Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade

Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade

Capacitar profissionais para atuarem como líderes na incorporação de princípios e valores da responsabilidade social e da sustentabilidade na gestão das organizações, utilizando estratégias para o relacionamento e envolvimento de todos os públicos interessados.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade do Senac forma uma nova geração de profissionais que atuam na gestão das organizações do setor privado, público e terceiro setor, que valorizam e reconhecem os princípios da sustentabilidade e da responsabilidade social como geradores de valor.
O curso está estruturado a partir da visão sistêmica dos três pilares da sustentabilidade, integrando e equilibrando aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Carga horária: 366 horas

Aplicação
O profissional formado nessa especialização poderá atuar na consultoria, articulação, gestão e execução de iniciativas para a responsabilidade social e sustentabilidade das empresas e demais organizações do setor público e da sociedade civil, integrando e compondo equipes multiprofissionais e multifuncionais no sentido de fortalecer as ações nesse campo.

Panorama de mercado
A crise social, econômica e ambiental e a mudança de paradigma de governança são alguns dos novos desafios enfrentados pela sociedade contemporânea. Atuar nesse contexto complexo e inédito demanda, por parte das organizações, novos conhecimentos e experiências que não passam somente por uma simples adequação de serviços e produtos, mas também pela formação de líderes que possam contribuir para que as organizações assumam um novo modelo de negócio inspirado nos princípios e valores da sustentabilidade e da responsabilidade social.
Profissionais com ensino superior completo, das diversas áreas do conhecimento, que atuem, preferencialmente, em empresas privadas, no setor público ou em organizações da sociedade civil, e que apresentem interesse na incorporação dos valores e princípios da responsabilidade social e da sustentabilidade em suas práticas de gestão.
Portadores de diplomas de graduação das diversas áreas do conhecimento que atuem, preferencialmente, em empresas privadas, no setor público ou em organizações da sociedade civil, e que apresentem interesse na incorporação dos valores e princípios da responsabilidade social e da sustentabilidade em suas práticas de gestão.
MÓDULO I Análise de contexto da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade
Apresenta histórica e criticamente o contexto social, cultural, político, econômico e ambiental, organizando os temas de forma a facilitar a compreensão dos desafios da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade no contexto organizacional. O módulo discute:
- dimensão social e cultural: histórico dos acordos nacionais e internacionais, legislação, desenvolvimento da sociedade civil organizada (movimentos sociais, redes sociais, etc.), diálogo social, indicadores de desenvolvimento social e humano, cidadania, pobreza e direitos humanos e outros;

- dimensão política: ambiente legal, Constituição de 1988 (histórico) e direitos humanos, papel dos Conselhos, novos modelos de governança, influências e perspectivas da concepção de Estado sobre os direitos do cidadão e outros;

- dimensão econômica: desenvolvimento dos mercados nacional e internacional, crise econômica, globalização, acordos de comércio, novos arranjos produtivos, empreendedorismo social, inovação tecnológica, economia de baixo carbono, estatísticas e indicadores econômicos (oficiais e alternativos), questões do desenvolvimento territorial integrado e sustentável e suas interfaces com as políticas públicas, critérios socioambientais para atribuição de crédito/project finance - Princípios do Equador, critérios do IFC, BNDES; índices de bolsas, relatórios do mercado e prêmios, benchmark e rankings, SRI (Social Responsible Investments) e outros;

- dimensão ambiental: movimentos ambientais, acordos nacionais e internacionais, legislação (estudo de impacto ambiental, Política Nacional de Resíduos Sólidos, etc.), estatísticas e indicadores ambientais, desafios ambientais contemporâneos (esgotamento dos recursos naturais, aquecimento global, consumo e estilo de vida da sociedade, etc.), crimes ambientais, risco e outros.

Apresenta o contexto das empresas, abordando os seguintes temas:
- teoria, conceitos, dilemas, valores, princípios, modelos e estratégias da gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade e outros;

- aprendizagem e cultura organizacional: análise das culturas organizacionais; adaptação dos projetos às diferentes culturas, e outros;

- campo de ação do gestor: capacidade de diálogo, gestão de conflitos, mercado, barreiras e oportunidades de intervenção e outros.

