Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Marketing Digital e E-commerce

Marketing Digital e E-commerce

Especializar profissionais para atuar na criação de projetos e gestão de processos de marketing digital e comércio eletrônico, compreendendo a rotina das operações de comércio eletrônico, o contexto digital, as tendências e o comportamento do consumo 4.0, visando à criação de estratégias e a implementação de ações de marketing.

Carga horária: 366 horas

Pesquisa publicada no portal E-commerce Brasil, a partir de estudo feito pela The Boston Consulting Group e apoiado pelo Google, apontou que pelo menos 98% das empresas brasileiras não aproveitam o marketing digital como poderiam. Apenas 23% dessas empresas integram os dados on e off-line, o que reforça a urgência de empresas e profissionais atenderem as exigências deste novo consumidor, que chega ao Ponto de Venda (PDV) já decidido sobre o que comprar. Ademais, os estudos apontam um aumento na ordem de 304% em buscas relacionadas a onde comprar no buscador Google.
Toda essa quebra de paradigmas provocou uma grande mudança nos conceitos de marketing, que se amplia até hoje, tendo o branding conquistado um lugar de destaque nas discussões diretas ou indiretas de autores como Andrea Semprini, Chris Anderson, Philip Kotler, Néstor Garcia Canclini, Sandra Turchi entre outros.
Já são dez anos de marketing digital no Brasil, e segundo a Revista Exame (2019), é um mercado em crescente expansão, tornando-se hoje um dos principais investimentos de publicidade no Brasil e representando um dos poucos setores que, mesmo com a economia em recessão, continuou crescendo. Ainda segundo a Exame (2019), 87% dos brasileiros utilizam algum tipo de rede social, um dos canais mais importantes de comunicação com o público que se pretende atingir. Estima-se que 70% dos internautas já fizeram algum tipo de compra após uma campanha no ambiente digital.
O consumidor mudou com a tecnologia e a tecnologia mudou com o consumidor. Com isso, o próprio fluxo de informações em uma empresa se alterou, ou seja, o que tínhamos como certo antes, hoje já não são tão certos assim.
Um levantamento realizado pela SEMrush com os 100 maiores sites de e-commerce no Brasil, de diversas categorias, aponta que 88% dos clientes brasileiros compram direto nos sites das lojas próprias. Por isso, só em 2018, 64,5% dos e-commerces brasileiros investiram até R$ 3.500 em publicidade por mês. Em relação ao crescimento, depois de aumentar 12% em 2018, o comércio eletrônico no Brasil deve saltar para 15% em 2019 e faturar R$ 61,2 bilhões, segundo relatório divulgado pela Ebit/Nielsen.

Portadores de diplomas de graduação em marketing, comunicação, administração, logística, tecnologia, publicidade e propaganda, tecnologia da informação, nas áreas de comércio eletrônico, programação, e demais profissionais empreendedores do meio digital, com interesse em desenvolver competências nas áreas de marketing digital e e-commerce.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades do uso das mídias sociais como estratégia de marketing no ambiente da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações nas diversas redes sociais, com foco em resultados, diante das respostas do público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, mapeando os impactos da cultura da convergência e da comunicação transmídia com o objetivo de esboçar o contexto da comunicação e da sociedade em rede. Apresenta os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, por intermédio da apresentação de cases.
CONTEÚDO, INBOUND MARKETING E BRANDED CONTENT
Aborda os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas. Apresenta linguagens criativas e inovadoras em ambientes virtuais interativos e imersivos. Caracteriza o marketing como parte integrante de experiências de marca. Trata o inbound marketing e o branded content como estratégias de atração de público e gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como sites, blogs, podcasts, vídeos, redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
GESTÃO E INOVAÇÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Apresenta a administração empresarial do ponto de vista estratégico, de inovação e empreendedorismo, com foco em startups, entre outros modelos ágeis de criação de negócios, como Business Model Canvas (BMC), contextualizando o Supply Chain e o Enterprise Research Planning (ERP). Aborda a gestão de custos, de risco e de tempo, a fim de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas aos processos de administração e de promover as competências empreendedoras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos de marketing com objetivo de gerar valor para o cliente, contextualizando os impactos gerados pelas novas mídias, pelo branding e pelo marketing 4.0. Apresenta o método para apoiar o planejamento de ações com ênfase em comércio eletrônico, compreendendo a missão do negócio, organização e cultura organizacional, a análise SWOT, metas e objetivos estratégicos, formulação das ações estratégicas on e off-line. Qualifica a necessidade de ações omni-channel, por meio de ferramentas de publicidade (Google, Facebook, Instragram) e de busca Search Engine Optimization (SEO), orientando sobre a segmentação de mercado (behavioral target).
BRANDING E CRIAÇÃO TRANSMÍDIA STORYTELLING
Conceitua o branding na construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Define os objetivos de gestão e reputação das marcas no ambiente digital. Apresenta os conceitos de Storytelling na conexão e engajamento do consumidor na comunicação de marketing digital.
COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo Attention, Interest, Desire, Action (AIDA), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Classifica o novo consumidor, definindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca. Especifica estratégias e táticas de marketing de relacionamento para atrair e manter estas personas no funil do e-commerce.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a relação do direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Apresenta as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Trata os aspectos do direito digital, por intermédio da Lei Brasileira de Proteção e Tratamento de Dados Pessoais, considerando certificação digital, crimes digitais, segurança da informação, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
PLATAFORMAS E MODELOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, MEIOS DE PAGAMENTO E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis, bem como novos modelos e ferramentas voltadas à aplicabilidade no comercio eletrônico e tais como QR Code, segunda tela, realidade aumentada, entre outros. Apresenta os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda no digital. Descreve a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa. Aborda estratégias e táticas de marketing de relacionamento com o foco em resultados.
GESTÃO DE PROJETOS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE
Apresenta as etapas de desenvolvimento de um projeto de marketing digital ou comércio eletrônico, sob a metodologia do Project Manager Institute (PMI) considerando suas áreas de conhecimento a partir do Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto (PMBOK). Aborda a prática do planejamento, da gestão e da execução, especificando os papéis e responsabilidades da equipe. Trata do desenvolvimento da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso, tanto em relação à monografia quanto ao projeto, contribuindo com a escolha do tema e consequente desenvolvimento do trabalho final.
INDICADORES, MÉTRICAS, RESULTADOS E MONITORAMENTO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de Business Intelligence (BI), sua relação com o funil de compra, conversão e otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor. Trata as especificidades no ambiente digital, como os tipos de KPIs e a inter‐relação entre eles. Conceitua web analytics, sentimentos e ecossistemas. Delineia o planejamento de monitoramento e dashboards em função dos objetivos de marketing digital e ferramentas de monitoramento.
LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como Planejamento do Relacionamento Interno (ERP) e Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O curso de pós-graduação lato sensu em Marketing Digital e E-commerce foi desenvolvido para trabalhar as competências necessárias no sentido de formular estratégias empreendedoras de planejamento e gerenciamento mercadológicos.

O curso visa despertar no aluno a percepção de valor do negócio e da marca perante consumidores, fornecedores e stakeholders na busca por resultados positivos ao negócio e à comunidade.

Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório para os cursos de pós-graduação lato sensu. Pedagogicamente, o TCC situa-se como eixo integrador do currículo para o qual deverão convergir todos os demais componentes curriculares, materializando a interdisciplinaridade pretendida.

O TCC deverá ser entregue ao final do período regulamentar do curso e poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupo de até 03 (três) alunos devidamente matriculados.
Curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Marketing Digital e E-commerce
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.



Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso