Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Remediação de Áreas Contaminadas

Objetivo
O curso tem por objetivo especializar profissionais para atuar nas diferentes etapas e funções dos processos de remediação de áreas contaminadas, com ênfase nas técnicas consagradas de mercado e no aprofundamento dos estudos em relação às alternativas tecnológicas e aos novos processos aplicáveis à remediação dessas áreas. Visa, ainda, à formação de profissionais com uma visão crítica desse processo, capacitados, portanto, para contribuir com o aprimoramento e revisão das ações propostas.

Diferencial
Curso pioneiro no mercado e desenvolvido considerando as principais tendências do mercado de serviços ambientais, tomando como base a nova regulamentação do setor e as demandas das empresas que atuam nesse segmento.
Parceria estabelecida com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), visando agregar valor educacional, o curso possui dupla certificação Senac e Cetesb.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho:
Esse profissional estará apto para atuar no mercado de remediação de áreas contaminadas, qualificando-se para identificar as técnicas a serem aplicadas, elaborar projetos e estabelecer os procedimentos para avaliar o desempenho dos sistemas que integram a proposta de melhoria, oferecendo novas medidas e ajustes. O profissional também estará qualificado para desenvolver as questões inerentes ao processo de formação de custos e o estudo da relação custo/benefício associada a cada solução, levando em conta os aspectos de sustentabilidade.

