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Pós-Graduação

Marketing Digital e E-commerce

O curso de especialização em Marketing Digital e e-Commerce capacitará o aluno para atuar na criação de projetos e gestão de processos de marketing digital e comércio eletrônico, compreendendo a rotina das operações de comércio eletrônico, o contexto digital, as tendências e o comportamento do consumo 3.0, visando à criação de estratégias e a implementação de ações de marketing.

Carga horária: 366 horas

A internet tem se tornado uma ferramenta indispensável nos dias atuais, pois é por meio desse veículo que as pessoas realizam compras, efetuam pagamentos, e realizam a comunicação de forma instantânea com amigos e as empresas com os seus clientes.

O marketing digital tem como objetivo a utilização das estratégias de marketing aplicadas à internet a fim de atingir determinados objetivos de uma pessoa ou de uma organização.

Segundo Claudio Torres, autor do livro A Bíblia do Marketing Digital, o Marketing Digital é, e deve ser entendido como, parte da estratégia de marketing de uma organização.

Já o e-commerce ao longo de 12 anos, desde 2001, quando se estabeleceu no Brasil, vem apresentando crescimento médio de 30% ao ano. Segundo estudo divulgado pela e-bit. No Brasil 9,1 milhões de pessoas efetuaram sua primeira compra no decorrer de 2013, o e-commerce fechou o ano contabilizando 51,3 milhões de e-consumidores e 88,3 milhões de pedidos online. Um dos destaques é que o e-consumidor, que como definição podemos dizer que são os consumidores que realizam compras através da internet, estão cada dia mais criteriosos e exigentes. Por esse motivo, tendo isso em mente, muitas lojas virtuais, passaram a colocar o foco no cliente, e isso tem trazido melhorias para o comércio eletrônico como um todo.

Esse bom desempenho do comércio eletrônico, por si só, e a importância do marketing digital nas organizações, já assinala um curso focado nesse segmento, por conseguir apoiar os negócios pelos canais eletrônicos, valorizando tanto o profissional que busca a formação de carreira quanto o profissional que pretende ingressar no campo do empreendedorismo.

Para atender a essa demanda de mercado, a pós-graduação em Marketing Digital e E-Commerce concentra-se em um rol de componentes que reúne a fundamentação necessária e o contexto do e-commerce, além do desenvolvimento, implantação, atendimento, gestão e divulgação.

Profissionais formados nas áreas relacionadas a negócios, tais como Marketing, Comunicação, Administração, Logística, Tecnologia e demais profissionais empreendedores do meio digital.
ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIA SOCIAL
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto mercadológico da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações de marketing nas redes sociais virtuais, com enfoque em métricas e monitoramento, com vistas a uma análise de resultados e de respostas ao público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, a partir do panorama geral do setor e sua evolução, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como plataformas e canais de marketing e de promoção de negócios. Discute os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, embasados pela apresentação de cases.
GESTÃO DE CONTEÚDO E BRANDED CONTENT
Fundamenta a comunicação no contexto da cibercultura e das novas tecnologias, numa perspectiva mercadológica que considera marca, produto, consumidores, colaboradores e demais stakeholders. Discute o branded content como estratégia de gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites e redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Fundamenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Orienta para a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de marketing, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 3.0. Discute o método para apoiar o planejamento de ações do marketing com ênfase em comércio eletrônico. Discute Web 2.0 do ponto de vista de canais (multicanal, omni-channel, mídias sociais), de plataformas (dispositivos móveis), de recursos (links patrocinados), de ferramentas de publicidade (Google, Facebook) e de busca (SEM - Search Engine Marketing e SEO - Search Engine Optimization), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING: CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO DA MARCA
Conceitua o branding, na perspectiva da construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Aborda os estágios de desenvolvimento do branding, quais sejam, o racional e o emocional, sob o olhar da ética, com vistas às ações de engajamento do consumidor.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo AIDA (Attention, Interest, Desire, Action), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Analisa o comportamento do consumidor tradicional e do novo consumidor, discutindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Discute a relação do Direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Analisa as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Analise os aspectos do direito digital, considerando certificação digital, cyber crimes, segurança da informação, assinatura e contratos eletrônicos, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis. Apresenta, por meio da exposição de cases, os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
TECNOLOGIAS E MODELOS ALTERNATIVOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Apresenta novas propostas tecnológicas ou modelos alternativos mercadológicos que utilizem ferramentas e/ou recursos digitais voltados à aplicabilidade no comercio eletrônico e no mobile commerce, tais como QR Code, segunda tela, plataformas de mídias sociais, entre outros.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda. Discute a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI), considerando suas áreas de conhecimento a partir do PMBOK (Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto). Discute a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Auxilia o desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de BI (Business Intelligence) e sua relação com o funil de compra, conversão e a otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor.
LOGÍSTICA APLICADA A E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como ERP (Planejamento do Relacionamento Interno) e CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto mercadológico da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações de marketing nas redes sociais virtuais, com enfoque em métricas e monitoramento, com vistas a uma análise de resultados e de respostas ao público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado
FUNDAMENTOS DO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, a partir do panorama geral do setor e sua evolução, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como plataformas e canais de marketing e de promoção de negócios. Discute os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, embasados pela apresentação de cases.
GESTÃO DE CONTEÚDO E BRANDED CONTENT
Fundamenta a comunicação no contexto da cibercultura e das novas tecnologias, numa perspectiva mercadológica que considera marca, produto, consumidores, colaboradores e demais stakeholders. Discute o branded content como estratégia de gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites e redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Fundamenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Orienta para a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de marketing, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 3.0. Discute o método para apoiar o planejamento de ações do marketing com ênfase em comércio eletrônico. Discute Web 2.0 do ponto de vista de canais (multicanal, omni-channel, mídias sociais), de plataformas (dispositivos móveis), de recursos (links patrocinados), de ferramentas de publicidade (Google, Facebook) e de busca (SEM - Search Engine Marketing e SEO - Search Engine Optimization), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target)
BRANDING: CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO DA MARCA
Conceitua o branding, na perspectiva da construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Aborda os estágios de desenvolvimento do branding, quais sejam, o racional e o emocional, sob o olhar da ética, com vistas às ações de engajamento do consumidor
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo AIDA (Attention, Interest, Desire, Action), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Analisa o comportamento do consumidor tradicional e do novo consumidor, discutindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Discute a relação do Direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Analisa as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Analise os aspectos do direito digital, considerando certificação digital, cyber crimes, segurança da informação, assinatura e contratos eletrônicos, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros
PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis. Apresenta, por meio da exposição de cases, os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações
TECNOLOGIAS E MODELOS ALTERNATIVOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Apresenta novas propostas tecnológicas ou modelos alternativos mercadológicos que utilizem ferramentas e/ou recursos digitais voltados à aplicabilidade no comercio eletrônico e no mobile commerce, tais como QR Code, segunda tela, plataformas de mídias sociais, entre outros
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda. Discute a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI), considerando suas áreas de conhecimento a partir do PMBOK (Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto). Discute a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Auxilia o desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final
INDICADORES, MÉTRICAS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de BI (Business Intelligence) e sua relação com o funil de compra, conversão e a otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor
LOGÍSTICA APLICADA A E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como ERP (Planejamento do Relacionamento Interno) e CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas
 