Aborda as questões de desenvolvimento sustentável e de sustentabilidade; a relevância das práticas econômicas, sociais e ambientais e suas relações com as culturas locais e globais; a teoria de sistemas complexos, compreendendo as diversidades regionais, diferentes visões e atores em relacionamento; introduz a noção de partes interessadas.
MÓDULO II Ferramentas de gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade
Apresenta e analisa as ferramentas socioambientais existentes, assim como as tendências atuais, no âmbito do planejamento, da avaliação, da comunicação e da prestação de contas no contexto da gestão das organizações.

- Avaliação: cultura de avaliação; indicadores de avaliação; construção de indicadores e outros;
- Comunicação e prestação de contas: balanço social, relatórios GRI, accountability e outros;
- Gestão ambiental: licenciamento ambiental, licenças voluntárias, contabilidade ambiental, SGA, SGI, auditoria ambiental, certificação ambiental, ecodesign, ecoeficiência, logística reversa e outros;
- Gestão e planejamento para a sustentabilidade: cadeias produtivas setoriais; governança multistakeholder e novos formatos de governança; SA8000; ISO 26000, análise de tangíveis e intangíveis; SIGMA; TNS, e outros;
- Engajamento de partes interessadas (stakeholder engagement): teoria, definições, principais metodologias de aplicação, ferramentas e normas; painéis de partes interessadas e outros.
MÓDULO III Gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade
Discute o planejamento de intervenções e estratégias organizacionais na perspectiva da incorporação da gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade. Aborda, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, a formulação de estratégias, processos de gestão (estruturas organizacionais e processos decisórios, princípio de melhoria contínua, estágio de desenvolvimento da gestão), questões da governança corporativa, da liderança, da inovação, do financiamento, da adesão das partes interessadas, da aprendizagem organizacional e da educação para a sustentabilidade, mobilização e engajamento, avaliação e construção de indicadores de monitoramento, comunicação e prestação de contas e outros. Discute alternativas de inserção da gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade no âmbito das organizações e apresenta modelos integradores, por meio da análise de casos. Discute o perfil do profissional que atua na incorporação dos princípios e valores da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade nas organizações.
MÓDULO IV Projeto de intervenção
Apresenta metodologias de pesquisa e elaboração de projeto. Tem carga horária total de 72h, sendo 24h presenciais e 48h a distância. A carga horária será distribuída ao longo dos três módulos do curso. Elabora um plano de intervenção de gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade em uma organização que resultará no TCC, integrando os conteúdos de cada módulo, tais como:

Módulo I: Análise de contexto interno e externo de uma organização visando elaboração de diagnóstico de problemas e identificação de desafios para a incorporação dos princípios e valores da responsabilidade social e empresarial da sustentabilidade na gestão.

Módulo II: Análise das principais ferramentas socioambientais do mercado, suas categorias, funcionalidades e limites na organização selecionada.

