Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Auxiliar de Serviços Contábeis

O participante auxilia nos processos de trabalho das áreas contábil, de pessoal, fiscal e na elaboração de obrigações acessórias necessárias, considerando trâmites e rotinas de cada área para atendimento das exigências legais.

Carga horária: 160 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando ensino médio
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

Com a lei 12.249 de 11 junho de 2010, o técnico em contabilidade passou a ter uma data definida para a obtenção do registro profisisonal, ou seja, a partir de junho de 2015 somente bacharéis em Ciências Contábeis poderão se submeter ao Exame de Suficiência. Dessa forma, só será possível exercer legalmente a profissão após a aprovação no exame a a conclusão do curso superior. Exceção apenas aos que receberam diplomas antes da promulgação dessa lei.

Com isso as atribuições do profissional da contabilidade, nível técnico, passam a ser realizadas também pelo bacharel e algumas compartilhadas com outros profisisonais, como é o caso das atuações nas áreas pessoal e fiscal.

Processos que envolvem admissão, férias, 13º salário e demissão vem sendo compartilhadas com outros profissionais, assim como a escrituração de notas fiscais, apuração de tributos e elaboração de obrigações acessórias, isso sempre com a orientação de um profissional da contabilidade.

Além dessas atividades, comumente realizadas por um profissional da contabilidade, há também outras, específicas da área contábil, que podem ser auxiliadas por outros colegas, pois implicam em processos que antecipam a classificação, lançamento e registro contábil.


Público-alvo

Este curso destina-se a interessados em conhecer e auxiliar nos processos de trabalho da área contábil, pessoal e fiscal.

Método

Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como exposição dialogada, atividades em subgrupos com apoio de texto e apresentação em plenária, brainstorming, discussão de caso, atividade indivual de internalização, pesquisa e diário de bordo.

Programa

- CLT: Consolidação das Leis do Trabalho
- Contratação de Pessoal: principais documentos
- Modalidades de contrato de trabalho
- Folha de Pagamento: conceito, elementos e importância
- Encargos Sociais: INSS, FGTS e IRRF
- Rescisão de contrato
- Obrigações Acessórias: CAGED, DIRF, RAIS
- Tributos: ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS e Simples Nacional
- Escrituração Fiscal na Prática
- Obrigações acessórias Fiscais
- Tipos de Sociedades
- Contabilidade: Conceito, documentos e demonstrativos financeiros

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.


Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
serviços contábeis, leis do trabalho, contratação de pessoal, contratos de trabalho, folha de pagamento, encargos sociais, rescisão de contrato, obrigações acessórias, CAGED, DIRF, RAIS, tributos, ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS, simples nacional, escrituração fiscal na prática, obrigações acessórias Fiscais, tipos de sociedades, contabilidade, demonstrativos financeiros, senac
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.