). Aborda a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Trata do desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS, RESULTADOS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de Business Intelligence (BI), sua relação com o funil de compra, conversão e otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor. Trata as especificidades no ambiente digital, como os tipos de KPIs e a inter‐relação entre eles. Conceitua web analytics, sentimentos e ecossistemas. Delineia o planejamento de monitoramento e dashboards em função dos objetivos de marketing digital e ferramentas de monitoramento.
LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como Planejamento do Relacionamento Interno (ERP) e Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades do uso das mídias sociais como estratégia de marketing no ambiente da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações nas diversas redes sociais, com foco em resultados, diante das respostas do público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, mapeando os impactos da cultura da convergência e da comunicação transmídia com o objetivo de esboçar o contexto da comunicação e da sociedade em rede. Apresenta os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, por intermédio da apresentação de cases.
CONTEÚDO, INBOUND MARKETING E BRANDED CONTENT
Aborda os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas. Apresenta linguagens criativas e inovadoras em ambientes virtuais interativos e imersivos. Caracteriza o marketing como parte integrante de experiências de marca. Trata o inbound marketing e o branded content como estratégias de atração de público e gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites, blogs, podcasts, vídeos, redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Apresenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Aborda a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos de marketing com objetivo de gerar valor para o cliente, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 4.0. Apresenta o método para apoiar o planejamento de ações com ênfase em comércio eletrônico, compreendendo a missão do negócio, organização e cultura organizacional, a análise SWOT, metas e objetivos estratégicos, formulação das ações estratégicas on e off-line. Qualifica a necessidade de ações omni-channel, por meio de ferramentas de publicidade (Google, Facebook, Instragram) e de busca Search Engine Optimization (SEO), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING E CRIAÇÃO TRANSMÍDIA STORYTELLING
Conceitua o branding na construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Define os objetivos de gestão e reputação das marcas no ambiente digital. Apresenta os conceitos de Storytelling na conexão e engajamento do consumidor na comunicação de marketing digital.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo Attention, Interest, Desire, Action (AIDA), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Classifica o novo consumidor, definindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca. Especifica estratégias e táticas de marketing de relacionamento para atrair e manter estas personas no funil do e-commerce.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a relação do direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Apresenta as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Trata os aspectos do direito digital, por intermédio da Lei Brasileira de Proteção e Tratamento de Dados Pessoais, considerando certificação digital, crimes digitais, segurança da informação, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS E MODELOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis, bem como novos modelos e ferramentas voltadas à aplicabilidade no comercio eletrônico e tais como QR Code, segunda tela, realidade aumentada, entre outros. Apresenta os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda no digital. Descreve a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa. Aborda estratégias e táticas de marketing de relacionamento com o foco em resultados.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E ECOMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI) considerando suas áreas de conhecimento a partir do Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto (PMBOK). Aborda a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Trata do desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS, RESULTADOS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de Business Intelligence (BI), sua relação com o funil de compra, conversão e otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor. Trata as especificidades no ambiente digital, como os tipos de KPIs e a inter‐relação entre eles. Conceitua web analytics, sentimentos e ecossistemas. Delineia o planejamento de monitoramento e dashboards em função dos objetivos de marketing digital e ferramentas de monitoramento.
LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como Planejamento do Relacionamento Interno (ERP) e Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do ecommerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades do uso das mídias sociais como estratégia de marketing no ambiente da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações nas diversas redes sociais, com foco em resultados, diante das respostas do público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, mapeando os impactos da cultura da convergência e da comunicação transmídia com o objetivo de esboçar o contexto da comunicação e da sociedade em rede. Apresenta os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, por intermédio da apresentação de cases.
CONTEÚDO, INBOUND MARKETING E BRANDED CONTENT
Aborda os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas. Apresenta linguagens criativas e inovadoras em ambientes virtuais interativos e imersivos. Caracteriza o marketing como parte integrante de experiências de marca. Trata o inbound marketing e o branded content como estratégias de atração de público e gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites, blogs, podcasts, vídeos, redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Apresenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Aborda a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos de marketing com objetivo de gerar valor para o cliente, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 4.0. Apresenta o método para apoiar o planejamento de ações com ênfase em comércio eletrônico, compreendendo a missão do negócio, organização e cultura organizacional, a análise SWOT, metas e objetivos estratégicos, formulação das ações estratégicas on e off-line. Qualifica a necessidade de ações omni-channel, por meio de ferramentas de publicidade (Google, Facebook, Instragram) e de busca Search Engine Optimization (SEO), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING E CRIAÇÃO TRANSMÍDIA STORYTELLING
Conceitua o branding na construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Define os objetivos de gestão e reputação das marcas no ambiente digital. Apresenta os conceitos de Storytelling na conexão e engajamento do consumidor na comunicação de marketing digital.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo Attention, Interest, Desire, Action (AIDA), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Classifica o novo consumidor, definindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca. Especifica estratégias e táticas de marketing de relacionamento para atrair e manter estas personas no funil do e-commerce.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a relação do direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Apresenta as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Trata os aspectos do direito digital, por intermédio da Lei Brasileira de Proteção e Tratamento de Dados Pessoais, considerando certificação digital, crimes digitais, segurança da informação, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS E MODELOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis, bem como novos modelos e ferramentas voltadas à aplicabilidade no comercio eletrônico e tais como QR Code, segunda tela, realidade aumentada, entre outros. Apresenta os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda no digital. Descreve a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa. Aborda estratégias e táticas de marketing de relacionamento com o foco em resultados.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI) considerando suas áreas de conhecimento a partir do Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto (PMBOK). Aborda a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Trata do desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS, RESULTADOS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de Business Intelligence (BI), sua relação com o funil de compra, conversão e otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor. Trata as especificidades no ambiente digital, como os tipos de KPIs e a inter‐relação entre eles. Conceitua web analytics, sentimentos e ecossistemas. Delineia o planejamento de monitoramento e dashboards em função dos objetivos de marketing digital e ferramentas de monitoramento.
LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como Planejamento do Relacionamento Interno (ERP) e Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades do uso das mídias sociais como estratégia de
marketing no ambiente da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações nas diversas redes sociais, com foco em resultados, diante das respostas do público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de
negócio, mapeando os impactos da cultura da convergência e da comunicação transmídia com o objetivo de esboçar o contexto da comunicação e da sociedade em rede. Apresenta os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e
da relação com as mídias sociais, por intermédio da apresentação de cases
CONTEÚDO, INBOUND MARKETING E BRANDED CONTENT
Aborda os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas. Apresenta
linguagens criativas e inovadoras em ambientes virtuais interativos e imersivos. Caracteriza o marketing como parte integrante de experiências de marca. Trata o inbound marketing e o branded content como estratégias de atração de público e gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites, blogs, podcasts, vídeos, redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Apresenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de
inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Aborda a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos de marketing com objetivo de gerar valor para o cliente,
contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 4.0. Apresenta o método para apoiar o planejamento de ações com ênfase em comércio eletrônico, compreendendo a missão do negócio, organização e cultura organizacional, a análise SWOT, metas e objetivos estratégicos, formulação das ações estratégicas on e off-line. Qualifica a necessidade de ações omni-channel, por meio de ferramentas de publicidade (Google, Facebook, Instragram) e de busca Search Engine Optimization (SEO), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target)
BRANDING E CRIAÇÃO TRANSMÍDIA STORYTELLING
Conceitua o branding na construção, manutenção e experiência da marca,
considerando identidade, posicionamento e valores. Define os objetivos de gestão e reputação das marcas no ambiente digital. Apresenta os conceitos de Storytelling na conexão e engajamento do consumidor na comunicação de marketing digital.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e
ciclo de compra, a partir do modelo Attention, Interest, Desire, Action (AIDA), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Classifica o novo consumidor, definindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca. Especifica estratégias e táticas de marketing de relacionamento para atrair e manter estas personas no funil do e-commerce.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a relação do direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos.
Apresenta as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes
digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito
autoral. Trata os aspectos do direito digital, por intermédio da Lei Brasileira de Proteção e Tratamento de Dados Pessoais, considerando certificação digital, crimes digitais, segurança da informação, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros
PLATAFORMAS E MODELOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua
aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis, bem como novos modelos e ferramentas voltadas à aplicabilidade no comercio eletrônico e
tais como QR Code, segunda tela, realidade aumentada, entre outros. Apresenta os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à
discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda no digital. Descreve a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa. Aborda estratégias e táticas de marketing de relacionamento com o foco em resultados
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E ECOMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital
ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI)
considerando suas áreas de conhecimento a partir do Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto (PMBOK). Aborda a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Trata do desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS, RESULTADOS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de
e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de Business Intelligence (BI), sua relação com o funil de compra, conversão e otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor. Trata as especificidades no ambiente digital, como os tipos de KPIs e a inter‐relação entre eles. Conceitua web analytics, sentimentos e ecossistemas. Delineia o planejamento de monitoramento e dashboards em função dos objetivos de marketing digital e ferramentas de monitoramento.
LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas
ferramentas, tais como Planejamento do Relacionamento Interno (ERP) e Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do ecommerce
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento
do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O curso de pós-graduação lato sensu em Marketing Digital e e-Commerce, foi desenvolvido para trabalhar as competências necessárias no sentido de formular estratégias empreendedoras de planejamento e gerenciamento mercadológicos.

O curso visa despertar a percepção de valor do negócio e da marca perante consumidores, fornecedores e stakeholders na busca por resultados positivos ao negócio e à comunidade.

Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório para os cursos de pós-graduação lato sensu. Pedagogicamente, o TCC situa-se como eixo integrador do currículo para o qual deverão convergir todos os demais componentes curriculares, materializando a interdisciplinaridade pretendida.

O TCC deverá ser entregue ao final do período regulamentar do curso e poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupo de até 03 (três) alunos devidamente matriculados.
Curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Marketing Digital e E-commerce
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.



Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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