Módulo III: Oferece as bases metodológicas para o desenvolvimento do projeto de intervenção.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
I - Análise de Contexto da Responsabilidade Social Empresarial e da Sustentabilidade
Produzir análises críticas de contexto, identificando os interesses dos diversos públicos, as necessidades de avanço dos modelos de gestão e da cultura organizacional - na perspectiva dos valores e princípios da responsabilidade social empresarial orientada para a sustentabilidade -, com a finalidade de propor ações e influenciar a qualidade das decisões organizacionais. *Estudos orientados (12 Horas)
II - Trabalho de Conclusão de Curso I: projeto de intervenção - diagnóstico
Produzir análises críticas de contexto, identificando os interesses dos diversos públicos, as necessidades de avanço dos modelos de gestão e da cultura organizacional - na perspectiva dos valores e princípios da responsabilidade social empresarial orientada para a sustentabilidade -, com a finalidade de propor ações e influenciar a qualidade das decisões organizacionais.
III - Ferramentas de Gestão para a Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade
Analisar a aplicabilidade de ferramentas de gestão da responsabilidade social empresarial e sustentabilidade, nas diferentes dimensões - planejamento, desenvolvimento, mensuração, avaliação e prestação de contas - para viabilizar as ações propostas pela organização.
IV - Trabalho de Conclusão de Curso II: projeto de intervenção - análise comparada
Analisar a aplicabilidade de ferramentas de gestão da responsabilidade social empresarial e sustentabilidade, nas diferentes dimensões - planejamento, desenvolvimento, mensuração, avaliação e prestação de contas - para viabilizar as ações propostas pela organização.
V - Gestão para Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade
Planejar e estabelecer estratégias de atuação na perspectiva da criatividade, inovação, geração de valor e educação corporativa, articulando os diferentes públicos de interesse, com a finalidade de integrar na gestão das organizações os princípios e valores da responsabilidade social empresarial, orientados para a sustentabilidade.
VI - Trabalho de Conclusão de Curso III: projeto de intervenção - plano de ação
Planejar e estabelecer estratégias de atuação na perspectiva da criatividade, inovação, geração de valor e educação corporativa, articulando os diferentes públicos de interesse, com a finalidade de integrar na gestão das organizações os princípios e valores da responsabilidade social empresarial, orientados para a sustentabilidade.
VI - Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Análise de contexto da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade
Produzir análises de contexto, analisar criticamente os modelos de gestão e cultura organizacional e identificar os interesses dos diversos públicos envolvidos na perspectiva dos valores e princípios da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade, visando realizar diagnósticos e avaliações.
Ferramentas de gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade
Analisar as ferramentas socioambientais existentes (planejamento, avaliação, comunicação e prestação de contas) para avaliar sua adequação aos diversos contextos organizacionais.
Gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade
Planejar e estabelecer estratégias de atuação para integrar os princípios e valores da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade na gestão das organizações.
Projeto de intervenção (Semi-Presencial)
Elaborar projetos de intervenção para a gestão das organizações em sintonia com os princípios e valores da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
MÓDULO I: ANÁLISE DE CONTEXTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E DA SUSTENTABILIDADE
Aborda questões tais como o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade; a relevância das práticas econômicas, sociais e ambientais e suas relações com as culturas locais e globais; a visão sistêmica e a complexidade, compreendendo as diversidades regionais, diferentes visões e atores em relacionamento, introduzindo a noção de partes interessadas. Apresenta a dimensão social e cultural: histórico dos acordos nacionais e internacionais, legislação, desenvolvimento da sociedade civil organizada (movimentos sociais, sociedade em rede, etc.), diálogo social, indicadores de desenvolvimento social e humano, cidadania, desigualdade, pobreza, diversidade, direitos humanos, políticas publicas e outros. Aborda a dimensão política: ambiente legal, Constituição de 1988 (histórico) e direitos humanos, papel dos Conselhos, novos modelos de governança, políticas publicas, influências e perspectivas da concepção de Estado sobre os direitos do cidadão e outros. Trata da dimensão econômica: desenvolvimento dos mercados nacional e internacional, crise econômica, globalização, acordos de comércio, novos arranjos produtivos, empreendedorismo, empreendedorismo social, negócios de impacto social, inovação tecnológica, economia de baixo carbono, estatísticas e indicadores econômicos (oficiais e alternativos), questões do desenvolvimento territorial integrado e sustentável e suas interfaces com as políticas públicas, economia circular, critérios socioambientais para atribuição de crédito/project finance - Princípios do Equador, critérios do IFC (International Finance Corporation), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); índices de bolsas, relatórios do mercado e prêmios, benchmark e rankings, SRI (Social Responsible Investments) e outros. Discute a dimensão ambiental: objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), movimentos ambientais, acordos nacionais e internacionais, legislação (estudo de impacto ambiental, Política Nacional de Resíduos Sólidos, etc.), estatísticas e indicadores ambientais, desafios ambientais contemporâneos (esgotamento dos recursos naturais, aquecimento global, consumo e estilo de vida da sociedade, etc.), crimes ambientais, risco e outros. Problematiza a dimensão da gestão: teoria, conceitos, dilemas, valores, princípios, modelos e estratégias da gestão empresarial socialmente responsável orientada para sustentabilidade e outros, aprendizagem e cultura organizacional: análise das culturas organizacionais; adaptação dos projetos às diferentes culturas, e outros.