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ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto mercadológico da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações de marketing nas redes sociais virtuais, com enfoque em métricas e monitoramento, com vistas a uma análise de resultados e de respostas ao público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, a partir do panorama geral do setor e sua evolução, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como plataformas e canais de marketing e de promoção de negócios. Discute os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias
sociais, embasados pela apresentação de cases.
GESTÃO DE CONTEÚDO E BRANDED CONTENT
Fundamenta a comunicação no contexto da cibercultura e das novas tecnologias, numa perspectiva mercadológica que considera marca, produto, consumidores, colaboradores e demais stakeholders. Discute o branded content como estratégia de gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites
e redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Fundamenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Orienta para a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as
competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de marketing, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 3.0. Discute o método para apoiar o planejamento de ações do marketing com ênfase em comércio eletrônico. Discute Web 2.0 do ponto de vista de canais (multicanal, omni-channel, mídias sociais), de plataformas (dispositivos móveis), de recursos (links patrocinados), de ferramentas de publicidade (Google, Facebook) e de busca (SEM - Search Engine Marketing e SEO - Search Engine Optimization), orientando sobre a segmentação de
mercado (behavioral target).
BRANDING: CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO DA MARCA
Conceitua o branding, na perspectiva da construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Aborda os estágios de desenvolvimento do branding, quais sejam, o racional e o emocional, sob o olhar da ética, com vistas às ações de engajamento do consumidor.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo AIDA (Attention, Interest, Desire, Action), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Analisa o comportamento do consumidor tradicional e do novo consumidor, discutindo suas principais
características, como prosumers e advogados da marca.
DIREITO DIGITAL EM COMERCIO ELETRÔNICO
Discute a relação do Direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Analisa as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Analise os aspectos do direito digital, considerando certificação digital, cyber crimes, segurança da informação, assinatura e contratos eletrônicos, uso de
imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis. Apresenta, por meio da exposição de cases, os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens,
desvantagens e diferenciações.
TECNOLOGIAS E MODELOS ALTERNATIVOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Apresenta novas propostas tecnológicas ou modelos alternativos mercadológicos que utilizem ferramentas e/ou recursos digitais voltados à aplicabilidade no comercio eletrônico e no mobile commerce, tais como QR Code,
segunda tela, plataformas de mídias sociais, entre outros.

CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda. Discute a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa.

GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI), considerando suas áreas de conhecimento a partir do PMBOK (Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto). Discute a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Auxilia o desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente
desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de BI (Business Intelligence) e sua relação com o funil de compra, conversão e a otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e
de compra do consumidor.
LOGÍSTICA APLICADA A E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como ERP (Planejamento do Relacionamento Interno) e CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo
de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.

 
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ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto mercadológico da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações de marketing nas redes sociais virtuais, com enfoque em métricas e monitoramento, com vistas a uma análise de resultados e de respostas ao público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, a partir do panorama geral do setor e sua evolução, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como plataformas e canais de marketing e de promoção de negócios. Discute os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, embasados pela apresentação de cases.
GESTÃO DE CONTEÚDO E BRANDED CONTENT
Fundamenta a comunicação no contexto da cibercultura e das novas tecnologias, numa perspectiva mercadológica que considera marca, produto, consumidores, colaboradores e demais stakeholders. Discute o branded content como estratégia de gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites e redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Fundamenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Orienta para a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de marketing, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 3.0. Discute o método para apoiar o planejamento de ações do marketing com ênfase em comércio eletrônico. Discute Web 2.0 do ponto de vista de canais (multicanal, omni-channel, mídias sociais), de plataformas (dispositivos móveis), de recursos (links patrocinados), de ferramentas de publicidade (Google, Facebook) e de busca (SEM - Search Engine Marketing e SEO - Search Engine Optimization), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING: CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO DA MARCA
Conceitua o branding, na perspectiva da construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Aborda os estágios de desenvolvimento do branding, quais sejam, o racional e o emocional, sob o olhar da ética, com vistas às ações de engajamento do consumidor.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo AIDA (Attention, Interest, Desire, Action), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Analisa o comportamento do consumidor tradicional e do novo consumidor, discutindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Discute a relação do Direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Analisa as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Analise os aspectos do direito digital, considerando certificação digital, cyber crimes, segurança da informação, assinatura e contratos eletrônicos, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis. Apresenta, por meio da exposição de cases, os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
TECNOLOGIAS E MODELOS ALTERNATIVOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Apresenta novas propostas tecnológicas ou modelos alternativos mercadológicos que utilizem ferramentas e/ou recursos digitais voltados à aplicabilidade no comercio eletrônico e no mobile commerce, tais como QR Code, segunda tela, plataformas de mídias sociais, entre outros.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda. Discute a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI), considerando suas áreas de conhecimento a partir do PMBOK (Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto). Discute a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Auxilia o desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de BI (Business Intelligence) e sua relação com o funil de compra, conversão e a otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor.
LOGÍSTICA APLICADA A E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como ERP (Planejamento do Relacionamento Interno) e CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIA SOCIAL
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto mercadológico da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações de marketing nas redes sociais virtuais, com enfoque em métricas e monitoramento, com vistas a uma análise de resultados e de respostas ao público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, a partir do panorama geral do setor e sua evolução, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como plataformas e canais de marketing e de promoção de negócios. Discute os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, embasados pela apresentação de cases.
GESTÃO DE CONTEÚDO E BRANDED CONTENT
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
BRANDING: CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO DA MARCA
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
DIREITO DIGITAL EM COMERCIO ELETRÔNICO
PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
TECNOLOGIAS E MODELOS ALTERNATIVOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) E ATENDIMENTO AO CLIENTE
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
INDICADORES, MÉTRICAS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
LOGÍSTICA APLICADA A E-COMMERCE
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
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ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto mercadológico da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações de marketing nas redes sociais virtuais, com enfoque em métricas e monitoramento, com vistas a uma análise de resultados e de respostas ao público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, a partir do panorama geral do setor e sua evolução, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como plataformas e canais de marketing e de promoção de negócios. Discute os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, embasados pela apresentação de cases.
GESTÃO DE CONTEÚDO E BRANDED CONTENT
Fundamenta a comunicação no contexto da cibercultura e das novas tecnologias, numa perspectiva mercadológica que considera marca, produto, consumidores, colaboradores e demais stakeholders. Discute o branded content como estratégia de gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites e redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Fundamenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Orienta para a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de marketing, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 3.0. Discute o método para apoiar o planejamento de ações do marketing com ênfase em comércio eletrônico. Discute Web 2.0 do ponto de vista de canais (multicanal, omni-channel, mídias sociais), de plataformas (dispositivos móveis), de recursos (links patrocinados), de ferramentas de publicidade (Google, Facebook) e de busca (SEM - Search Engine Marketing e SEO - Search Engine Optimization), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING: CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO DA MARCA
Conceitua o branding, na perspectiva da construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Aborda os estágios de desenvolvimento do branding, quais sejam, o racional e o emocional, sob o olhar da ética, com vistas às ações de engajamento do consumidor.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo AIDA (Attention, Interest, Desire, Action), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Analisa o comportamento do consumidor tradicional e do novo consumidor, discutindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Discute a relação do Direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Analisa as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Analise os aspectos do direito digital, considerando certificação digital, cyber crimes, segurança da informação, assinatura e contratos eletrônicos, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis. Apresenta, por meio da exposição de cases, os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
TECNOLOGIAS E MODELOS ALTERNATIVOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Apresenta novas propostas tecnológicas ou modelos alternativos mercadológicos que utilizem ferramentas e/ou recursos digitais voltados à aplicabilidade no comercio eletrônico e no mobile commerce, tais como QR Code, segunda tela, plataformas de mídias sociais, entre outros.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda. Discute a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI), considerando suas áreas de conhecimento a partir do PMBOK (Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto). Discute a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Auxilia o desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de BI (Business Intelligence) e sua relação com o funil de compra, conversão e a otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor.
LOGÍSTICA APLICADA A E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como ERP (Planejamento do Relacionamento Interno) e CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto mercadológico da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações de marketing nas redes sociais virtuais, com enfoque em métricas e monitoramento, com vistas a uma análise de resultados e de respostas ao público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, a partir do panorama geral do setor e sua evolução, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como plataformas e canais de marketing e de promoção de negócios. Discute os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, embasados pela apresentação de cases.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Fundamenta a comunicação no contexto da cibercultura e das novas tecnologias, numa perspectiva mercadológica que considera marca, produto, consumidores, colaboradores e demais stakeholders. Discute o branded content como estratégia de gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites e redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de marketing, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 3.0. Discute o método para apoiar o planejamento de ações do marketing com ênfase em comércio eletrônico. Discute Web 2.0 do ponto de vista de canais (multicanal, omni-channel, mídias sociais), de plataformas (dispositivos móveis), de recursos (links patrocinados), de ferramentas de publicidade (Google, Facebook) e de busca (SEM - Search Engine Marketing e SEO - Search Engine Optimization), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING: CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO DA MARCA
Conceitua o branding, na perspectiva da construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Aborda os estágios de desenvolvimento do branding, quais sejam, o racional e o emocional, sob o olhar da ética, com vistas às ações de engajamento do consumidor.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo AIDA (Attention, Interest, Desire, Action), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Analisa o comportamento do consumidor tradicional e do novo consumidor, discutindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Discute a relação do Direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Analisa as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Analise os aspectos do direito digital, considerando certificação digital, cyber crimes, segurança da informação, assinatura e contratos eletrônicos, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis. Apresenta, por meio da exposição de cases, os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
TECNOLOGIAS E MODELOS ALTERNATIVOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Apresenta novas propostas tecnológicas ou modelos alternativos mercadológicos que utilizem ferramentas e/ou recursos digitais voltados à aplicabilidade no comercio eletrônico e no mobile commerce, tais como QR Code, segunda tela, plataformas de mídias sociais, entre outros.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda. Discute a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI), considerando suas áreas de conhecimento a partir do PMBOK (Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto). Discute a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Auxilia o desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de BI (Business Intelligence) e sua relação com o funil de compra, conversão e a otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor.
LOGÍSTICA APLICADA A E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como ERP (Planejamento do Relacionamento Interno) e CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto mercadológico da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações de marketing nas redes sociais virtuais, com enfoque em métricas e monitoramento, com vistas a uma análise de resultados e de respostas ao público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, a partir do panorama geral do setor e sua evolução, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como plataformas e canais de marketing e de promoção de negócios. Discute os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, embasados pela apresentação de cases.
GESTÃO DE CONTEÚDO E BRANDED CONTENT
Fundamenta a comunicação no contexto da cibercultura e das novas tecnologias, numa perspectiva mercadológica que considera marca, produto, consumidores, colaboradores e demais stakeholders. Discute o branded content como estratégia de gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites e redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Fundamenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Orienta para a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de marketing, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 3.0. Discute o método para apoiar o planejamento de ações do marketing com ênfase em comércio eletrônico. Discute Web 2.0 do ponto de vista de canais (multicanal, omni-channel, mídias sociais), de plataformas (dispositivos móveis), de recursos (links patrocinados), de ferramentas de publicidade (Google, Facebook) e de busca (SEM - Search Engine Marketing e SEO - Search Engine Optimization), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING: CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO DA MARCA
Conceitua o branding, na perspectiva da construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Aborda os estágios de desenvolvimento do branding, quais sejam, o racional e o emocional, sob o olhar da ética, com vistas às ações de engajamento do consumidor.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo AIDA (Attention, Interest, Desire, Action), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Analisa o comportamento do consumidor tradicional e do novo consumidor, discutindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Discute a relação do Direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Analisa as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Analise os aspectos do direito digital, considerando certificação digital, cyber crimes, segurança da informação, assinatura e contratos eletrônicos, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis. Apresenta, por meio da exposição de cases, os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
TECNOLOGIAS E MODELOS ALTERNATIVOS DE COMÉRCIO
