Curso Técnico

 

Técnico em Biblioteca

Formar técnicos em biblioteca com competências para organizar, gerar, recuperar, disseminar, utilizar e preservar a informação contida nos mais variados suportes, sejam eles impressos ou digitais de livros, periódicos, documentos, discos, CDs, bancos de dados e outros, com visão empreendedora e intra-empreendedora, dentro de suas possibilidades de atuação.

Diferenciais
O diferencial do curso reside no fato de aliar aquisição de conhecimentos teóricos à realização de atividades práticas, desenvolvendo uma proposta inovadora, que trabalha as várias dimensões do processo de tornar-se um técnico de nível médio: a cognitiva, que diz respeito aos saberes específicos de sua área de atuação; a reflexiva, que envolve a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos; e a política, que se refere à formação da identidade profissional.
(Carga horária: 800 horas)
Portaria Senac/GDE nº 12/01 de 12/01/01, publicada no Diário Oficial do Estado – DOE de 10/02/01 pela Portaria CEE/GP nº 16/01 de 08/02/01.
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso poderá atuar em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias, universitárias, virtuais e especializadas, como as presentes nas indústrias, comércios, editoras, clubes sociais, instituições financeiras, terceiro setor, hospitais, instituições culturais, escritórios jurídicos, agências de publicidade, além dos sites de busca e redes sociais.

Panorama de mercado
Dados obtidos em publicações diversas, incluindo o Censo Escolar 2010 e o site do Conselho Federal de Biblioteconomia, demonstram que apenas para cumprir a Lei 12.244/10 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país, seria necessário formar mais de 150 mil bibliotecários até 2020. Considerando que onde existem bibliotecários faz-se também necessária a presença dos técnicos em biblioteca, essa é uma área profissional que se amplia e se consolida cada vez mais.
Além disso, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2010, o número de profissionais técnicos em biblioteca cresceu 48% nos últimos seis anos no Estado de São Paulo, o que demonstra o aumento da demanda por este profissional no mercado.
O candidato deve estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio
O aluno terá a oportunidade de desenvolver um projeto, que será construído no decorrer dos módulos.
O trabalho por projeto favorece o desenvolvimento das competências previstas em cada módulo, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimulando a participação ativa dos alunos na busca por soluções para os desafios apresentados.
Estudo de casos, proposição de problemas, pesquisa em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos compõem o trabalho por projeto.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio será conferido o diploma de Técnico em Biblioteca, com validade nacional.
- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- CPF;
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).
As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.
*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas através do portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.
 



  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Exposições Comemorativas dos 25 Anos de Ensino Superior


Feira de Troca de Livros


Sala de Educadores 2014


Palestra: Formação do Professor - teoria e prática


Feira de Troca de Livros


Feira Guia do Estudante 2014


Fórum de Educadores: Sociedade do Conhecimento e a Educação do Século 21


3º Encontro de Conhecimento Integrado: empreendedorismo, inovação e mercado de trabalho
Tags
curso técnico de biblioteca sp, curso técnico em biblioteca sp, curso técnico em biblioteca do senac, organização da informação em biblioteca, tratamento da informação em biblioteca, conservação de acervo em biblioteca, organização de biblioteca, serviço de referência e informação em biblioteca, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.