Cursos Livres

Mediação na Aprendizagem

Desenvolve o aluno para mediar processos de aprendizagem, por meio de metodologias ativas que contribuam para o desenvolvimento de pessoas autônomas e crítico-reflexivas.
O curso se diferencia por seu foco dinâmico no desenvolvimento de competências de educadores e outros profissionais envolvidos em projetos educacionais para planejar situações de aprendizagem e definir, utilizar e avaliar estratégias metodológicas apropriadas à construção de aprendizagens significativas.

Carga horária: 32 horas

Pré-requisito


Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo

Mercado de Trabalho

Frente às demandas sociais, científicas, técnicas e tecnológicas de uma sociedade em constantes e aceleradas mudanças, o educador se depara com o desafio de formar cidadãos autônomos, críticos e reflexivos, que possam recriar suas aprendizagens em diferentes contextos e atuar como protagonistas na sociedade.
Para superar esse desafio, é necessário que o educador também recrie sua prática pedagógica, a fim de implementar situações de aprendizagem que propiciem aos alunos a oportunidade de atuarem primeiramente como protagonistas e construtores de seus próprios saberes.
A implementação dessa nova prática pedagógica requer, no entanto, que o educador deixe de ser um mero transmissor de conhecimentos para assumir uma atitude mediadora no processo de aprendizagem, possibilitando que os alunos construam os conhecimentos, as habilidades e os valores que lhes permitam atuar com autonomia e ampliar suas possibilidades de participação social.


Público-alvo

Educadores e demais profissionais envolvidos em projetos educacionais nas diversas áreas de conhecimento e aqueles que atuam em diferentes organizações sociais e pretendem aprimorar sua prática no desenvolvimento de processos de aprendizagem ou investir em sua formação continuada.

Método

O curso Mediação na Aprendizagem abrange aulas teóricas e práticas e atividades individuais e em grupo, simulações, apresentação e discussão de vídeos, jogos, e exposições dialogadas.

Programa

- Dimensões do papel mediador.
- Planejamento e avaliação da prática docente na construção das aprendizagens.
- Conceitos e princípios da autonomia operatória.
- Atuação mediadora e aprendizagens significativas.
- Alternativas de formação continuada: ações individuais e coletivas.


Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação)

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
Mediação, aprendizagem, mediação na aprendizagem, métodos, docente, professor, ensino, aprendizado, mediar, estratégias de mediação, curso livre, senac sp