Panorama de mercado
O cadastro da Cetesb indica a existência de cerca de 5 mil áreas contaminadas no estado de São Paulo, número que deverá aumentar significativamente nos próximos anos em função das exigências impostas pela Lei 13.577/2009 e pelo Decreto 59.263/2013 que aprova o regulamento dessa lei. Tal situação exigirá elevada qualificação dos profissionais responsáveis pela implementação das medidas de intervenção, proporcionando eficiência e eficácia requeridas nos processos de remediação nesse cenário.
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Este curso destina-se a engenheiros, biólogos, geólogos, químicos entre outros profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento técnico, com interesse ou atuação na área de remediação de áreas contaminadas, no desenvolvimento de projetos de engenharia básica ou específica e na área de implementação de soluções de integração entre processo de controle institucional e ações diretas de engenharia.
FUNDAMENTOS DOS PROCESSOS DE REMEDIAÇÃO
Apresenta os fundamentos dos processos de remediação e a aplicabilidade dos procedimentos, considerada cada propriedade dos contaminantes. Aborda as características dos principais grupos contaminantes e sua relação com o meio físico, discutindo aspectos como mobilidade, potencial de deslocamento vertical e de degradação, assim como outros fatores que são críticos para o desenvolvimento de um projeto seguro e bem-sucedido.
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO PARA REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
Apresenta os fundamentos do processo de investigação de áreas contaminadas, com ênfase nas principais técnicas e equipamentos aplicados na amostragem de solo e de água subterrânea, visando ao desenvolvimento de projetos de remediação. Aborda o planejamento da investigação, com ênfase na determinação da massa de contaminantes e sua distribuição no meio, os principais métodos de análise química, os processos de controle de qualidade a serem praticados pelos laboratórios, as ferramentas de alta resolução e de coleta de dados em tempo real e a validação e interpretação de dados analíticos e de campo.
TÉCNICAS CONVENCIONAIS DE REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
Apresenta as técnicas convencionais mais empregadas na remediação de áreas contaminadas, especificando suas características, condições de aplicação e operação. Introduz os conceitos fundamentais pertinentes ao dimensionamento dos sistemas, às condições para condução de testes piloto, à interpretação dos resultados obtidos nestes testes e às condições para verificação do desempenho da aplicação da técnica. Aborda as técnicas de remediação e aplicabilidade dos processos, com base em estudos de caso. (Pump & Treat – Bombeamento e Tratamento, Soil Vapor Extraction (SVE) – Extração de Vapores, Multi-PhaseExtraction (MPE) – Extração Multifásica, Air Sparging (AS) – Injeção de Ar, Remoção de Fase Livre, Atenuação Natural Monitorada, Escavação e Destinação e Barreiras Reativas).
TÉCNICAS NÃO CONVENCIONAIS DE REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
Apresenta as técnicas de remediação de áreas contaminadas classificadas como não convencionais, especificando suas características, condições de aplicação e operação. Introduz os conceitos fundamentais pertinentes ao dimensionamento dos sistemas, às condições para condução de testes piloto, à interpretação dos resultados obtidos nestes testes e às condições para verificação do desempenho da aplicação da técnica. Aborda as técnicas de remediação e sua aplicabilidade com base em estudos de caso. (Processos Térmicos, Processos Oxidativos, Processos Redutivos e Técnicas de Contenção).
TÉCNICAS INOVADORAS DE REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
Apresenta as técnicas de remediação de áreas contaminadas classificadas como inovadoras, especificando suas características, condições de aplicação e operação. Introduz os conceitos fundamentais pertinentes ao dimensionamento dos sistemas, as condições para condução de testes piloto, a interpretação dos resultados obtidos nesses testes e as condições para verificação do desempenho da aplicação da técnica. Aborda as técnicas de remediação e sua aplicabilidade com base em estudos de caso. (Poços Horizontais e Inclinados, Biorremediação Acelerada e Combinações de Alternativas como Conjuntos de Tratamento).
SUSTENTABILIDADE APLICADA À REMEDIAÇÃO
Apresenta os conceitos de sustentabilidade e analisa as alternativas de projetos de remediação a partir deste ponto de vista. Aborda o conceito de ciclo de vida dos projetos, buscando construir opções de desenvolvimento sustentável em todas as etapas de cada processo. Contempla o estudo de caso de reutilização de áreas contaminadas como ferramenta de reconstrução econômica, social e ambiental.
ANÁLISE DE ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS
Apresenta os conceitos de análise de alternativas de projeto e discute as variáveis comuns aos diversos processos de remediação ambiental, permitindo a construção de uma estrutura flexível de avaliação. Aborda os conceitos de sustentabilidade integrada ao processo de análise de alternativas.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema, a sua pertinência e originalidade.
PROJETOS DE ENGENHARIA APLICADOS A SISTEMAS DE REMEDIAÇÃO
Apresenta os conceitos necessários ao desenvolvimento de projetos de engenharia, abordando aspectos relativos ao dimensionamento, seleção de materiais, especificações técnicas e memoriais descritivos no tocante à aquisição, operação e manutenção dos sistemas. Aborda a gestão das atividades, sob a ótica dos processos industriais, incluindo a aplicação de ferramentas consagradas da Qualidade e do gerenciamento de projetos.
ASPECTOS OPERACIONAIS DE SISTEMAS DE REMEDIAÇÃO
Apresenta os conceitos operacionais dos sistemas de remediação, abordando diferentes tecnologias, restrições de saúde e segurança, assim como aspectos legais associados ao processo. Discute o conceito de dinâmica de processo e suas consequências sobre as metas dos projetos, os custos de operação e manutenção dos sistemas.
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE REMEDIAÇÃO
Apresenta os conceitos sobre a dinâmica dos projetos de remediação e sua interface com as necessidades de gestão do processo em termos de tempo, custo e objetivos. Aborda o gerenciamento da remediação à luz dos processos de gestão, suas ferramentas e princípios de aplicação. Introduz os conceitos de gerenciamento de remediação como processo industrial em que eficiência, eficácia e custo são medidos por meio de indicadores específicos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
As estratégias pedagógicas buscam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores, visando o desenvolvimento de competências. Para tanto, é necessário que os conteúdos sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, considerando as competências prévias dos alunos como ponto de partida para a descoberta e a construção de novas competências. O processo de ensino e aprendizagem está fundamentado na autonomia do aluno.

No decorrer da especialização, estão previstas atividades práticas, em campo e laboratório, visitas a sistemas instalados e a fornecedores, assim como palestras técnicas com profissionais especializados do mercado. Estas estratégias permitem que o aluno amplie sua percepção sobre a necessidade de especialização e, ao mesmo tempo, aprimore seus conhecimentos sobre os principais processos em uso, atualmente, no mercado nacional.

Pós-graduação lato sensu – Especialista em Remediação de Áreas Contaminadas (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
Pós-graduação Meio Ambiente; Pós-graduação área ambiental; Áreas Contaminadas; Remediação de Áreas Contaminadas; Especialização em Áreas Contaminadas; Especialização em Remediação de Áreas Contaminadas; Projetos de Remediação de Áreas Contaminadas; Lei 13.577/2009; Decreto 59.263/2013, senac



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.