Pós-Graduação


Home  >  Pós-Graduação  >  Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Objetivo
Especializar profissionais para atuarem em equipes multidisciplinares, realizando o gerenciamento dos principais aspectos ambientais relacionados a resíduos sólidos, nos setores público, privado e no terceiro setor, por meio de uma formação consistente, desenvolvida com base em abordagem interdisciplinar e multidisciplinar, propiciando uma visão integrada das atividades de gerenciamento dos resíduos sólidos com a preservação e proteção ambiental, econômica e social. Possibilita ainda a atuação em diferentes segmentos das áreas ambientais, incluindo, dentre outros, consultoria ambiental, recursos e defesas administrativas, planejamento ambiental, gestão da preservação e do controle da poluição, desenvolvimento de soluções ambientais, licenciamento ambiental e outras autorizações, riscos ambientais e áreas contaminadas por resíduos sólidos.

Carga horária: 366 horas

Aplicação
Atuar em organizações dos setores público, privado e do terceiro setor, desenvolvendo atividades na gestão ambiental com ênfase no gerenciamento de resíduos sólidos, integrando equipes multiprofissionais que demandem conhecimento da legislação ambiental e formulando propostas de gerenciamento de resíduos sólidos.

Panorama de mercado
O gerenciamento de resíduos sólidos representa, nos dias de hoje, um dos maiores problemas ambientais do país. O lixo gerado pelas populações urbanas apresenta um grande potencial de degradação ambiental, se não for destinado corretamente. O lixo disposto sem tratamento no meio ambiente aumenta a poluição do ar, das águas e do solo, afetando diretamente as condições de saúde humana e dos ecossistemas existentes.

As práticas inadequadas de gerenciamento de resíduos adotadas no Brasil provocaram nos últimos 40 anos, uma série de impactos ambientais, incluindo a contaminação de solo e águas subterrâneas na disposição de resíduos perigosos e resíduos urbanos em aterros irregulares. Considerando os riscos ambientais associados ao gerenciamento de resíduos, em 2010 foi aprovada pelo Congresso Nacional a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos.

As instituições de ensino e pesquisa são fundamentais na formação de profissionais capazes de atuar em várias áreas do conhecimento, exigindo uma visão sistêmica das questões associadas aos resíduos sólidos e de suas interrelações com a sociedade e o meio ambiente.
Obs: Não são aceitos cerificados de cursos sequenciais.

Este curso destina-se a engenheiros, administradores, biólogos, advogados, economistas, contadores, geógrafos, geólogos, químicos, arquitetos, urbanistas e tecnólogos de áreas correlatas. E demais graduados das diversas áreas de conhecimentos, que trabalham ou pretendem trabalhar em planejamento e gestão ambiental com ênfase no gerenciamento de resíduos sólidos gerados por atividades como indústrias, agropecuária, comércio, serviços de saúde, construção civil, urbanos, entre outros.
INTRODUÇÃO À GESTÃO AMBIENTAL E AO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda as noções básicas e os instrumentos da gestão ambiental e do gerenciamento de resíduos sólidos, o panorama histórico das políticas públicas envolvidas com os setores público, privado e sociedade civil organizada. Prepara o profissional para trabalhar com as ferramentas e os instrumentos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos previstos nas políticas e as normas aplicáveis. Aborda e orienta os alunos para desenvolver trabalhos integrados e articulados entre os autores sociais de forma interdisciplinar e multidisciplinar com os temas e as variáveis ambiental, educação, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO GERENCIAMENTO E À GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta uma abordagem sistêmica entre toda a Legislação relacionada com Resíduos Sólidos, partindo da análise setorial das principais legislações sobre resíduos, até o processo de construção das Políticas Nacional, Estadual e Municipal do setor, bem como as discussões da responsabilidade compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos e Sistema de Logística Reversa; responsabilidade solidária, responsabilidade ambiental, administrativa, civil e penal. Analisa as normas sobre as autorizações de transporte, e movimentação para a destinação, e a disposição dos resíduos.
INSTRUMENTOS PÚBLICOS E ECONÔMICOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os instrumentos públicos e econômicos de gestão de resíduos, além de suas ferramentas , incluindo os termos dos inventários de resíduos e as políticas públicas da União, dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios, sobre Resíduos Sólidos. Apresenta a visão integrada das atividades de gerenciamento dos resíduos sólidos com a preservação e proteção ambiental, econômica e social. Aborda os aspectos ambientais, econômicos e sociais que envolvem as cooperativas e associações de catadores, assim como os incentivos fiscais, financeiros e creditícios previstos e aplicáveis.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso proporcionando ao aluno a escolha do tema, sua pertinência e originalidade.
IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta as normas, os instrumentos e as ferramentas técnicas de identificação, classificação e caracterização dos resíduos sólidos, abordagem pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e normas técnicas aplicáveis, visando ao gerenciamento dos resíduos e rejeitos para subsidiar o Plano de Gerenciamento com vista a melhor forma de manuseio, acondicionamento, transporte, destinação e disposição adequada dos resíduos sólidos.
MANUSEIO, ACONDICIONAMENTO, TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta as normas ambientais e ocupacionais, assim como os instrumentos técnicos de manuseio, acondicionamento, transporte e de movimentação dos resíduos sólidos, visando ao gerenciamento dos resíduos e rejeitos. Isso, para subsidiar o reconhecimento do Plano de Gerenciamento, com vista à melhor forma de manuseio, acondicionamento, transporte, movimentação de resíduos, além de garantir as boas práticas ambientais, econômicas e sociais para a sua reutilização, a reciclagem, o tratamento, a destinação e a disposição ambientalmente adequada.
TÉCNICAS DE PREVENÇÃO DE GERAÇÃO DE RESÍDUOS E REDUÇÃO
Apresenta os conceitos básicos que estão relacionados à prevenção de resíduos e à sua redução na fonte, incluindo técnicas de Produção Mais Limpa. Avalia os processos de origem antrópica de modo crítico e sistêmico, de acordo com o conceito de desenvolvimento sustentado. Aborda a análise de ferramentas, práticas e posturas empregadas para que o desenvolvimento de processos, de origem antrópica, ocorra de maneira a permitir o atendimento dos padrões de consumo e de qualidade de vida.
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS
Apresenta as características fundamentais de resíduos sólidos com vistas à tomada de decisão quanto às técnicas de reciclagem, reutilização, recuperação e/ou tratamento de resíduos a serem adotadas. Relaciona estas características com a determinação dos tipos de reciclagem e tratamento apropriados. Apresenta as diretrizes para a implementação de um sistema de coleta, reciclagem e reutilização de resíduos. Apresenta as principais técnicas de reciclagem utilizadas no mercado.
TRATAMENTO TÉRMICO DE RESÍDUOS
Apresenta as tecnologias de tratamento térmico para as diversas tipologias de resíduos sólidos: incineração, autoclave, microondas, co-processamento e pirólise. Propicia a avaliação e a operação de unidades de tratamento térmico de resíduos. Discute as técnicas de operação e o monitoramento das unidades. Avalia os impactos e os riscos ambientais e seu licenciamento ambiental, associados à operação destas unidades.
TRATAMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS E BIOLÓGICOS DE RESÍDUOS
Apresenta os principais sistemas de tratamento físico, químico e biológico de resíduos: compostagem, biodigestão, oxidação, neutralização, estabilização e solidificação, discutindo os critérios de viabilidade para a instalação e operação, junto ao licenciamento ambiental dessas tecnologias. Discute os principais impactos ambientais associados às técnicas físico-químico-biológicas. Propicia o aprimoramento na avaliação da eficiência dos processos e na qualidade dos produtos e subprodutos gerados e a demanda de mercado.
DISPOSIÇÃO FINAL DE REJEITOS: ATERROS
Apresenta os principais sistemas de tratamento e disposição final de resíduos no solo, os riscos ambientais associados às práticas, os requisitos normativos para operação e monitoramento de: aterros sanitários e de valas, codisposição não perigosos, aterros industriais, e de inertes para os resíduos da construção civil. Discute os conceitos de digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, formação de lixiviados e produção de biogás. Discute os requisitos do licenciamento ambiental e os mecanismos de controle ambiental.
PLANOS DE GESTÃO E DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os requisitos, a articulação e a elaboração dos planos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos pelos setores públicos e privados. Propõe o estudo da viabilidade ambiental, econômica e social para o plano de gerenciamento de resíduos, relacionadas ao licenciamento ambiental para diferentes setores como o industrial, o de serviços de saúde, o de construção civil, o de agrossilvopastoris, o de infraestrutura, o de mineração, entre outros. Propõe reflexão e atuação interdisciplinar e multidisciplinar no desenvolvimento dos planos e da articulação com os setores da sociedade.
LOGÍSTICA REVERSA APLICADA A RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os conceitos básicos e os modelos de Sistemas de Logistica Reversa aplicados aos resíduos da responsabilidade compartilhada e pós-consumo. Identifica oportunidades de negócios, os setores com obrigatoriedade de implementação por meio dos Acordos Setoriais, e os respectivos Termos de Compromisso, ou normas legais. Aborda os termos do estudo de viabilidade ambiental, econômica e social necessários para os Acordos Setoriais e as etapas para aprovação e manutenção dos sistemas.