MÓDULO II: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: PROJETO DE INTERVENÇÃO - DIAGNÓSTICO
Orienta o aluno metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento da primeira fase do Trabalho de Conclusão de Curso, levando os alunos ao exercício das etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica, com o atendimento das respectivas normas técnicas. Define a organização sobre a qual as informações serão pesquisadas. Apresenta metodologias de análise de contexto interna e externa à empresa escolhida. Elabora diagnósticos de problemas e identifica desafios para futura estruturação do projeto de intervenção.
MÓDULO III: FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE
Apresenta e analisa as principais ferramentas de gestão da responsabilidade social empresarial orientada para a sustentabilidade, assim como as tendências atuais, no âmbito do planejamento, da avaliação, da comunicação e da prestação de contas no contexto da gestão das organizações. Aborda a avaliação: cultura de avaliação; indicadores de avaliação; construção de indicadores e outros. Discute a comunicação e prestação de contas: balanço social, relatórios GRI (Global Reporting Initiative), relato integrado, accountability e outros. Trata a gestão ambiental: licenciamento ambiental, licenças voluntárias, contabilidade ambiental, Sistema de Gestão Ambiental (SGA), Sistema de Gestão Integrada (SGI), auditoria ambiental, certificação ambiental, ecodesign, ecoeficiência, logística reversa e outros. Aborda a gestão e planejamento para a sustentabilidade: cadeias produtivas setoriais; governança multistakeholder e novos formatos de governança; SA8000; ISO 26000, análise de tangíveis e intangíveis; SIGMA (Sustainability - Integrated Guidelines for Management); The Natural Step (TNS), e outros. Problematiza o engajamento de partes interessadas (stakeholder engagement): teoria, definições, principais metodologias de aplicação, ferramentas e normas; painéis de partes interessadas e outros.
MÓDULO IV: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROJETO DE INTERVENÇÃO - ANÁLISE COMPARADA
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente a continuidade do Trabalho de Conclusão de Curso, levando os alunos a exercitarem o desenvolvimento do trabalho de natureza científica, com o atendimento das respectivas normas técnicas. Apresenta metodologias para análise comparada das ferramentas de gestão observando suas categorias, funcionalidades e limites na organização selecionada.
MÓDULO V: GESTÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E ORIENTADA PARA A SUSTENTABILIDADE
Discute o planejamento de intervenções e estratégias organizacionais na perspectiva da incorporação da gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade. Aborda, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, a formulação de estratégias, processos de gestão (estruturas organizacionais e processos decisórios, princípio de melhoria contínua, estágio de desenvolvimento da gestão), questões da governança corporativa, da liderança, da inovação, do financiamento, da adesão das partes interessadas, da aprendizagem organizacional e da educação para a sustentabilidade, mobilização e engajamento, avaliação e construção de indicadores de monitoramento, comunicação e prestação de contas e outros. Discute alternativas de inserção da gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade no âmbito das organizações e apresenta modelos integradores, por meio da análise de casos. Aborda o campo de ação do gestor: capacidade de diálogo, gestão de conflitos, mercado, barreiras e oportunidades de intervenção. Discute o perfil do profissional que atua na incorporação dos princípios e valores da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade nas organizações.
MÓDULO VI: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: PROJETO DE INTERVENÇÃO - PLANO DE AÇÃO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente o finalização do Trabalho de Conclusão do Curso, focalizando a orientação no atendimento das respectivas normas técnicas. Oferece as bases metodológicas para o desenvolvimento de planos de gestão para responsabilidade social empresarial orientado para a sustentabilidade.
MÓDULO VI: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
Dinâmica e participativa, a aprendizagem está organizada em torno do estudo de boas práticas e desenvolvimento de projetos que dão unicidade e significado ao conhecimento, garantindo a troca de experiências, a análise crítica das teorias e práticas de gestão para a sustentabilidade e sua aplicabilidade no contexto organizacional.

Trabalho de Conclusão de Curso:
Consiste na elaboração de um Plano de Intervenção em uma organização real, que simula a implantação de um projeto de gestão para a sustentabilidade e tem por objetivo sistematizar as experiências e os conhecimentos adquiridos pelo aluno. Esta metodologia visa auxiliar o aluno a consolidar, ao longo do curso, os aprendizados e vivências que serão desenvolvidos em sala de aula por meio da experiência da construção de um projeto concreto.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso