Cursos Livres

Educador Social

Capacita o aluno para atuar como educador social, mobilizando pessoas e organizações na construção de comunidades educadoras, e desenvolvendo e potencializando propostas coletivas de intervenção em diferentes contextos locais.
O curso contribui para diferenciar o profissional no mercado de trabalho, preparando-o para atuar de forma qualificada, munido de conhecimentos sobre ferramentas atuais de tecnologia social, e considerando os princípios do empreendedorismo, da ética, da cidadania e da qualidade de vida.

Carga horária: 160 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Mercado de Trabalho

A corresponsabilidade da sociedade civil no enfrentamento das questões educacionais, conforme prescrito nos textos legais, impulsionou o crescimento do terceiro setor e paulatinos esforços de formação e qualificação de seus profissionais na busca de superar o paradigma assistencialista e voluntarista que tradicionalmente esteve vinculado a essa área de atuação, utilizando-se de ferramentas de tecnologia social.
O campo de atuação dos educadores sociais, em geral, é vasto e envolve pessoas e comunidades em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica. Esses profissionais desempenham papel importante na preservação cultural e na promoção de povos e comunidades remanescentes e tradicionais, nos segmentos sociais prejudicados pela exclusão social: mulheres, crianças, adolescentes, negros, indígenas e homossexuais.
Atuam ainda na realização de atividades sócio educativas, em regime fechado, semiliberdade e meio aberto, para adolescentes e jovens envolvidos em atos infracionais. Trabalham em programas e projetos educativos destinados à população carcerária; pessoas com necessidades especiais.
Além disso, esses educadores estão envolvidos no enfrentamento à dependência de drogas, em atividades socioeducativas para terceira idade, na promoção da educação ambiental, da cidadania e da arte-educação e também na difusão das manifestações folclóricas e populares da cultura brasileira; centros e/ou conselhos tutelares, pastorais, comunitários e de direitos; entidades recreativas, de esporte e lazer, entre outros.


Público-alvo

Pessoas com interesse em atuar em organizações públicas, privadas, do terceiro setor e comunidades que pretendam qualificar sua atuação.

Método

O curso Educador Social abrange aulas teóricas e práticas, atividades individuais e em grupo, debates, jogos, pesquisas, discussão de vídeos e visitas técnicas.

Programa

1 - Mundo do Trabalho
- Buscar posicionamento ético e sustentável, compreendendo a interatividade entre o homem e o meio e sua influência na qualidade de vida, a fim de exercer seu papel como profissional e como cidadão.
- Investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional, analisando suas potencialidades e os aspectos a serem melhorados, a fim de favorecer sua autoestima e se tornar compatível com as exigências do desempenho profissional no mundo do trabalho.
- Adotar atitude empreendedora, reconhecendo as características do empreendedor e dos tipos de negócios possíveis, a fim de visualizar projetos inovadores.
2 - Educador Social
- Mapear atores e equipamentos públicos ou de uso público nos territórios, considerando conquistas e a organização de políticas sociais em cada contexto local, com o objetivo de valorizar saberes e práticas das e nas comunidades.
- Estimular a participação cidadã para a efetivação de ações coletivas, potencializando a capacidade de intervenção social dos atores locais.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Documentos exigidos para matrícula:
- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação)


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso educador social;educador;social; educação, curso de responsabilidade social; Senac SP, comunidades educadoras