Cursos Livres

Reciclagem para Bombeiro Civil

Atualizar bombeiros civis para prestarem serviços de prevenção contra incêndio e atendimento a emergências, coordenando equipes e desenvolvendo ações constantes nos planos de emergência, com base nas instruções da NBR 14.608, Decreto Estadual 46076/11 e Portaria CCB-008/600/14, com o objetivo de preservar vidas, meio ambiente e o patrimônio em situações de emergências.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
- Ter concluído o curso de Formação para Bombeiro Civil com CH mínima de 160 horas e ter concluído o ensino fundamental I, idade mínima de 18 (dezoito) anos, ter sido aprovado em exame médico estando apto para a atividade de bombeiro civil.
- Atestado médico de saúde com a citação apto para a atividade de bombeiro civil (apresentação do original e entrega da cópia).
OBS.: O atestado médico deve ser emitido no máximo 60 dias antes do início do curso. O atestado poderá ser aceito de duas formas: Atestado com a citação de "apto para atividades de bombeiro civil" ou "apto para trabalho em altura e espaço confinado".
Atestados dessa natureza geralmente não são fornecidos pelo SUS, sendo necessário procurar por um consultório de medicina do trabalho ou clinica médica particular. O médico deverá ser informado sobre esta exigência.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental 1 completo
Curso Livre Reciclagem para Bombeiro Civil

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Identificar riscos de incêndios e de acidentes com produtos perigosos, valendo-se de ferramentas de análise, no intuito de minimizá-los ou eliminá-los.
- Inspecionar e testar regularmente equipamentos de combate a incêndio, equipamentos e locais de risco, bem como rotas de fuga, valendo-se de instruções constantes nas normas pertinentes, a fim de mantê-los em adequadas condições de funcionamento.
- Responder a emergências, selecionando e operando equipamentos adequados e coordenando equipes de brigadistas e socorristas, para evitar ou reduzir perdas de vidas e bens patrimoniais e ambientais.
- Atuar na regularização da edificação ou área de risco junto aos órgãos públicos e/ou seguradoras, interpretando projetos legais, verificando sua adequação à realidade do local e acompanhando inspeções.
- Realizar técnicas de primeiros socorros conforme disposto na NBR14608/07, para minimizar sofrimentos e sequelas da vítima e entregá-la aos cuidados médicos nas melhores condições possíveis.

Panorama de mercado
O bombeiro civil é o profissional apto a atuar na prevenção e no combate ao incêndio e outras emergências, abandono da área de risco e suporte emergencial à vida.
Sua atuação se faz necessária face à necessidade de gerenciamento dos equipamentos de resposta a emergência disponibilizados, da inspeção e controle dos riscos provenientes das atividades desenvolvidas no local, da atuação especializada e da coordenação das brigadas nas respostas às emergências, dentre outras coisas.

Empreendimentos de grande porte ou risco, como indústrias, shopping centers, grandes edifícios de escritório ou multiuso, centros de distribuição, entre outros, são os locais de trabalho desses profissionais. Com a presença do bombeiro, reduz-se a probabilidade de um incêndio ocorrer ou propagar-se, causando danos às pessoas ou grandes prejuízos.

A lei nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a profissão de bombeiro civil, prevê o direito à reciclagem periódica, e a NBR nº 14608, da Associação Brasileira das Normas Técnicas, estabelece, entre outras coisas, a periodicidade dessa reciclagem (1 ano). A Portaria CCB - 008/600/14, do Corpo de Bombeiros, determina a reciclagem anual para o Bombeiro Civil. Entende-se que manter os profissionais atualizados seja absolutamente necessário, dada a natureza da ocupação.

Público-alvo

Profissionais que atuam como bombeiros civis e que necessitam passar por reciclagem profissional conforme determinação do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê pesquisas em grupo com posterior apresentação de trabalho, estudo de casos, simulações e treinamento prático, que os levarão a relembrar, mobilizar e rearticular conhecimentos já adquiridos em seus cursos de formação e no decorrer de sua vida profissional.


Programa

- Realizar procedimentos de prevenção e combate a incêndio;
- Utilizar equipamentos de combate a incêndio e auxiliares;
- Realizar atividades operacionais de bombeiro civil;
- Utilizar e operar equipamentos de proteção individual e respiratória (EPI e EPR);
- Realizar salvamento terrestre;
- Atuar em situação de produtos perigosos;
- Realizar primeiros-socorros;
- Realizar análise de risco em diferentes plantas.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos que obtiverem, no mínimo, 80% de aproveitamento em cada avaliação (teórica e prática), ou seja, nota 8,0 nas provas de todas as unidades curriculares e frequência mínima de 75% da carga horária nas avaliações de todas as ações.

Documentos para Matrícula

Documentos exigidos para matrícula:
- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original)
- Declaração ou Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental I (1º ao 5º - Completo) ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental I (apresentação do original e entrega da cópia).
- Atestado médico de saúde com a citação apto para a atividade de bombeiro civil (apresentação do original e entrega da cópia).
OBS.: O atestado médico deve ser emitido no máximo 60 dias antes do início do curso.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.