Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Técnicos

Técnico em Redes de Computadores

Objetivo
O participante aprende a montar, configurar e fazer manutenção de microcomputadores, bem como a instalação e configuração de sistemas operacionais e dispositivos de redes, seja cabeamento estruturado ou tecnologia wireless. Aprende também a administrar redes e realizar controles de tráfego, e implementar tecnologias de segurança para garantir o bom funcionamentos dos sistemas de comunicação de dados.

O curso tem como diferencial a preparação para as certificações Cisco CCNA (módulos 1 e 2) habilitando o aluno (caso aprovado) a dar continuidade na Formação Cisco. A preparação para as certificações Microsoft MCTS em Windows Server 2012 e LPI nível 1 (Linux Professional Institute) também serão trabalhadas no curso.

Carga horária: 1000 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

O técnico em redes de computadores deve ser flexível e dominar os diferentes aspectos tecnológicos e organizacionais relacionados com as redes de computadores, além de compreender as necessidades e os processos organizacionais, visando à implementação de sistemas de comunicação de dados que efetivamente atendam os requisitos de negócio das empresas.

Pode atuar na execução de projetos desta natureza, desenvolver serviços de manutenção preventiva e reativa, participar da elaboração de diagnósticos e da solução de problemas, envolvendo comunicação entre computadores e dando suporte à tomada de decisões estratégicas e táticas associados a redes.

Panorama de mercado
O site da ComputerWorld do Brasil5 publicou um artigo mostrando as 6 profissões de TI mais promissoras na atualidade: desenvolvedores de aplicativos móveis, desenvolvedores de software, designers de EU (User Experience), profissionais de segurança, arquitetos de data warehouse e profissionais de infraestrutura. Todas elas necessitam de um profissional da área de redes conectando toda a infraestrutura e disponibilizando os softwares desenvolvidos.


Ato de Autorização

Resolução CRS nº 25/2013 de 26/11/2013

Público-alvo

- Concluintes ou egressos do ensino médio que se identificam com TI, mais especificamente com redes de computadores;
- Analistas de suporte;
- Técnicos em Informática;
- Analistas e administradores de rede;
- Profissionais da área que necessitem desenvolver competências técnicas.


Método

O curso é baseado em problemas trazidos pelos alunos ou propostos pelo docente e tem como eixo condutor um projeto voltado para a gestão de redes de comunicação de dados. São realizadas atividades individuais e em grupo, com discussões para proposições de soluções de questões de rede de comunicação de dados, estudos de caso e simulações em laboratório de problemas relacionados com situações reais de trabalho. As aulas são desenvolvidas também em laboratórios de software e redes. O laboratório de software poderá comportar até dois alunos por micro.

Programa

Certificação

- Àquele que concluir com aprovação os módulos 1 e 2 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente de Operação de Redes de Computadores.
- Àquele que concluir com aprovação os módulos 1, 2, 3 e 4 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente de Implantação e Administração de Infraestrutura de Redes de Computadores.
- Àquele que concluir com aprovação os módulos 1, 2 e 5 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente de Segurança em Redes de Computadores.
- Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio será conferido o Diploma de Técnico em Redes de Computadores, com validade nacional.


Documentos para Matrícula

- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Livro:
Glossário de Termos Técnicos de TI. Autor: Alex de Lima Cabral, Francisco Gyenge, Marcos Aurelio Bianchi. Editora: SENAC São Paulo
 
Livro:
Redes de Computadores – Fundamentos. Autor: Alexandre Fernandes de Moraes. Editora: Érica
 
Livro:
Certificação LPI-1 4ª Edição . Autor: Luciano Antonio Siqueira. Editora: Linux New Media
 
Livro:
Material Oficial da CISCO online.


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

 
Tags
curso técnico redes, computadores, segurança, administração, Senac SP,
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.