Apresenta novas propostas tecnológicas ou modelos alternativos mercadológicos que utilizem ferramentas e/ou recursos digitais voltados à aplicabilidade no comercio eletrônico e no mobile commerce, tais como QR Code, segunda tela, plataformas de mídias sociais, entre outros.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda. Discute a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI), considerando suas áreas de conhecimento a partir do PMBOK (Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto). Discute a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Auxilia o desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de BI (Business Intelligence) e sua relação com o funil de compra, conversão e a otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor.
LOGÍSTICA APLICADA A E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como ERP (Planejamento do Relacionamento Interno) e CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
ESTRATÉGIA DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto
mercadológico da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações de
marketing nas redes sociais virtuais, com enfoque em métricas e monitoramento, com
vistas a uma análise de resultados e de respostas ao público. Aborda os canais de
mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de
negócio, a partir do panorama geral do setor e sua evolução, considerando as novas
tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como plataformas e canais de
marketing e de promoção de negócios. Discute os processos da comunicação
mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de
empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias
sociais, embasados pela apresentação de cases.
GESTÃO DE CONTEÚDO E BRANDED CONTENT
Fundamenta a comunicação no contexto da cibercultura e das novas
tecnologias, numa perspectiva mercadológica que considera marca, produto,
consumidores, colaboradores e demais stakeholders. Discute o branded content como
estratégia de gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites
e redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Fundamenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de
inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de
criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply
Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Orienta para a gestão de custos, de
risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e
sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as
competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de marketing, contextualizando os impactos
gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 3.0. Discute o método
para apoiar o planejamento de ações do marketing com ênfase em comércio
eletrônico. Discute Web 2.0 do ponto de vista de canais (multicanal, omni-channel,
mídias sociais), de plataformas (dispositivos móveis), de recursos (links patrocinados),
de ferramentas de publicidade (Google, Facebook) e de busca (SEM - Search Engine
Marketing e SEO - Search Engine Optimization), orientando sobre a segmentação de
mercado (behavioral target).
BRANDING: CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO DA MARCA
Conceitua o branding, na perspectiva da construção, manutenção e
experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Aborda os
estágios de desenvolvimento do branding, quais sejam, o racional e o emocional, sob
o olhar da ética, com vistas às ações de engajamento do consumidor.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience
e ciclo de compra, a partir do modelo AIDA (Attention, Interest, Desire, Action), no
campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Analisa o comportamento do
consumidor tradicional e do novo consumidor, discutindo suas principais
características, como prosumers e advogados da marca.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Discute a relação do Direito com o marketing digital e os negócios
eletrônicos. Analisa as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na
internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em
ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de
direito autoral. Analise os aspectos do direito digital, considerando certificação digital,
cyber crimes, segurança da informação, assinatura e contratos eletrônicos, uso de
imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua
aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis.
Apresenta, por meio da exposição de cases, os meios de pagamentos, bem como os
sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens,
desvantagens e diferenciações.
TECNOLOGIAS E MODELOS ALTERNATIVOS DE COMÉRCIO
Apresenta novas propostas tecnológicas ou modelos alternativos
mercadológicos que utilizem ferramentas e/ou recursos digitais voltados à
aplicabilidade no comercio eletrônico e no mobile commerce, tais como QR Code,
segunda tela, plataformas de mídias sociais, entre outros.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM) E
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à
discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda. Discute a
criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e
ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas,
gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E ECOMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital
ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI),
considerando suas áreas de conhecimento a partir do PMBOK (Guia de Conhecimento
em Gerenciamento de Projeto). Discute a prática do planejamento, da gestão e da
execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Auxilia o
desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à
monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente
desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS E MONITORAMENTO EM
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações
de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de BI
(Business Intelligence) e sua relação com o funil de compra, conversão e a otimização
adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e
de compra do consumidor.
LOGÍSTICA APLICADA A E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas
ferramentas, tais como ERP (Planejamento do Relacionamento Interno) e CRM (Gestão
do Relacionamento com o Cliente). Fundamenta as operações de produção,
armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de
distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do ecommerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento
do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo
de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
LIBRAS
Apresenta os fundamentos para comunicação e interação profissional e
social com surdos, por intermédio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS),
contribuindo para um processo natural (fluido) de interação entre os diversos públicos.
Apresenta os termos básicos do vocabulário para utilização na comunicação com
surdos.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O curso de pós-graduação lato sensu em Marketing Digital e e-Commerce, foi desenvolvido para trabalhar as competências necessárias no sentido de formular estratégias empreendedoras de planejamento e gerenciamento mercadológicos.

O curso visa despertar a percepção de valor do negócio e da marca perante consumidores, fornecedores e stakeholders na busca por resultados positivos ao negócio e à comunidade.

Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório para os cursos de pós-graduação lato sensu. Pedagogicamente, o TCC situa-se como eixo integrador do currículo para o qual deverão convergir todos os demais componentes curriculares, materializando a interdisciplinaridade pretendida.

O TCC deverá ser entregue ao final do período regulamentar do curso e poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupo de até 03 (três) alunos devidamente matriculados.
Curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Marketing Digital e E-commerce
Inscrições abertas de:  2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

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