AUDITORIA AMBIENTAL EM RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os aspectos gerais das auditorias de acompanhamento em unidades geradoras, operadoras, recicladoras, recuperadoras, tratamento, disposição final dos resíduos e dos Sistemas de Logística Reversa, com base em normas e práticas usuais de auditoria. Identifica os potenciais impactos socioambientais associados ao gerenciamento de resíduos, propiciando a avaliação e a tomada de decisões no que tange à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na melhoria contínua.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
INTRODUÇÃO À GESTÃO AMBIENTAL E AO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda as noções básicas e os instrumentos da gestão ambiental e do gerenciamento de resíduos sólidos, o panorama histórico das políticas públicas envolvidas com os setores público, privado e sociedade civil organizada. Prepara o profissional para trabalhar com as ferramentas e os instrumentos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos previstos nas políticas e as normas aplicáveis. Aborda e orienta os alunos para desenvolver trabalhos integrados e articulados entre os autores sociais de forma interdisciplinar e multidisciplinar com os temas e as variáveis ambiental, educação, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO GERENCIAMENTO E À GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta uma abordagem sistêmica entre toda a Legislação relacionada com Resíduos Sólidos, partindo da análise setorial das principais legislações sobre resíduos, até o processo de construção das Políticas Nacional, Estadual e Municipal do setor, bem como as discussões da responsabilidade compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos e Sistema de Logística Reversa; responsabilidade solidária, responsabilidade ambiental, administrativa, civil e penal. Analisa as normas sobre as autorizações de transporte, e movimentação para a destinação, e a disposição dos resíduos.
INSTRUMENTOS PÚBLICOS E ECONÔMICOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os instrumentos públicos e econômicos de gestão de resíduos, além de suas ferramentas , incluindo os termos dos inventários de resíduos e as políticas públicas da União, dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios, sobre Resíduos Sólidos. Apresenta a visão integrada das atividades de gerenciamento dos resíduos sólidos com a preservação e proteção ambiental, econômica e social. Aborda os aspectos ambientais, econômicos e sociais que envolvem as cooperativas e associações de catadores, assim como os incentivos fiscais, financeiros e creditícios previstos e aplicáveis.
IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta as normas, os instrumentos e as ferramentas técnicas de identificação, classificação e caracterização dos resíduos sólidos, abordagem pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e normas técnicas aplicáveis, visando ao gerenciamento dos resíduos e rejeitos para subsidiar o Plano de Gerenciamento com vista a melhor forma de manuseio, acondicionamento, transporte, destinação e disposição adequada dos resíduos sólidos.
MANUSEIO, ACONDICIONAMENTO, TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta as normas ambientais e ocupacionais, assim como os instrumentos técnicos de manuseio, acondicionamento, transporte e de movimentação dos resíduos sólidos, visando ao gerenciamento dos resíduos e rejeitos. Isso, para subsidiar o reconhecimento do Plano de Gerenciamento, com vista à melhor forma de manuseio, acondicionamento, transporte, movimentação de resíduos, além de garantir as boas práticas ambientais, econômicas e sociais para a sua reutilização, a reciclagem, o tratamento, a destinação e a disposição ambientalmente adequada.
TÉCNICAS DE PREVENÇÃO DE GERAÇÃO DE RESÍDUOS E REDUÇÃO
Apresenta os conceitos básicos que estão relacionados à prevenção de resíduos e à sua redução na fonte, incluindo técnicas de Produção Mais Limpa. Avalia os processos de origem antrópica de modo crítico e sistêmico, de acordo com o conceito de desenvolvimento sustentado. Aborda a análise de ferramentas, práticas e posturas empregadas para que o desenvolvimento de processos, de origem antrópica, ocorra de maneira a permitir o atendimento dos padrões de consumo e de qualidade de vida.
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS
Apresenta as características fundamentais de resíduos sólidos com vistas à tomada de decisão quanto às técnicas de reciclagem, reutilização, recuperação e/ou tratamento de resíduos a serem adotadas. Relaciona estas características com a determinação dos tipos de reciclagem e tratamento apropriados. Apresenta as diretrizes para a implementação de um sistema de coleta, reciclagem e reutilização de resíduos. Apresenta as principais técnicas de reciclagem utilizadas no mercado.
TRATAMENTO TÉRMICO DE RESÍDUOS
Apresenta as tecnologias de tratamento térmico para as diversas tipologias de resíduos sólidos: incineração, autoclave, microondas, co-processamento e pirólise. Propicia a avaliação e a operação de unidades de tratamento térmico de resíduos. Discute as técnicas de operação e o monitoramento das unidades. Avalia os impactos e os riscos ambientais e seu licenciamento ambiental, associados à operação destas unidades.
TRATAMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS E BIOLÓGICOS DE RESÍDUOS
Apresenta os principais sistemas de tratamento físico, químico e biológico de resíduos: compostagem, biodigestão, oxidação, neutralização, estabilização e solidificação, discutindo os critérios de viabilidade para a instalação e operação, junto ao licenciamento ambiental dessas tecnologias. Discute os principais impactos ambientais associados às técnicas físico-químico-biológicas. Propicia o aprimoramento na avaliação da eficiência dos processos e na qualidade dos produtos e subprodutos gerados e a demanda de mercado.
DISPOSIÇÃO FINAL DE REJEITOS - ATERROS
Apresenta os principais sistemas de tratamento e disposição final de resíduos no solo, os riscos ambientais associados às práticas, os requisitos normativos para operação e monitoramento de: aterros sanitários e de valas, codisposição não perigosos, aterros industriais, e de inertes para os resíduos da construção civil. Discute os conceitos de digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, formação de lixiviados e produção de biogás. Discute os requisitos do licenciamento ambiental e os mecanismos de controle ambiental.
PLANOS DE GESTÃO E DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os requisitos, a articulação e a elaboração dos planos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos pelos setores públicos e privados. Propõe o estudo da viabilidade ambiental, econômica e social para o plano de gerenciamento de resíduos, relacionadas ao licenciamento ambiental para diferentes setores como o industrial, o de serviços de saúde, o de construção civil, o de agrossilvopastoris, o de infraestrutura, o de mineração, entre outros. Propõe reflexão e atuação interdisciplinar e multidisciplinar no desenvolvimento dos planos e da articulação com os setores da sociedade.
LOGÍSTICA REVERSA APLICADA A RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os conceitos básicos e os modelos de Sistemas de Logistica Reversa aplicados aos resíduos da responsabilidade compartilhada e pós-consumo. Identifica oportunidades de negócios, os setores com obrigatoriedade de implementação por meio dos Acordos Setoriais, e os respectivos Termos de Compromisso, ou normas legais. Aborda os termos do estudo de viabilidade ambiental, econômica e social necessários para os Acordos Setoriais e as etapas para aprovação e manutenção dos sistemas.
AUDITORA AMBIENTAL EM RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os aspectos gerais das auditorias de acompanhamento em unidades geradoras, operadoras, recicladoras, recuperadoras, tratamento, disposição final dos resíduos e dos Sistemas de Logística Reversa, com base em normas e práticas usuais de auditoria. Identifica os potenciais impactos socioambientais associados ao gerenciamento de resíduos, propiciando a avaliação e a tomada de decisões no que tange à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na melhoria contínua.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso proporcionando ao aluno a escolha do tema, sua pertinência e originalidade.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Introdução à Gestão Ambiental e ao gerenciamento de resíduos sólidos
Aborda as noções básicas e os instrumentos da gestão ambiental e do gerenciamento de resíduos sólidos, o panorama histórico das políticas públicas envolvidas com os setores público, privado e sociedade civil organizada. Prepara o profissional para trabalhar com as ferramentas e os instrumentos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos previstos nas políticas e as normas aplicáveis. Aborda e orienta os alunos para desenvolver trabalhos integrados e articulados entre os autores sociais de forma interdisciplinar e multidisciplinar com os temas e as variáveis ambiental, educação, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública.
Legislação ambiental aplicada ao gerenciamento e à gestão de resíduos sólidos
Apresenta uma abordagem sistêmica entre toda a Legislação relacionada com Resíduos Sólidos, partindo da análise setorial das principais legislações sobre resíduos, até o processo de construção das Políticas Nacional, Estadual e Municipal do setor, bem como as discussões da responsabilidade compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos e Sistema de Logística Reversa; responsabilidade solidária, responsabilidade ambiental, administrativa, civil e penal. Analisa as normas sobre as autorizações de transporte, e movimentação para a destinação, e a disposição dos resíduos.
Instrumentos públicos e Econômicos de gestão de resíduos sólidos
Aborda os instrumentos públicos e econômicos de gestão de resíduos, além de suas ferramentas , incluindo os termos dos inventários de resíduos e as políticas públicas da União, dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios, sobre Resíduos Sólidos. Apresenta a visão integrada das atividades de gerenciamento dos resíduos sólidos com a preservação e proteção ambiental, econômica e social. Aborda os aspectos ambientais, econômicos e sociais que envolvem as cooperativas e associações de catadores, assim como os incentivos fiscais, financeiros e creditícios previstos e aplicáveis.
Metodologia da pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso proporcionando ao aluno a escolha do tema, sua pertinência e originalidade.
Identificação, classificação e caracterização de resíduos sólidos
Apresenta as normas, os instrumentos e as ferramentas técnicas de identificação, classificação e caracterização dos resíduos sólidos, abordagem pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e normas técnicas aplicáveis, visando ao gerenciamento dos resíduos e rejeitos para subsidiar o Plano de Gerenciamento com vista a melhor forma de manuseio, acondicionamento, transporte, destinação e disposição adequada dos resíduos sólidos.
Manuseio, acondicionamento, transporte e movimentação de resíduos sólidos
Apresenta as normas ambientais e ocupacionais, assim como os instrumentos técnicos de manuseio, acondicionamento, transporte e de movimentação dos resíduos sólidos, visando ao gerenciamento dos resíduos e rejeitos. Isso, para subsidiar o reconhecimento do Plano de Gerenciamento, com vista à melhor forma de manuseio, acondicionamento, transporte, movimentação de resíduos, além de garantir as boas práticas ambientais, econômicas e sociais para a sua reutilização, a reciclagem, o tratamento, a destinação e a disposição ambientalmente adequada.
Técnicas de prevenção de geração de resíduos e redução
Apresenta os conceitos básicos que estão relacionados à prevenção de resíduos e à sua redução na fonte, incluindo técnicas de Produção Mais Limpa. Avalia os processos de origem antrópica de modo crítico e sistêmico, de acordo com o conceito de desenvolvimento sustentado. Aborda a análise de ferramentas, práticas e posturas empregadas para que o desenvolvimento de processos, de origem antrópica, ocorra de maneira a permitir o atendimento dos padrões de consumo e de qualidade de vida.
Fundamentos e práticas de reciclagem, reutilização e tratamento de resíduos
Apresenta as características fundamentais de resíduos sólidos com vistas à tomada de decisão quanto às técnicas de reciclagem, reutilização, recuperação e/ou tratamento de resíduos a serem adotadas. Relaciona estas características com a determinação dos tipos de reciclagem e tratamento apropriados. Apresenta as diretrizes para a implementação de um sistema de coleta, reciclagem e reutilização de resíduos. Apresenta as principais técnicas de reciclagem utilizadas no mercado.
Tratamento térmico de resíduos
Apresenta as tecnologias de tratamento térmico para as diversas tipologias de resíduos sólidos: incineração, autoclave, microondas, co-processamento e pirólise. Propicia a avaliação e a operação de unidades de tratamento térmico de resíduos. Discute as técnicas de operação e o monitoramento das unidades. Avalia os impactos e os riscos ambientais e seu licenciamento ambiental, associados à operação destas unidades.
Tratamento físico-químicos e biológicos de resíduos
Apresenta os principais sistemas de tratamento físico, químico e biológico de resíduos: compostagem, biodigestão, oxidação, neutralização, estabilização e solidificação, discutindo os critérios de viabilidade para a instalação e operação, junto ao licenciamento ambiental dessas tecnologias. Discute os principais impactos ambientais associados às técnicas físico-químico-biológicas. Propicia o aprimoramento na avaliação da eficiência dos processos e na qualidade dos produtos e subprodutos gerados e a demanda de mercado.
Disposição final de rejeitos - Aterros
Apresenta os principais sistemas de tratamento e disposição final de resíduos no solo, os riscos ambientais associados às práticas, os requisitos normativos para operação e monitoramento de: aterros sanitários e de valas, codisposição não perigosos, aterros industriais, e de inertes para os resíduos da construção civil. Discute os conceitos de digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, formação de lixiviados e produção de biogás. Discute os requisitos do licenciamento ambiental e os mecanismos de controle ambiental.
Planos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos
Aborda os requisitos, a articulação e a elaboração dos planos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos pelos setores públicos e privados. Propõe o estudo da viabilidade ambiental, econômica e social para o plano de gerenciamento de resíduos, relacionadas ao licenciamento ambiental para diferentes setores como o industrial, o de serviços de saúde, o de construção civil, o de agrossilvopastoris, o de infraestrutura, o de mineração, entre outros. Propõe reflexão e atuação interdisciplinar e multidisciplinar no desenvolvimento dos planos e da articulação com os setores da sociedade.
Logística reversa aplicada a resíduos sólidos
Aborda os conceitos básicos e os modelos de Sistemas de Logistica Reversa aplicados aos resíduos da responsabilidade compartilhada e pós-consumo. Identifica oportunidades de negócios, os setores com obrigatoriedade de implementação por meio dos Acordos Setoriais, e os respectivos Termos de Compromisso, ou normas legais. Aborda os termos do estudo de viabilidade ambiental, econômica e social necessários para os Acordos Setoriais e as etapas para aprovação e manutenção dos sistemas.
Auditoria ambiental em resíduos sólidos
Aborda os aspectos gerais das auditorias de acompanhamento em unidades geradoras, operadoras, recicladoras, recuperadoras, tratamento, disposição final dos resíduos e dos Sistemas de Logística Reversa, com base em normas e práticas usuais de auditoria. Identifica os potenciais impactos socioambientais associados ao gerenciamento de resíduos, propiciando a avaliação e a tomada de decisões no que tange à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na melhoria contínua.
Trabalho de conclusão de curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
INTRODUÇÃO À GESTÃO AMBIENTAL E AO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda as noções básicas e os instrumentos da gestão ambiental e do gerenciamento de resíduos sólidos, o panorama histórico das políticas públicas envolvidas com os setores público, privado e sociedade civil organizada. Prepara o profissional para trabalhar com as ferramentas e os instrumentos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos previstos nas políticas e as normas aplicáveis. Aborda e orienta os alunos para desenvolver trabalhos integrados e articulados entre os autores sociais de forma interdisciplinar e multidisciplinar com os temas e as variáveis ambiental, educação, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO GERENCIAMENTO E À GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta uma abordagem sistêmica entre toda a Legislação relacionada com Resíduos Sólidos, partindo da análise setorial das principais legislações sobre resíduos, até o processo de construção das Políticas Nacional, Estadual e Municipal do setor, bem como as discussões da responsabilidade compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos e Sistema de Logística Reversa; responsabilidade solidária, responsabilidade ambiental, administrativa, civil e penal. Analisa as normas sobre as autorizações de transporte, e movimentação para a destinação, e a disposição dos resíduos.
INSTRUMENTOS PÚBLICOS E ECONÔMICOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os instrumentos públicos e econômicos de gestão de resíduos, além de suas ferramentas , incluindo os termos dos inventários de resíduos e as políticas públicas da União, dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios, sobre Resíduos Sólidos. Apresenta a visão integrada das atividades de gerenciamento dos resíduos sólidos com a preservação e proteção ambiental, econômica e social. Aborda os aspectos ambientais, econômicos e sociais que envolvem as cooperativas e associações de catadores, assim como os incentivos fiscais, financeiros e creditícios previstos e aplicáveis
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso proporcionando ao aluno a escolha do tema, sua pertinência e originalidade.
IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta as normas, os instrumentos e as ferramentas técnicas de identificação, classificação e caracterização dos resíduos sólidos, abordagem pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e normas técnicas aplicáveis, visando ao gerenciamento dos resíduos e rejeitos para subsidiar o Plano de Gerenciamento com vista a melhor forma de manuseio, acondicionamento, transporte, destinação e disposição adequada dos resíduos sólidos.
MANUSEIO, ACONDICIONAMENTO, TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta as normas ambientais e ocupacionais, assim como os instrumentos técnicos de manuseio, acondicionamento, transporte e de movimentação dos resíduos sólidos, visando ao gerenciamento dos resíduos e rejeitos. Isso, para subsidiar o reconhecimento do Plano de Gerenciamento, com vista à melhor forma de manuseio, acondicionamento, transporte, movimentação de resíduos, além de garantir as boas práticas ambientais, econômicas e sociais para a sua reutilização, a reciclagem, o tratamento, a destinação e a disposição ambientalmente adequada.
TÉCNICAS DE PREVENÇÃO DE GERAÇÃO DE RESÍDUOS E REDUÇÃO
Apresenta os conceitos básicos que estão relacionados à prevenção de resíduos e à sua redução na fonte, incluindo técnicas de Produção Mais Limpa. Avalia os processos de origem antrópica de modo crítico e sistêmico, de acordo com o conceito de desenvolvimento sustentado. Aborda a análise de ferramentas, práticas e posturas empregadas para que o desenvolvimento de processos, de origem antrópica, ocorra de maneira a permitir o atendimento dos padrões de consumo e de qualidade de vida.
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS
Apresenta as características fundamentais de resíduos sólidos com vistas à tomada de decisão quanto às técnicas de reciclagem, reutilização, recuperação e/ou tratamento de resíduos a serem adotadas. Relaciona estas características com a determinação dos tipos de reciclagem e tratamento apropriados. Apresenta as diretrizes para a implementação de um sistema de coleta, reciclagem e reutilização de resíduos. Apresenta as principais técnicas de reciclagem utilizadas no mercado.
TRATAMENTO TÉRMICO DE RESÍDUOS
Apresenta as tecnologias de tratamento térmico para as diversas tipologias de resíduos sólidos: incineração, autoclave, microondas, co-processamento e pirólise. Propicia a avaliação e a operação de unidades de tratamento térmico de resíduos. Discute as técnicas de operação e o monitoramento das unidades. Avalia os impactos e os riscos ambientais e seu licenciamento ambiental, associados à operação destas unidades.
TRATAMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS E BIOLÓGICOS DE RESÍDUOS
Apresenta os principais sistemas de tratamento físico, químico e biológico de resíduos: compostagem, biodigestão, oxidação, neutralização, estabilização e solidificação, discutindo os critérios de viabilidade para a instalação e operação, junto ao licenciamento ambiental dessas tecnologias. Discute os principais impactos ambientais associados às técnicas físico-químico-biológicas. Propicia o aprimoramento na avaliação da eficiência dos processos e na qualidade dos produtos e subprodutos gerados e a demanda de mercado.
DISPOSIÇÃO FINAL DE REJEITOS – ATERROS
Apresenta os principais sistemas de tratamento e disposição final de resíduos no solo, os riscos ambientais associados às práticas, os requisitos normativos para operação e monitoramento de: aterros sanitários e de valas, codisposição não perigosos, aterros industriais, e de inertes para os resíduos da construção civil. Discute os conceitos de digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, formação de lixiviados e produção de biogás. Discute os requisitos do licenciamento ambiental e os mecanismos de controle ambiental.
PLANOS DE GESTÃO E DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os requisitos, a articulação e a elaboração dos planos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos pelos setores públicos e privados. Propõe o estudo da viabilidade ambiental, econômica e social para o plano de gerenciamento de resíduos, relacionadas ao licenciamento ambiental para diferentes setores como o industrial, o de serviços de saúde, o de construção civil, o de agrossilvopastoris, o de infraestrutura, o de mineração, entre outros. Propõe reflexão e atuação interdisciplinar e multidisciplinar no desenvolvimento dos planos e da articulação com os setores da sociedade.
LOGÍSTICA REVERSA APLICADA A RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os conceitos básicos e os modelos de Sistemas de Logistica Reversa aplicados aos resíduos da responsabilidade compartilhada e pós-consumo. Identifica oportunidades de negócios, os setores com obrigatoriedade de implementação por meio dos Acordos Setoriais, e os respectivos Termos de Compromisso, ou normas legais. Aborda os termos do estudo de viabilidade ambiental, econômica e social necessários para os Acordos Setoriais e as etapas para aprovação e manutenção dos sistemas.
AUDITORA AMBIENTAL EM RESÍDUOS SÓLIDOS
a os aspectos gerais das auditorias de acompanhamento em unidades geradoras, operadoras, recicladoras, recuperadoras, tratamento, disposição final dos resíduos e dos Sistemas de Logística Reversa, com base em normas e práticas usuais de auditoria. Identifica os potenciais impactos socioambientais associados ao gerenciamento de resíduos, propiciando a avaliação e a tomada de decisões no que tange à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na melhoria contínua.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
INTRODUÇÃO À GESTÃO AMBIENTAL E AO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda as noções básicas e os instrumentos da gestão ambiental e do gerenciamento de resíduos sólidos, o panorama histórico das políticas públicas envolvidas com os setores público, privado e sociedade civil organizada. Prepara o profissional para trabalhar com as ferramentas e os instrumentos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos previstos nas políticas e as normas aplicáveis. Aborda e orienta os alunos para desenvolver trabalhos integrados e articulados entre os autores sociais de forma interdisciplinar e multidisciplinar com os temas e as variáveis ambiental, educação, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO GERENCIAMENTO E À GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta uma abordagem sistêmica entre toda a Legislação relacionada com Resíduos Sólidos, partindo da análise setorial das principais legislações sobre resíduos, até o processo de construção das Políticas Nacional, Estadual e Municipal do setor, bem como as discussões da responsabilidade compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos e Sistema de Logística Reversa; responsabilidade solidária, responsabilidade ambiental, administrativa, civil e penal. Analisa as normas sobre as autorizações de transporte, e movimentação para a destinação, e a disposição dos resíduos.
INSTRUMENTOS PÚBLICOS E ECONÔMICOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os instrumentos públicos e econômicos de gestão de resíduos, além de suas ferramentas , incluindo os termos dos inventários de resíduos e as políticas públicas da União, dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios, sobre Resíduos Sólidos. Apresenta a visão integrada das atividades de gerenciamento dos resíduos sólidos com a preservação e proteção ambiental, econômica e social. Aborda os aspectos ambientais, econômicos e sociais que envolvem as cooperativas e associações de catadores, assim como os incentivos fiscais, financeiros e creditícios previstos e aplicáveis.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso proporcionando ao aluno a escolha do tema, sua pertinência e originalidade.
IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta as normas, os instrumentos e as ferramentas técnicas de identificação, classificação e caracterização dos resíduos sólidos, abordagem pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e normas técnicas aplicáveis, visando ao gerenciamento dos resíduos e rejeitos para subsidiar o Plano de Gerenciamento com vista a melhor forma de manuseio, acondicionamento, transporte, destinação e disposição adequada dos resíduos sólidos.
MANUSEIO, ACONDICIONAMENTO, TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta as normas ambientais e ocupacionais, assim como os instrumentos técnicos de manuseio, acondicionamento, transporte e de movimentação dos resíduos sólidos, visando ao gerenciamento dos resíduos e rejeitos. Isso, para subsidiar o reconhecimento do Plano de Gerenciamento, com vista à melhor forma de manuseio, acondicionamento, transporte, movimentação de resíduos, além de garantir as boas práticas ambientais, econômicas e sociais para a sua reutilização, a reciclagem, o tratamento, a destinação e a disposição ambientalmente adequada.
TÉCNICAS DE PREVENÇÃO DE GERAÇÃO DE RESÍDUOS E REDUÇÃO
Apresenta os conceitos básicos que estão relacionados à prevenção de resíduos e à sua redução na fonte, incluindo técnicas de Produção Mais Limpa. Avalia os processos de origem antrópica de modo crítico e sistêmico, de acordo com o conceito de desenvolvimento sustentado. Aborda a análise de ferramentas, práticas e posturas empregadas para que o desenvolvimento de processos, de origem antrópica, ocorra de maneira a permitir o atendimento dos padrões de consumo e de qualidade de vida.
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS
Apresenta as características fundamentais de resíduos sólidos com vistas à tomada de decisão quanto às técnicas de reciclagem, reutilização, recuperação e/ou tratamento de resíduos a serem adotadas. Relaciona estas características com a determinação dos tipos de reciclagem e tratamento apropriados. Apresenta as diretrizes para a implementação de um sistema de coleta, reciclagem e reutilização de resíduos. Apresenta as principais técnicas de reciclagem utilizadas no mercado.
TRATAMENTO TÉRMICO DE RESÍDUOS
Apresenta as tecnologias de tratamento térmico para as diversas tipologias de resíduos sólidos: incineração, autoclave, microondas, co-processamento e pirólise. Propicia a avaliação e a operação de unidades de tratamento térmico de resíduos. Discute as técnicas de operação e o monitoramento das unidades. Avalia os impactos e os riscos ambientais e seu licenciamento ambiental, associados à operação destas unidades.
TRATAMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS E BIOLÓGICOS DE RESÍDUOS
Apresenta os principais sistemas de tratamento físico, químico e biológico de resíduos: compostagem, biodigestão, oxidação, neutralização, estabilização e solidificação, discutindo os critérios de viabilidade para a instalação e operação, junto ao licenciamento ambiental dessas tecnologias. Discute os principais impactos ambientais associados às técnicas físico-químico-biológicas. Propicia o aprimoramento na avaliação da eficiência dos processos e na qualidade dos produtos e subprodutos gerados e a demanda de mercado.
DISPOSIÇÃO FINAL DE REJEITOS - ATERROS
Apresenta os principais sistemas de tratamento e disposição final de resíduos no solo, os riscos ambientais associados às práticas, os requisitos normativos para operação e monitoramento de: aterros sanitários e de valas, codisposição não perigosos, aterros industriais, e de inertes para os resíduos da construção civil. Discute os conceitos de digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, formação de lixiviados e produção de biogás. Discute os requisitos do licenciamento ambiental e os mecanismos de controle ambiental.
PLANOS DE GESTÃO E DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os requisitos, a articulação e a elaboração dos planos de gestão e de gerenciamento de resíduos sólidos pelos setores públicos e privados. Propõe o estudo da viabilidade ambiental, econômica e social para o plano de gerenciamento de resíduos, relacionadas ao licenciamento ambiental para diferentes setores como o industrial, o de serviços de saúde, o de construção civil, o de agrossilvopastoris, o de infraestrutura, o de mineração, entre outros. Propõe reflexão e atuação interdisciplinar e multidisciplinar no desenvolvimento dos planos e da articulação com os setores da sociedade.
LOGÍSTICA REVERSA APLICADA A RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os conceitos básicos e os modelos de Sistemas de Logistica Reversa aplicados aos resíduos da responsabilidade compartilhada e pós-consumo. Identifica oportunidades de negócios, os setores com obrigatoriedade de implementação por meio dos Acordos Setoriais, e os respectivos Termos de Compromisso, ou normas legais. Aborda os termos do estudo de viabilidade ambiental, econômica e social necessários para os Acordos Setoriais e as etapas para aprovação e manutenção dos sistemas.
AUDITORA AMBIENTAL EM RESÍDUOS SÓLIDOS
Aborda os aspectos gerais das auditorias de acompanhamento em unidades geradoras, operadoras, recicladoras, recuperadoras, tratamento, disposição final dos resíduos e dos Sistemas de Logística Reversa, com base em normas e práticas usuais de auditoria. Identifica os potenciais impactos socioambientais associados ao gerenciamento de resíduos, propiciando a avaliação e a tomada de decisões no que tange à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na melhoria contínua.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
As estratégias pedagógicas buscam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores, visando o desenvolvimento de competências. Para tanto, é necessário que os conteúdos, vistos como insumos, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, considerando as competências prévias dos alunos como ponto de partida para a descoberta e a construção de novas competências. O processo de ensino e aprendizagem está fundamentado na autonomia do aluno.
Pós-graduação lato sensu Especialista em Gerenciamento de Resíduos Sólidos (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2018 a 18 de março de 2019*.

*Verificar datas das inscrições nas localidades, conforme abaixo:

Taxa de inscrição:  R$ 50

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso